O que você pode alcançar em 2015

Podemos aplicar conhecimentos desenvolvidos para operar os mercados em outros projetos e situações. Veja como não adianta apenas esperar resultados diferentes se você não faz mudanças ou não corre o risco necessário para atingir os seus objetivos.
Blog por Leandro Ruschel  

Talvez o maior segredo para ser um trader de sucesso seja administrar o risco que você corre versus a possibilidade de ganho em cada operação.

Por exemplo, se você faz uma operação de compra de uma ação, em questão de dias você pode esperar a variação máxima de 5% para um papel comportado ou de até 100% para um papel extremamente volátil. Usando derivativos, como uma opção de compra, a variação em poucos dias pode chegar a mais de 1000%.

Enfim, o retorno máximo que você terá depende do quanto você está disposto a arriscar. Se você arriscar 1% por trade em ações, não espere ter um retorno maior que 20%-25% num ano, correndo um risco parecido.

Se você quiser ter um retorno de 100% num ano, terá que arriscar mais.

Obviamente que o resultado final dependerá da perda média por operação que dá errado, do lucro médio da operação que dá certo e o percentual de acerto das operações. É a expectativa matemática. Para quem quiser saber mais sobre isso, há um post no meu blog: http://abr.ai/1zMXAnc

É normal as pessoas terem esse tipo de raciocínio no mercado, mas não em outras áreas de atuação.

Quase todo mundo reclama que tem uma renda baixa, menor do que precisa ou gostaria, mas o que essas pessoas estão fazendo de diferente para alcançar outro resultado?

Se você tem um emprego, precisa pensar nas possibilidades de aumentar o seu salário e evoluir na carreira. Caso as expectativas sejam muito baixas, talvez valha apena avaliar mudar de emprego. Se você é um empreendedor, também é preciso saber qual é o verdadeiro potencial do seu negócio. Se tudo der certo, qual será a receita, o lucro e o aumento de valor do seu negócio? Por outro lado, se as coisas derem errado, qual será o prejuízo?

Nesse questão de prejuízo máximo é que muitos cometem o erro de não ter margem de manobra. Nunca entre num negócio que em caso de fracasso gere a sua falência pessoal. Outro conhecimento que vem do mundo da especulação.

Quanto menos planejamento houver, mais o seu sucesso dependerá de sorte. Pode até dar certo, mas as chances de tragédia são muito grandes.

Muito sofrimento pode ser evitado se essas perguntas forem feitas antes ou mesmo durante qualquer empreitada:

1- Quais são os meus objetivos?

2- Qual é o máximo que eu consigo gerar de ganho na minha atual atividade? Vale a pena o esforço?

3- O que precisa ser feito para alcançar um resultado melhor?

4- Qual é o máximo prejuízo que essa atividade pode gerar? (lembre que o tempo é a moeda mais preciosa que existe).

Em muitos casos basicamente não existe chance de resultados muitos diferentes dos atuais. Em outras palavras, não adianta apenas torcer ou rezar para resultados melhores. A simples mudança de ano não mudará a situação se você não tiver atitudes diferentes.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil do blogueiro

Opera no mercado há 15 anos com estratégias desenvolvidas a partir da análise técnica e de métodos quantitativos. É fundador da Escola de Traders Leandro & Stormer, que já treinou mais de 40 mil alunos nos últimos 10 anos. leandro@leandrostormer.com.br