Uma planilha completa (e gratuita) para controlar os gastos do seu carro

Ferramenta gratuita ajuda a cuidar melhor do seu orçamento e dos custos do seu carro, que constinuam crescendo no Brasil.
Blog por Leandro Mattera  

O Blog Seu Carro e Seu Bolso está há mais de um ano no ar, no Infomoney, e hoje eu tenho uma novidade bem interessante para os leitores. Considerando que os custos dos carros não param de subir no Brasil, eu preparei uma planilha completa para você controlar os seus gastos de um modo fácil e completo.

Se você já quiser conhecer a planilha agora, pode baixá-la gratuitamente acessando o seguinte link: → http://bit.ly/PlanilhaCarro

Como tenho comentado nos meus artigos e entrevistas na mídia, no Brasil nós temos os carros que estão entre os mais caros do mundo, tanto na hora da compra como para mantê-los.

 

 

Por isso, para fazer um bom planejamento financeiro, é essencial ter em mente aquilo que chamo de “Estrutura de Preço dos Carros no Brasil”. Basicamente, a ideia é de que o custo-benefício de um carro deve ser analisado ao longo do tempo.

Isso porque os impactos financeiros começam no momento da compra (com o custo de aquisição e despesas de registro ou transferência perante o Detran). Em seguida, há uma série imensa de gastos ao longo do período de propriedade. Elas incluem despesas com consumo de combustível, IPVA, licenciamento, seguro obrigatório DPVAT, seguro particular e manutenção (abrangendo revisões, troca de peças, reparos, pneus e mão de obra). Além disso, há despesas variáveis, como as relacionadas a estacionamento, lavagem, multas e pedágio.

Considerando a realidade do Brasil, temos ainda os gigantescos custos com o financiamento, que é usado pela maioria das pessoas para a compra. No cenário atual de taxa SELIC em níveis elevados, esse fator requer ainda mais cautela.

Finalmente, os impactos financeiros só terminam efetivamente na hora da venda, com a apuração da depreciação efetiva. Diante de tantos impactos varíaveis, dispersos ao longo do tempo, fica bastante difícil realizar cálculos apenas usando a cabeça.

Como procurei alertar no último artigo, com a gravíssima crise econômica e política no Brasil, intensificada pela perda do grau de investimento, as despesas com os carros tendem a crescer ainda mais.

Dessa forma, se você dá valor ao seu dinheiro, é realmente importante manter um bom controle financeiro. Como o carro representa um dos maiores gastos que temos, para comprar e manter, vale a pena saber quanto ele está pesando (ou pode pesar) no seu bolso.

Portanto, com o objetivo de facilitar o controle do seu orçamento, eu elaborei esta planilha relativa aos custos com o seu carro. Você pode acessá-la imediatamente no seguinte link (o download é gratuito):

http://bit.ly/PlanilhaCarro

Espero que seja útil! Muito obrigado, um grande abraço e até a próxima!

Leandro Mattera

Consultor automotivo pessoal na Carro e Dinheiro e autor do livro digital “Como Escolher o Seu Carro Ideal”.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário