Fechar Ads

Você terá uma segunda chance, confie!

Tenho ouvido muitas histórias de pessoas que, em questão de meses, estão falidas devido à crise. Estão com dívidas, perda crescente de patrimônio e sentem muito medo, frustração e vergonha com a própria situação. Muitas dessas questões ocorrem por não conhecerem os ciclos da vida e como se preparar para eles.
Por  Silvio Celestino
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Tenho ouvido muitas histórias de pessoas que, em questão de meses, estão falidas devido à crise. Estão com dívidas, perda crescente de patrimônio e sentem muito medo, frustração e vergonha com a própria situação. Muitas dessas questões ocorrem por não conhecerem os ciclos da vida e como se preparar para eles.

Portanto, ter consciência das fases a que todos nós estamos sujeitos é fundamental para atravessar esses difíceis momentos com maiores chances de aprimoramento e sucesso. A vida é feita de ciclos, compostos por fases de expansão, contração e rupturas.

As fases de expansão, quando são prolongadas, por exemplo, quatro anos ou mais, geram nas pessoas, especialmente nas mais jovens e inexperientes, a ideia de que nunca enfrentarão problemas. Isso as faz ignorar o futuro, elevar o padrão de vida além de suas possibilidades e não poupar.

No caso de empresários de primeira viagem, é comum confundirem o caixa da empresa com sua carteira pessoal e achar que ficaram ricos. Carros e motos importados, viagens nababescas e frequentes, roupas e acessórios de grifes passam a fazer parte de seu cotidiano. Mas é chegada a fase de contração. Ela pode ser causada por questões políticas, econômicas, mas também por má administração da empresa e da vida pessoal. E, quando todos esses elementos se combinam, a catástrofe é terrível.

É comum observar que pessoas nessa situação dramática também acham que ela será eterna. Um período de contração superior a 18 meses deixa as pessoas desanimadas, acreditando que jamais encontrarão a saída. Existem ainda os momentos de ruptura. São aqueles eventos inesperados, que alteram abruptamente os ciclos.

Embora ganhar na loteria seja um desses momentos, e nesse caso são positivos, infelizmente podem ocorrer em meio a uma crise econômica e torná-la insuportável: um acidente, uma grave doença em família, a separação da pessoa que ama são exemplos dessas situações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qualquer pessoa que já passou por isso, eu inclusive, sabe que aprender com a própria vida é difícil, mas não impossível. Nos momentos de expansão, é importante prolongá-los ao máximo, mas observar quais ameaças existem em sua carreira, mercado e empresa. Também é fundamental ficar de olho na política e nas leis que são geradas e que podem destruir seu ciclo de bonança. Aprender a investir e aumentar seu conhecimento financeiro é fundamental para não cair em uma aventura de investimento, que pode lhe causar a ruína quando os ventos mudarem.

Nas fases de contração, procurar descobrir rapidamente se a causa é o próprio comportamento, um problema de gestão da carreira, da empresa, ou um cenário econômico e político desastroso. Agir com velocidade e reconhecer que o fim do ciclo de expansão é uma oportunidade para mudar de mercado e, por vezes, de carreira. Ações dificílimas de fazer, mas, por vezes, necessárias.

Nas rupturas, muita força e esperança no futuro. Portanto, e isso vale também para as contrações, quando não se sabe quanto tempo uma fase ruim vai demorar, é importante ter um profundo autocuidado e fazer o que estiver ao alcance para preservar a saúde física e mental. O pior que pode acontecer a alguém é sucumbir, ter um esgotamento, e isso levá-lo a não estar em boas condições quando a nova expansão chegar. E elas sempre chegam.

Portanto, mantenha-se sereno nas expansões e nas contrações. O equilíbrio desempenha um papel mais relevante na vida das pessoas do que elas imaginam. Nenhuma das fases da vida é eterna, mas pode-se aprender muito com elas, prosperar e passar essa experiência aos mais novos. Sempre há uma segunda chance. Esteja preparado para quando ela chegar. Até lá, não se desespere, confie em si mesmo, na vida, em Deus ou no que lhe dê esperança de dias melhores.

Siga em frente!

Silvio Celestino É coach de gerentes, diretores e CEOs desde 2002. Também atende a executivos que desejam assumir esses cargos. Possui certificação e experiência internacional em coaching. Foi executivo sênior de empresas nacionais e multinacionais na área de Tecnologia da Informação. Empreendedor desde 1994.

Compartilhe
Mais sobre

Mais de Sua carreira, seu maior investimento

Sua carreira, seu maior investimento

Quais profissões estarão em alta em 2018?

A principal recomendação para qualquer profissional em 2018 é: seja rápido.   As maiores oportunidades de prosperidade e sucesso de carreira ocorrem nas chamadas novas fronteiras, isto é, nos mercados que nunca existiram antes e surgem principalmente em decorrência de uma nova onda tecnológica. A dificuldade de reconhecê-las é enorme, pois o sucesso de algo novo não é visível para a maioria e representa riscos elevados para os iniciantes: assim, as décadas de 1920 e 30 foram momentos extraordinários para quem se envolveu com a indústria da aviação. Já os anos de 1950 e 60, o foram para quem trabalhou na indústria da computação de grande porte. A década de 1980 foi o início da era de ouro dos microcomputadores; já o fim dos anos 90 e início de 2000, para a internet, os celulares e, depois, as redes sociais. 
Sua carreira, seu maior investimento

Feedback não é para ser traumático

Já vi indivíduos traumatizados por conta de um feedback. No caso mais grave, conheci uma pessoa que teve uma hemorragia provocada pelo estresse de um feedback feito de maneira torturante: ela tinha de ficar de frente para uma parede e de costas para seu chefe e colegas de trabalho que lhe dariam os “feedbacks“, e ela só podia ouvir. Não sei quem foi o idealizador dessa prática infeliz, mas, para minha surpresa, foi aplicada até mesmo em empresas juniores no Brasil.
Sua carreira, seu maior investimento

Quem não delega não lidera

A dificuldade em delegar ocorre frequentemente no indivíduo que foi alçado há pouco a um cargo gerencial. Embora eu já tenha visto esse problema em diretores e até presidentes de empresas. Sempre que um líder não delega acaba por sobrecarregar-se, o que é motivo de muito estresse e cansaço para si mesmo. 
Sua carreira, seu maior investimento

Pare de odiar quem faz follow-up

Seria uma falta de sinceridade minha não iniciar este texto com uma confissão: eu odeio follow-up! Não gosto de fazê-lo e muito menos que façam sobre meu trabalho. Entretanto, são notórios os problemas, as falhas e os erros que ocorrem quando o follow-up não é realizado. E, portanto, apesar de meu sentimento a respeito dessa competência de liderança, a exerço e permito que outros a exerçam sobre meu trabalho, sem reclamar.
Sua carreira, seu maior investimento

O plano de vida precede o de carreira

Um grande problema que observo nos executivos é a ausência de um plano de vida que oriente seu plano de carreira. Quando isso ocorre, há um hiato entre o que ele atingirá profissionalmente e a vida que realizará. Esse hiato pode ser intransponível se ele deixar para preenchê-lo ao fim de sua carreira profissional. Essa possibilidade por si só deveria ser motivo de angústia, incerteza e preocupação, entretanto, a maioria dos indivíduos a ignora.