7 formas para dobrar seu salário em menos de um ano; saiba como

Por mais impossível que pareça, algumas ações práticas podem facilitar esse processo e aumentar em boa parte o seu salário

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Por mais que as pessoas ganhem um bom salário, é quase geral a vontade de ter um aumento e quase ninguém recusaria dobrar a renda mensal. Por mais impossível que pareça, algumas ações práticas podem facilitar esse processo e aumentar em boa parte o seu salário – até dobrá-lo em um ano.

Pensando nisso, o Inc. separou algumas sugestões que podem servir de guia para dobrar a sua base salarial no menor período de tempo possível.

Confira:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Identifique e maximize suas habilidades
Quando você reconhece seu talento único e aumentar seu valor como profissional através dele, as chances de você conseguir um salário melhor que a média de sua profissão ou cargo são maiores. Pesquise onde estão as médias salariais mais altas e adeque-se a elas.

Tenha proatividade
Procure fazer mais do que as atividades que lhe são designadas. Assuma projetos extras, faça sugestões que possam melhorar a operação, assuma novas responsabilidades.

Isso mostra que você tem ambição e procura ajudar a empresa no que for necessário. Fazer mais do que os outros em um grupo de colegas ou outros profissionais demonstra iniciativa e pode melhorar sua reputação dentro da empresa.

Continua depois da publicidade

Além disso, assumir novas responsabilidades pode te ensinar novas habilidades – que serão importantes para conseguir uma promoção ou conquistar um emprego com maior salário.

Sempre faça entrevistas
Fazer ao menos uma entrevista de emprego por ano é uma boa prática – você se atualiza das oportunidades do mercado e níveis salariais, além de manter suas habilidades de entrevistas em dia. Você também pode acabar conquistando, em alguma dessas entrevistas, um emprego com maior salário. Mas cuidado: não deixe que isso te atrapalhe no emprego atual, ou isso poderá ser um tiro que saiu pela culatra. 

Expanda seu conhecimento
Em toda a profissão, sempre há algo novo a aprender. Faça cursos relacionados a seu emprego atual, estude um novo tema ou qualquer assunto que possa melhorar seu desempenho e currículo. Isso deixa você melhor qualificado para promoções e com um maior conjunto de habilidades.

Ajude outros a ganhar dinheiro
Você pode provar ser um profissional valioso para as empresas caso suas ações ajude-as a aumentar seus lucros e receitas. Uma vez que você tiver uma reputação estabelecida, tal como esta, você pode pedir um pagamento ou participações no lucro maiores.

Estabeleça seu próprio negócio
Se você possui algum hobby ou habilidade que podem ser úteis em um negócio, não hesite em criar uma outra fonte de renda. Você pode fazer isso enquanto mantém seu trabalho – você não somente terá uma renda maior, mas também estará fazendo algo que gosta. Ser seu próprio chefe pode te dar possibilidades que você não terá em um emprego convencional.

Mude de emprego
Se as oportunidades são pequenas na empresa em que você trabalha, considere mudar de emprego. Na maioria das vezes, quando você faz isso, você recebe um pequeno aumento salarial. Procure uma empresa aonde você terá chances de crescimento, junto de um pagamento maior pelo mesmo trabalho que você fazia em seu emprego anterior.