Em bloomberg / carros

Novos carros elétricos da BMW estão em ‘estágios finais’ enquanto concorrentes preparam lançamentos

Outras companhias ameaçam desbancar a fabricante de veículos de luxo com modelos elétricos mais avançados

(SÃO PAULO) - A BMW AG está avançando com os planos de expandir sua submarca de carros “i”, movidos a energias alternativas, em um momento em que as concorrentes ameaçam desbancar a fabricante de veículos de luxo com modelos elétricos mais avançados.

“Temos uma série de opções nos estágios finais de análise” para se juntarem ao compacto movido a bateria i3 e ao carro esportivo híbrido plug-in i8 na linha da submarca, disse Ian Robertson, diretor de vendas da BMW, em entrevista no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt. “A unidade ‘i’ continuará evoluindo”.

A BMW, maior fabricante de veículos de luxo do mundo, está sob pressão em um momento em que as rivais lançam novos veículos na tentativa de superar a empresa com sede em Munique em vendas anuais. Em agosto, as remessas mundiais da BMW ficaram abaixo dos números da Mercedes-Benz, que ocupa o terceiro lugar e somou mais clientes graças ao novo SUV compacto GLA.

O i3 saiu à venda no final de 2013, e o i8, em meados de 2014. Mesmo com a inexistência de veículos “i” mais recentes, a unidade tem um papel importante na contribuição para a tecnologia das versões híbridas plug-in do SUV BMW X5, dos sedãs Série 7 e Série 3 e do Série 2 Active Tourer estilo van, disse Robertson.

A estratégia da BMW para os carros elétricos é enfocar materiais leves, assim como as baterias, pois o setor busca ampliar a distância que os veículos são capazes de trafegar antes de uma recarga, disse o diretor financeiro da empresa, Friedrich Eichiner, em entrevista coletiva, no salão.

“Nós achamos que não faz sentido carregar os carros com centenas de quilos de capacidade de bateria para conseguir autonomias maiores”, disse Eichiner. “Essa não é a solução. Consideramos que a capacidade da bateria vai dobrar em breve dentro do mesmo peso”.

BMW i3 - Bloomberg
(Susana Gonzalez)

Contato