Fechar Ads

Fintech promete revolucionar o mercado de aluguel de ações no Brasil

Um mercado ainda pouco explorado pelos investidores em ações no mercado brasileiro tende a ganhar escala nos próximos anos.
Por  Leonardo Reis
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Esta é aposta da SL Tools, uma Fintech com foco em tornar eletrônica a negociação no mercado de aluguel de ações.

Entre os sócios A Fintech conta com dois profissionais do mercado financeiro com longa experiência no assunto e promete dar escala ao mercado de aluguel de ações no Brasil e se tornar a maior plataforma do segmento. A oportunidade segue uma tendência internacional. Mais investidores passam a se beneficiar das oportunidades de ganho de receita por intermédio das operações de aluguel de ações. As ações podem ser alugadas por quaisquer investidores, sejam eles uma pessoa física, um investidor institucional ou um grande fundo de investimentos com ações em carteira.

Mas afinal, o que é o mercado de aluguel de ações?

De um lado investidores com posições podem aumentar a remuneração de suas carteiras. Um investidor ganha dinheiro com ações de três formas: Apreciação das ações, dividendos e o aluguel. No Brasil, um cálculo feito pela fintech comprova que a remuneração com aluguel pode significar 50% ou mais de sua receita com dividendos.

O investidor que recebe as ações é conhecido como “tomador” e o investidor que empresta é conhecido como “doador”. Assim, o tomador paga uma taxa anual pró-rata pelo tempo que ficar com o aluguel, vende estas ações no mercado com o objetivo de comprá-las futuramente por um preço menor e então devolvê-las ao doador.

Diante disto, o doador consegue gerar receita sobre a sua carteira por intermédio destas operações de aluguel de ações, enquanto o tomador espera ganhar com a baixa das ações e em outras operações conhecidas como long & short.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Chicago Booth comprova que “doar” não contribui para a queda das ações. Pelo contrário, o estudo recomenda doar ações para remunerar o estoque.

Quanto mais o mercado de aluguel de ações se desenvolve, mais liquidez gera para o mercado a vista de negociação de ações na B3, pois permite que grandes posições vendidas possam se formar.

Funcionamento atual

Atualmente os contratos de aluguel de ações são negociados por intermédio das mesas de operações das corretoras em um modelo conhecido como “balcão”.

Um corretor possui um cliente “tomador” necessitando de ações e há outro cliente “doador” com muitas ações em carteira. O corretor identifica estes clientes e fecha o negócio por telefone, e-mail ou chat. O contrato realizado é na sequência registrado na B3.

O modelo de balcão de negócios contribui com o mercado de aluguel, porém não permite que o mercado ganhe escala. Isto se deve a alguns fatores dentre eles a falta de transparência nas taxas, dificuldade de encontrar doadores/tomadores para determinados papéis, custo (spread alto) aplicado sobre determinadas operações e papéis pelos corretores intermediadores e o alto custo operacional para registro das operações e intermediação dos contratos entre os investidores, bolsa, administradores e custodiantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mediante as dificuldades enfrentadas, a Fintech SL Tools projetou uma plataforma eletrônica que pode ser acessada pelos fundos, corretoras, custodiantes e administradores. Os players podem ofertar taxas de aluguel de ações como no mercado de ações, criando assim um book de ofertas.

Quando duas taxas se equivalem, as operações são enviadas para registro na B3. O fluxo de negociação foi alterado, mas i fluxo de registro permanece o mesmo. Dando ao usuário acesso on-line as informações.

O mercado hoje negocia praticamente o mesmo volume financeiro que em 2011. As taxas continuam muito atraentes, em 2016 a taxa média ponderada pelo volume atingiu mais de 1.6%. Colocando em perspectiva, 16% de CDI se usarmos um CDI de 10% e muito mais se o juros fechar o ano como as taxas futuras indicam.

A penetração da posição em aberto pela capitalização do mercado é baixa, em torno de 1.2% comparado a 3% nos EUA. Poderíamos quase dobrar o tamanho do mercado, segundo cálculos da SL Tools.

O Brasil tem um dos mercados de capitais mais desenvolvidos do mundo. No aluguel falta desenvolvimento. Mercados mais líquidos operam em plataformas de aluguel eletrônicas. A gente precisa automatizar para o gestor ter mais tempo de se apropriar da oportunidade de gerar mais alpha”, comenta André Duvivier, executivo e fundador da SL Tools.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não há custos para utilizar a plataforma” explica Ricardo Miraglia, sócio da SL Tools, “os investidores podem ter acesso irrestrito à plataforma e há um custo por transação realizada”.

O início das operações na plataforma se dará concomitantemente a entrada em produção do IPNV2 (novo modelo de clearing da B3/BM&FBOVESPA) e está previsto para 14/08. Enquanto isto, a Fintech já está fazendo o onboarding das corretoras e investidores interessados.

A plataforma foi lançada oficialmente ontem (27/06/17) em São Paulo e o mesmo evento ocorre hoje (28/06/17) no Rio de Janeiro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Compartilhe

Mais de Startups e Fintechs

Startups e Fintechs

Tecnologias cognitivas: a máquina se adapta ao homem

O ano de 2017 vai ficar marcado na história da humanidade como o ano em que as máquinas passaram a se adaptar ao homem e não mais os usuários aos serviços tecnológicos. Diversas novas tecnologias disponíveis passaram a potencializar esta transformação, como Analytics, Machine Learning, IoT (Internet das Coisas), Big Data e tendências como Customer Experience.
tecnologia
Startups e Fintechs

Blockchain: a próxima revolução digital

"Vez ou outra, uma tecnologia realmente revolucionária surge e sempre nos leva a lugares que nunca imaginamos. Vimos esse cenário com o motor a combustão, telefone, computadores e, é claro, com a internet. E agora, mais uma dessas revoluções está prestes a nos transformar -e ela é a tecnologia de Blockchain”
Startups e Fintechs

O que Donald Trump significa para as startups e empresas de tecnologia?

Donald Trump, 70, é o novo presidente eleito dos Estados Unidos. Depois de uma frenética campanha eleitoral, ele assumirá a Casa Branca em 20 de janeiro. A sua eleição colocou todos os mercados mundiais sob alerta e caso cumpra parte de suas promessas feitas durante a campanha, poderá acarretar em diversas mudanças nas empresas de tecnologia e startups dos Estados Unidos e por todo o planeta.