Por Rodrigo Tolotti Umpieres Em bmfbovespa  12 nov, 2014 19h12

BM&FBovespa e S&P Dow Jones firmam acordo para criação de novos índices de ações

De acordo com comunicado, cada um destes novos índices será calculado, publicado e comercializado globalmente pela S&P DJI

Por Rodrigo Tolotti Umpieres Em bmfbovespa  12 nov, 2014 19h12

SÃO PAULO - A BM&FBOVESPA (BVMF3) e a S&P Dow Jones Indices (S&P DJI), um dos principais provedores mundiais de índices para o mercado financeiro, anunciaram nesta quarta-feira (12) que assinaram um memorando de entendimento para criar e lançar novos índices de ações em conjunto no mercado brasileiro.

De acordo com comunicado, cada um destes novos índices será calculado, publicado e comercializado globalmente pela S&P DJI. "Índices baseados em fatores de mercado (tais como: dividendos, volatilidade e multi-ativos), controle de risco e índices setoriais, cada um com base em metodologias estabelecidas e reconhecidas pela S&P DJI, são apenas uma amostra dos novos índices a serem considerados", disse a Bovespa em nota.

Segundo a Bolsa, cada novo índice também será projetado para servir potencialmente como base para produtos de investimento baseados em índices. O acordo também abre o caminho para uma relação mais ampla entre as duas partes, incluindo a expansão para outras classes de ativos.

“BM&FBOVESPA e S&P Dow Jones Indices historicamente compartilham objetivos muito semelhantes, como trazer maior transparência e a promoção do acesso ao mercado de ações do Brasil. O anúncio de hoje alinha oficialmente esses interesses comuns para o beneficio dos investidores”, disse Alex Matturri, CEO da S&P Dow Jones Indices, em comunicado.

Já para Edemir Pinto, diretor presidente da BM&FBovespa, "a parceria entre a BM&FBovespa e S&P DJI é um passo muito importante no sentido de aumentar as oportunidades para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro. Este movimento representa um aumento na oferta de índices por um player internacional relevante e altamente qualificado. A associação da nossa marca a da S&P DJI para novos índices irá reforçar a posição da BM&FBOVESPA no exterior por meio da distribuição de global dos índices da S&P DJI”.

Contato