STOCK PICKERS NO AR Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Fechar Ads

Perdemos uma década…

O ano nem começou direito e as oscilações do setor automotivo estão a mil! A Hyundai desbancando a Ford; que também foi desbancada pela Toyota. A Fiat com perda de cinco pontos de Share e por ai vai. Este ano será de fortes emoções!
Por  Raphael Galante
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Encerrada a primeira quinzena do mês de janeiro (10 dias úteis), o setor automotivo registrou um total de 76 mil veículos vendidos. Isso quer dizer que, com sorte – na conta de padoca, deveremos encerrar este mês com volume de 150 a 155 mil carros vendidos.

Volume próximo ao de uma década atrás…

A tragédia deste mês (76 mil carros) é uma queda de 18% sobre o mesmo período de dezembro do ano passado (92,6 mil carros) e fortíssima retração de -35,8% sobre igual período de janeiro de 2015 (118,4 mil).

Essa queda de quase 36% sobre janeiro não é a realidade do mercado. Os dados de janeiro estão inflados devido à forte antecipação de compras por parte dos consumidores, que aproveitaram os últimos veículos que estavam nos páteos das concessionárias (os chamados 2014/2015) que possuíam tributação menor de IPI.

Isso não quer dizer que este ano teremos uma queda nas vendas na ordem de 20% a 30%. Apenas que a base de janeiro de 2016 está “suja”! Lógico que teremos queda nas vendas: a quarta consecutiva! Mas estamos trabalhando com número entre -7% a -9% .

O ponto interessante deste início de ano é a mudança de share entre as marcas. Alguns indicadores que tínhamos no final do ano passado estão se consolidando!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Hyundai, que estava brigando para ser a quarta marca com a Ford, já iniciou o ano em ritmo acelerado e, até ontem,  já havia conquistado 10,75% do mercado; um aumento de incríveis 3 pontos percentuais sobre o mesmo período do ano passado (7,7%).

Mas a Ford não perdeu só a quarta posição para a Hyundai… ela perdeu a quinta posição para a Toyota. A Toyota evoluiu de 5,67% para 8,41%. Esse aumento de Share foi impulsionado pelo conceito máximo deles de que, melhor do que a Hilux, só a nova Hilux!

Além disso, temos o aumento de Share da Honda de 3,5% para 6,5%, também de três pontos percentuais, como a Hyundai.

Isso só reforça o nosso conceito que sempre frisamos sobre o nosso quarteto asiático (Honda, Hyundai, Nissan e Toyota): estão batendo pesado no nosso quarteto de lata (Fiat, Ford, GM e VW).

As “quatro grandes” que já oligopolizaram o mercado com Share de 85%, estão nesse mês com Share de 55%. Só a Fiat, este mês, perdeu cinco pontos percentuais de Share. A mudança de Share será uma “novela” neste ano! A Fiat deve reagir com o lançamento de sua nova picape; a Nissan deve vir forte com mídia (Olimpíadas) e seu novo carro no meio do segundo trimestre deste ano.

Finalizando, temos a menção honrosa da Jeep, que saiu de irrisórios 0,14% de Share para 3,2% sustentando pelo Renegade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Raphael Galante Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva

Compartilhe

Mais de O mundo sobre muitas rodas