Os itens indispensáveis para qualquer currículo, e como organizar

De acordo com o Nube, muitos jovens perdem oportunidades por falhas na apresentação do CV

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A principal dúvida de jovens em busca por emprego é “como tornar o CV atraente”, de acordo com uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube). Principalmente nos casos em que a experiência profissional ainda é pouca.

“Uma das maiores dificuldades para quem deseja uma oportunidade é sintetizar as informações. Em muitos casos, os recrutadores não têm tempo para ler tantos currículos e os objetivos acabam sendo mais notados”, explica Lucas Fernandes, analista de treinamento do Nube. Ele lista três prioridades na ordem de apresentação de informações: “destaque aos estudos, com texto limpo e esteticamente apresentável e honesto”.

Dependendo da empresa para a qual se envia o documento, é necessário ainda rever a necessidade de algumas informações e a prioridade de cada uma. “Para decidir quais pontos manter e quais retirar de seu documento, é essencial conhecer a empresa e a vaga antes de encaminhá-lo”, esclarece Fernandes.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na diagramação, ele ainda aponta que tamanho de letra exagerado e mais de três páginas de informação são erros que podem comprometer o candidato. “Isso desqualifica o candidato logo na primeira impressão”, o mesmo ocorre com imprecisões linguísticas e mentiras.

O especialista apresentou uma ordem hierárquica de informações que devem ser apresentadas em quaisquer currículos, seja qual for o nível de experiência profissional em questão, para não errar. Confira:

1 – Dados pessoais: nome completo, data de nascimento, endereço completo, estado civil e dados de contato, como telefones atualizados e e-mail profissional;

Continua depois da publicidade

2 – Objetivo: definir área ou o cargo de interesse;

3 – Qualificações: descrever, de forma sucinta, as informações gerais, para o selecionador encontrar seu resumo de forma prática e objetiva.

4 – Experiência profissional: sempre postas em ordem decrescente, com a mais atual no topo;

5 – Formação acadêmica

6 – Idiomas

7 – Atividades complementares

8 – Atividades voluntárias, caso tenha realizado alguma.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney