8 sinais de que você é um funcionário problemático

Você pode ser o principal motivo que está te impedindo de alcançar o sucesso profissional

Rodolfo Mondoni

Publicidade

SÃO PAULO – Ser bem-sucedido no trabalho vai além de suas habilidades. A forma como você se relaciona com seus colegas e principalmente a visão que o seu chefe tem sobre você, contam muito.

Você pode ter habilidades incríveis na sua área, mas se ninguém quer trabalhar com você, isso vai fazer a sua vida profissional ficar cada vez mais difícil ao longo do tempo. O portal Business Insider listou oito sinais que podem estar fazendo você ser percebido como um empregado problema, alguém difícil de trabalhar. Essas atitudes podem colocar sua reputação profissional e opções futuras em risco.

1. Você enxerga a gestão como seu adversário

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Se você não gosta de seus pares que se dão bem com os seus gestores, e você vê as relações funcionário/chefe como um “nós contra eles”, as chances são grandes de que sua atitude marque você como inimigo. E ninguém quer passar seus dias trabalhando com adversários, muito menos pagá-los.

2. Você diz “isso não é o meu trabalho”, pelo menos uma vez por mês

Há momentos em que é apropriado dizer que você não é a pessoa certa para fazer alguma coisa, como quando você está sobrecarregado com o trabalho que seu chefe concorda ser de alta prioridade. Mas se você acostumar a recusar tarefas com certa regularidade, você será taxado como difícil. As descrições de funções não são abrangentes, e a maioria das pessoas acabam fazendo tarefas que não se enquadram perfeitamente dentro de sua descrição de trabalho.

Continua depois da publicidade

3. Você trata as solicitações de seu chefe como “sugestões”

Muitas vezes, um pedido é uma sugestão que você está livre para pegar ou largar – mas frequentemente, os chefes tendem a esperar que você faça o que eles pediram. Se você habitualmente ignora os pedidos ou discorda deles, ao longo do tempo o seu chefe vai descobrir o que ela precisa para examinar o seu trabalho, para se certificar de que você não está rejeitando tarefas que você não gosta. Isso provavelmente não vai ser agradável.

4. Você tem dificuldade em encontrar um ex-chefe disposto a dar-lhe uma referência

Se os ex-chefes não retornam quando você tenta entrar em contato para pedir referência, há provavelmente uma razão. A maioria se sente incrivelmente desconfortável em recusar um pedido para dar uma referência, por isso, se você está vendo um padrão em relação a isso, é sinal de que você precisa repensar o que está acontecendo nesses relacionamentos.

5. Você sempre pede perdão ao invés de permissão

É verdade que a medida que você avança em sua carreira, é esperado que exerça um julgamento independente e tome suas próprias decisões em muitas áreas, mas se algo é uma decisão importante com apostas altas ou públicas, a maioria dos gerentes quer estar no circuito. Se você regularmente faz solicitações que você sabe que seu chefe poderia não aprovar, esperando pedir perdão depois, é provável que você pareça uma aposta de alto risco cada vez mais para o seu empregador.

6. Você buscar razões para não fazer as coisas, em vez de procurar maneiras de fazê-las

Se o seu refrão favorito é “que nunca vai funcionar”, você pode estar tendo um efeito extremamente frustrante em sua equipe. As pessoas às vezes pensam que estão servindo um valioso papel, sendo advogado do diabo, mas ser negativo constantemente leva o vento de novas ideias e silencia o entusiasmo das pessoas.

7. Você está preso em um looping de negatividade.

Frustrações ocasionais no trabalho são normais. Mas se há um sentimento negativo sobre o seu trabalho e sua empresa todos os dias, as pessoas provavelmente percebem isso. E talvez mais importante, provavelmente isto está afetando tanto o seu trabalho, quanto a sua qualidade de vida. Quando esse for o caso, sua melhor aposta é descobrir se há uma maneira de ser razoavelmente feliz no trabalho ou se você gostaria de ser melhor, siga em frente. Se você não tomar essa decisão por si mesmo, ela pode eventualmente ser feita para você.

8. Você não gostou de nenhum chefe que já teve

Se você nunca esteve satisfeito com um chefe com quem trabalhou, vale a pena refletir sobre isso. Pode ser uma incapacidade de ser satisfeito, expectativas irreais sobre o trabalho, um problema com autoridade, um problema de raiva, dificuldade de conviver com os outros ou algo completamente diferente. Mas vale a pena dar uma olhada e ver se você consegue identificar o que está acontecendo.