Fechar Ads

A força da estrutura organizacional na sustentação das redes de franquia

Nunca foi tão importante para as empresas franqueadoras repensar sua estrutura organizacional e sua proposta de valor para o mercado e para a rede, como no momento atual
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Estrutura organizacional, processos bem definidos e pessoas com competências alinhadas com os objetivos de resultado e com o propósito da marca são fatores determinantes para a alta performance nas redes de franquias.

Uma empresa para gerar os resultados, crescer e se sustentar no mercado ao longo dos anos, precisa ser bem administrada e uma boa administração é fruto de profissionais qualificados, que trabalham em um ambiente adequado, com recursos necessários, como sistemas, processos, ferramentas e todos esses recursos devidamente alocados em uma estrutura organizacional claramente bem definida e formalizada.

Uma empresa que vai atuar no franchising deve começar estruturada, com seus processos, sistemas e ferramentas bem definidos, além das pessoas devidamente capacitadas nas atividades inerentes a cada cargo. A estas empresas não é permitido aprender com os erros. Achar que pode ir arrumando a casa ao longo do tempo é um grande equívoco e um risco para a marca.

A gestão eficaz de uma rede de franquias deve estar fundamentada em diretrizes bem definidas com base em critérios técnicos e condizentes para a obtenção dos resultados projetados, o que vai depender fundamentalmente de três pilares: estrutura organizacional, pessoas, processos e tecnologia. O peso destes aspectos é muito maior no franchising face as implicações com os empreendedores que investirão na marca.

Tudo se constrói a partir de uma base e é sobre isso que pretendo alertar as redes de franquias.

Como o próprio conceito da palavra define – “Estrutura é a base, a sustentação, é edificação, é aquilo que sustenta alguma coisa, é ainda disposição e organização dos elementos essenciais que compõem um todo, quer material (de um edifício, do corpo humano, de uma organização), quer, por analogia, de uma realidade imaterial”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É a forma como as áreas de resultados e as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.

Na falta dessa definição a transferência de know how aos franqueados pode ficar comprometida e com isso comprometer também os resultados e a sustentação do negócio.

O foco da estrutura organizacional em uma empresa franqueadora deve ser:
• Dar sustentabilidade ao negócio e à rede;
• Entregar o “pacote” vendido/prometido para o franqueado. Tudo aquilo que foi colocado na circular de oferta e no contrato, promessas, que precisam ser cumpridas;
• Dar assistência gerencial ao franqueado, durante toda a relação contratual, suporte naqueles pontos onde o franqueado não pode errar;
• Incrementar vendas na rede;
• Manter a rede motivada e ainda;
• Deve permitir fluir e fortalecer o conceito de parceria na sua essência, garantir a prática da relação ganha/ganha.

Para que isso aconteça, as áreas que ficarão responsáveis por cada atividade ligada a gestão da rede de franquias devem ser muito bem definidas e estarem alinhadas com as estratégias de curto, médio e longo da empresa, o que significa ter claro os papéis, as responsabilidades, os poderes e subordinação das pessoas que vão executar estas atividades.

Nas empresas as estruturas organizacionais são representadas por um gráfico mundialmente conhecido, o organograma. É comum nas empresas a prática de desenhar esse gráfico sem o devido conhecimento técnico do que ele significa e quais são os elementos que lhe dão origem. O organograma é apenas um desenho de uma estrutura que foi definida a partir das atividades fins e atividades meio da empresa, da proposta de valor para o mercado e da proposta de valor para os franqueados, no caso das empresas que atuam no franchising.

Estamos evoluindo para estruturas mais colaborativas, dinâmicas, líquidas, como diz o filósofo, ZYGMUNT BAUMAN, e como as empresas estão se preparando para esse fenômeno é a grande indagação? As redes de franquias principalmente uma vez que o efeito das ações e da falta delas acontecem em cadeia e com maior velocidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nunca foi tão importante para as empresas franqueadoras repensar sua estrutura organizacional e sua proposta de valor para o mercado e para a rede, como no momento atual. Achar que tudo vai funcionar fazendo tudo da mesma forma, e com a estrutura organizacional desalinhada com os objetivos estratégicos e com o comportamento do mercado e do consumidor, é um grande equívoco e pode levar a empresa a enfrentar grandes desafios.

Hoje temos visto muitas empresas correndo para implantar ações de marketing para aumentar as vendas, com atuação nas mídias sociais, aplicando recursos que estão escassos e perdendo esses recursos por deficiências internas, na estrutura organizacional, nos processos e na capacitação dos profissionais.

Todos esses aspectos nos fazem pensar se as empresas franqueadoras têm as respostas para perguntas como:
• Qual é o seu modelo de negócio?
• Qual a proposta de valor desse negócio para o mercado?
• Qual a proposta de valor que pretendo entregar para os franqueados?
• Qual é a estrutura organizacional para gestão da rede?
• A estrutura, os processos e as competências das pessoas estão alinhados com o modelo de negócio e com a proposta de valor?
• Qual o papel do franqueado e o que espera dele?

Se você não tem certeza que sim, não hesite e peça ajuda!

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.