Em bloomberg / mercados

Os 6 maiores projetos de crowdfunding de 2015

De relógio inteligente (que não é o da Apple) a casaco indispensável para viajantes; lista de projetos financiados pela internet traz casos inusitados e resultados espetaculares

(Bloomberg) – Antigamente quem sonhava com grandes projetos arrecadava dinheiro com investidores profissionais e capitalistas de risco, mas a popularidade dos sites de crowdfunding (financiamento coletivo), como Indiegogo e Kickstarter, transformou-os em um caminho alternativo para captar fundos.

A seguir apresentamos uma retrospectiva das campanhas desses sites que mais arrecadaram dinheiro neste ano e da situação atual de cada uma delas.

Um relógio inteligente que não é da Apple
Lançado no dia 24 de fevereiro, um mês antes do lançamento oficial do Apple Watch, o Pebble Time é um relógio inteligente que administra ligações e e-mails, além de acompanhar os passos e os padrões de sono do usuário. Esse aparelho arrecadou mais de US$ 20 milhões no Kickstarter com quase 80.000 apoiadores. As remessas do relógio começaram no dia 27 de maio.

Quer saber onde investir em 2016? Veja no Guia Especial InfoMoney clicando aqui!

Primeiro você pega o dinheiro…
Parece que “bzzz bzzz” é o som de um crowdfunding bem-sucedido. A campanha nº 1 do Indiegogo em 2015 foi Flow Hive, uma nova forma de coletar seu próprio mel sem perturbar as abelhas nem ser picado. “Abra a torneira para verter o mel puro, fresco e limpo direto da colmeia para seu frasco”, diz a descrição no Indiegogo. Não há dúvida de que os apicultores abriram a torneira para essa campanha australiana – que captou US$ 12 milhões.

Não dá para viajar sem esse casaco
Às vezes tudo o que você precisa é um casaco que vem com uma almofada para o pescoço e um bolso para o carregador portátil. BauBax, a empresa responsável pelo “melhor casaco do mundo para viajar”, teve aproximadamente 45.000 financiadores, que levaram o total coletado a mais de US$ 9 milhões no Kickstarter. Parece que os casacos ainda não foram entregues, mas a equipe publicou um cronograma que só pode ser visto pelas pessoas que apoiaram a campanha.

Uma nova vida para um videogame
Um jogo que foi lançado no fim dos anos 1990 buscou financiamento para voltar à tona. Cerca de 69.000 financiadores comprometeram US$ 6,3 milhões para ressuscitar a terceira versão do videogame japonês Shenmue. Os investidores do Kickstarter ainda não receberam o jogo, pois o produto ainda está em fase de desenvolvimento, de acordo com uma atualização recente. Coisas boas vêm para quem espera... mais de 15 anos.

Uma bicicleta melhor
Com quase 16.000 financiadores, a bicicleta elétrica Sondors arrecadou mais de US$ 6 milhões no início deste ano. A empresa com sede em Malibu diz que esta é “a bicicleta elétrica mais versátil e acessível do mundo”. Ela pesa pouco menos de 25 quilos e pode chegar a 32 quilômetros por hora. Cada carga pode percorrer de 48 a 80 quilômetros. A empresa iniciou em agosto os envios das bicicletas compradas antecipadamente pelos financiadores no Indiegogo.

Um programa famoso de volta à TV
“O cérebro que não queria morrer” é o nome de um capítulo de Mystery Science Theater 3000. O tempo vai dizer se Mystery Science Theater 3000 será o programa de TV que não vai morrer. No fim dos anos 1980 e na década de 1990, o seriado de ficção científica e comédia recebeu duas indicações ao Emmy e durou 197 capítulos antes de ser cancelado em 1999. Uma equipe começou uma campanha para ajudar a trazer o programa de volta e conseguiu US$ 5,7 milhões através de 48.000 investidores no Kickstarter. O financiamento acabou no dia 12 de dezembro e a equipe diz que arrecadou o suficiente para produzir até 12 capítulos, que deverão ir ao ar em 2016. Atenção, fãs dos filmes B!

dollar - bloomberg
(Bloomberg)

Contato