Sociedade, Economia e Política
Economia
Pedro Paulo Silveira

Ações nos EUA batem recorde histórico

Por Pedro Paulo Silveira

Na falta de notícias ruins, com petróleo subindo e juros rastejantes, as ações nos EUA estão em seu maior nível em toda a história. Ainda que muita gente aponte para a falta de fundamento para essa alta, já que os resultados corporativos não foram tão bons, os juros baixos estão turbinando essa tendência

Leia Mais

A ação do BC vai segurar o dólar?

Por Pedro Paulo Silveira

A mudança de atuação que o BC promoveu hoje em seus leilões de swaps cambiais, aumentando o volume de 10.000 para 15.000 contratos, reflete o desejo de deter a queda dólar. A moeda deu uma subida na abertura, mas voltou a cair. Tudo indica que o reforço da estratégia não surtirá efeitos.

Leia Mais

Por que o dólar continua desabando e deve romper os R$ 3,00?

Por Pedro Paulo Silveira

Hoje o dólar continuou caindo e acumulou 25% de queda no ano. Após subir 170%, desde a mínima em 2012, por conta de ações do BC e, depois, da crise política, a melhora da confiança e o enorme diferencial de taxas de juros continuarão a empurrar a moeda frente a um BC que pode fazer muito pouco no momento.

Leia Mais

Economia está melhor, mas a política pode azedar

Por Pedro Paulo Silveira

Os indicadores econômicos estão melhorando e contribuindo para a melhora das expectativas. Isso joga o Ibovespa para cima, juros e dólar para baixo. Porém, essa sensação de melhora corre riscos elevados com a delação de Marcelo Odebrecht que incrimina Michel Temer, José Serra e Eliseu Padilha.

Leia Mais

Para onde vão o FED e os mercados globais?

Por Pedro Paulo Silveira

Após a sinalização da ADP, de quarta feira, de que o mercado de trabalho havia criado menos de 200 mil vagas, o resultado apurado pelo Departamento do Trabalho dos EUA surpreendeu, com 255 mil vagas criadas. Se, de um lado, melhora a percepção em relação à saúde da maior economia do planeta, por outro, também aumenta a aposta de que o FED poderá subir os juros no mês que vem.

Leia Mais

Os mercados estão realizando e devem voltar a subir

Por Pedro Paulo Silveira

Apesar da onda de preocupação presente em muitos analistas globais, os mercados não devem desabar. Após três quedas consecutivas, as bolsas podem se recuperar, afinal os juros estão baixos nos principais países industrializados e devem continuar assim por muito tempo.

Leia Mais

A produção industrial sinalizou fundo do poço?

Por Pedro Paulo Silveira

Após vários trimestres de contração, a produção industrial apurada pelo IBGE mostrou alta de 1,1% em junho, encerrando o trimestre com expansão. O PIB poderia seguir essa trajetória, entregando uma contração de “apenas” 3,3%, como espera o mercado, mas as expectativas dos agentes podem azedar novamente esse cenário lá na frente.

Leia Mais

Mais de dez milhões de desempregados sinalizam forte queda do PIB no primeiro trimestre

Por Pedro Paulo Silveira

A economia brasileira vai dando sinais de que o primeiro trimestre do ano será de forte contração

Carteira de trabalho - Carreira - Emprego

Leia Mais

A alta do varejo em fevereiro foi ponto fora da curva

Por Pedro Paulo Silveira

A Pesquisa Mensal do Comércio mostrou uma melhora em fevereiro, com alta de 1,2%. Quase todos os segmentos tiveram alta, mas o acumulado no ano ainda está negativo. Pela trajetória de queda e pela situação do emprego e da renda, com a super-crise que esmaga as famílias, esse dado de fevereiro não deve representar uma recuperação.

Leia Mais

Expectativas para o IPCA ficaram mais realistas

Por Pedro Paulo Silveira

Depois do IPCA de março, que veio em 0,43%, o mercado reviu suas expectativas para 2016, de 7,2% para 6,70, para os Top 5. O mercado demorou a incorporar os efeitos da queda do dólar, do fim da seca e da queda da energia elétrica. Nossa estimativa de 6,7% está refirmada como teto para esse ano.

Cooperativas

Leia Mais

Perfil do blogueiro

Economista pela FEA-USP, CNPI, atua no mercado financeiro desde 1983 e hoje exerce funções de análise econômica e de valores mobiliários. pepa2906@gmail.com