5 maneiras surpreendentes para aumentar sua produtividade no trabalho

Faça a tarefa mais fácil e desapegue dos seus aplicativos de produtividade

Rodolfo Mondoni

Publicidade

Todos nós sabemos os truques básicos para ter uma boa produtividade. Criar uma lista de coisas a fazer, comer de forma saudável, fazer exercício físico, dormir o suficiente e acordar cedo.

Mas se você já faz tudo isso e ainda assim sente que não é suficiente. Ou ainda pior, e se você não consegue acordar cedo ou seguir algum outro desses truques.

Recentemente, um grupo de usuários do Quora falaram sobre produtividade e compartilharam diversas sugestões. Nesse espaço de diálogo e troca de experiências é possível encontrar dicas como criar uma agenda, usar aplicativos de anotações e eleger prioridades.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Contrariando o senso comum e muitas das dicas que se pode encontrar no Quora e outros sites, o portal Business Insider publicou uma lista com maneiras surpreendes de aumentar sua produtividade.

1. Faça sua segunda tarefa mais importante

Muitas vezes as pessoas cometem o erro de colocar tudo em uma lista de prioridades e fazer a coisa mais importante em primeiro lugar, mas a primeira coisa é geralmente a mais difícil e a pessoa acaba ficando parada.

Continua depois da publicidade

“Em vez disso, faça a tarefa mais atraente em primeiro lugar. Isso ajudará você a ganhar impulso para começar a fazer as tarefas de alta prioridade”, afirma a CEO da Reddit, Yishan Wong.

Ele adverte, porém, que não dedique muito tempo a outras tarefas. Se não você vai acabar fazer tudo menos aquilo que você deveria realmente fazer.

A dica é começar pela tarefa mais “divertidas”, entrar no ritmo e então encarar o grande desafio. Começar é metade da batalha.

2. Pare de usar todos os seus aplicativos de produtividade

“A produtividade é uma atitude e estilo de vida, não um conjunto de ferramentas mágicas. Ter uma preferência por um aplicativo específico é perigoso, porque você vai confiar muito mais nele do que deveria.”, afirma George Xing, diretor da Lyft, empresa concorrente do Uber.

Ele concorda que aplicativos podem ser uma ótima maneira de melhorar a sua produtividade, mas mesmo o seu favorito não é um mágico. Claro, você pode ter seus favoritos, mas estar aberto a novos aplicativos e métodos mais analógicos.

3. Desligue-se da sua caixa de entrada

Você pode ser tentado a abrir sua caixa de entrada no segundo que você acorda, mas, na realidade, a maioria dos e-mails podem esperar uma hora extra.

Ao reservar tempo para si mesmo no início e no final de cada dia para relaxar, você estará mais focado quando realmente tiver que gastar seu tempo lendo e-mails

4. Retire itens da sua lista de afazeres

Se uma tarefa não precisa realmente ser feita, ou se o seu prazo está longe, muito longe, você pode se livrar dele completamente. Isso irá trazer tempo extra para terminar os trabalhos mais importantes.

Você já criou uma lista ridiculamente longa de coisas a fazer, e percebeu que metade delas não eram realmente urgentes? Não há nenhuma razão para você se preocupar com um relatório de tarefas que você precisa fazer durante o mês quando você tem outras mais importantes hoje.

5. Faça agora

Quando surge uma tarefa que você sabe que pode completar em dois minutos ou menos, faça a imediatamente.Às vezes é melhor sacrificar organização para a eficiência. O tempo que você leva para escrever uma tarefa de dois minutos em uma lista de tarefas, você já poderia ter feito-a. É melhor terminar logo com essa tarefa do que a coloca-las em uma lista infinita de coisas que precisam ser concluídas.