Fechar Ads

Notícias comentadas: Câmara aprova intervenção no RJ

Temer aposta na intervenção para tentar reeleição
Por  Victor Scalet
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Como esperado, a Câmara aprovou ontem a intervenção na segurança Pública no Rio de Janeiro por 340 a 72 (http://bit.ly/2GwXbQF) e o texto segue para o Senado. O resultado da votação, realizada em uma segunda feira pós carnaval, expõe o tamanho do apoio político à medida. Com apoio até de PDT e REDE à medida apenas PT, PCdoB e PSOL orientaram as bancadas a votar contra e foram derrotados por larga margem. Nos partidos da base, houve no máximo uma traição por agremiação.

O ministro Torquato Jardim reforça o discurso do medo em entrevista ao Correio (http://bit.ly/2GuaUaN) e diz que não sabe se Temer pode virar opção para a reeleição, mas que um chefe do executivo nunca é carta fora do baralho. O grupo em torno do presidente aposta na medida como tudo ou nada e mundo político já reage. O DEM e o Meirelles veem a candidatura de Temer como certa (http://bit.ly/2GqSaJe e http://bit.ly/2GuTA5s). Nesse ambiente estranha-se o lançamento do balão de ensaio de mais um outsider: Pedro Parente.

No terreno PSDBista Alckmin e Dória selaram aliança para combater as prévias (http://bit.ly/2Gtczxl). Falta combinar com os russos (ou manauaras e paulistas, nesse caso). O governador paulista ontem ainda anunciou Pérsio Arida como coordenador de seu programa de governo na área econômica (http://bit.ly/2GulezO). Não há demérito ao nome, mas ninguém espera surpresas no programa.

 Em tempo. A ministra Luislinda Valois (PSDB) deixou a pasta dos direitos humanos. Nada muda no tabuleiro de xadrez.

Victor Scalet É analista político e estrategista macro da XP Investimentos, responsável pela pesquisa XP/Ipespe. É mestre em economia e, antes de se juntar à XP, trabalhou por sete anos na área econômica de instituições financeiras.

Compartilhe

Mais de Panorama Político