Startup lança folha de ponto digital para empregados domésticos

Projeto procura ajudar quem precisa se adequar à nova emenda constitucional trabalhista, mais conhecida como PEC das domésticas, que começou a valer em agosto de 2013.
Blog por Junior Borneli  

A startup brasileira Lalabee desenvolveu uma nova plataforma de administração de horários e salários de empregados domésticos. O projeto procura ajudar quem precisa se adequar à nova emenda constitucional trabalhista, mais conhecida como PEC das domésticas, que começou a valer em agosto de 2013.

empregada doméstica - trabalho

A lei prevê uma jornada de oito horas diárias e 44 horas semanais, o pagamento de hora extra e adicional noturno, além da contribuição obrigatória de INSS e FGTS para os empregados domésticos. A ideia de uma plataforma digital surgiu “a partir de uma necessidade pessoal e, junto a conversas com amigos que buscavam se adequar as normas”, diz Marcos Machuca, cofundador da Lalabee.

O serviço da Lalabee permite que o empregador crie diferentes perfis de maneira personalizável, como jornadas de trabalho, controle de folgas e horas trabalhadas. Mas o recurso principal é o ponto digital, que pode ser feito via app ou telefone fixo. Outra função importante é a emissão do recibo de pagamento e a impressão da guia do INSS.

A plataforma disponibiliza a integração de diversos canais para trazer flexibilidade aos usuários. Por exemplo, o empregado doméstico pode marcar o ponto por meio de aplicativo em dispositivo móvel do empregador ou de seu próprio – o app tem a função de geolocalização para monitorar onde é feito a entrada e saída de horas de trabalho.

O serviço calcula automaticamente os descontos, horas extras, atrasos e monitora as faltas que podem ser compensadas ou abonadas. Referente à comunicação, a empresa também incluiu em seus canais a opção de trocas de mensagens de voz e texto.

Você já conhece o StartSe? Acesse www.startse.com.br, cadastre sua startup e conecte-se a investidores e mentores. Acesse também nosso facebook

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

Co-fundador do StartSe InfoMoney, melhor plataforma para conexão de startups a mentores e investidores e co-criador da webserie Foras de Série. Empreendedor há mais de 10 anos e investidor-anjo. Autor do e-book “Investimento-Anjo: manual básico para investidores e empreendedores”. Escreve diariamente para o InfoMoney. startse@startse.com.br