Fechar Ads

As lições do Franchising para momentos desafiadores

Resiliente ou estruturado? O que sustenta uma rede de franquias em momentos tão desafiadores e por que o impacto da crise no franchising tende a ser menor?
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O franchising, desde o seu apogeu no Brasil, no final da década de 80, vem crescendo em faturamento e em números de redes que aderem ao sistema para a expansão de seus negócios. Ano a ano ele vem crescendo na casa dos dois dígitos, porém nos últimos três anos não apresentou o mesmo desempenho, mas ainda assim apresentou um crescimento muito acima do PIB.

O crescimento do franchising sempre foi exaltado nos meios de comunicação, mas não podemos deduzir que ele esteja imune aos impactos da crise por qual passa o nosso País. Porém, ele traz lições para a classe empresarial de uma maneira geral que podem ser copiadas, melhoradas e por fim aprendidas. Se sustentar em meio à crise pode ser uma prerrogativa do modelo de gestão utilizado pelas redes de franquias.

Portanto, o que os empresários podem aprender com o franchising? Algo simples e até óbvio, a partir do momento que se coloca atenção nesse modelo. Comentamos alguns considerados mais relevantes:

Avaliação estratégica do modelo e conceito do negócio

O franchising nasce a partir de um negócio em operação, muitas vezes pelo desejo do empresário de expandir a marca e a distribuição de seus produtos para outras áreas ou regiões até então não exploradas. O sucesso dessa expansão está na diferença entre o desejo e a condição. Nem sempre a empresa está preparada em relação à estrutura, processos e tecnologia, gestão de pessoas e cadeia de abastecimento para sustentar uma rede de franquias, e aqui surge o primeiro aprendizado ou ponto de estrangulamento.

Se a intenção é real e se o empresário tem clareza suficiente de suas deficiências ou do seu desconhecimento sobre o que sustenta um negócio de franquias, via de regra ele busca ajuda. Muitos têm seguido por esse caminho, sem colocar em risco a marca e o conceito do negócio que opera atualmente com sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ida para o franchising antecipa ou provoca discussões e revisões estratégicas sobre o modelo de negócio, formato, mix de produtos, posicionamento, etc, uma vez que esse modelo deverá ser formatado e estruturado para ser replicado, em sua essência, permitindo o acesso a outros empreendedores à marca, ao conceito e à fórmula operacional de sucesso e, serem bem-sucedidos.

Tudo começa com planejamento e com processos claros e bem definidos

Quando um franqueado entra em um negócio de franquia ele recebe um “kit tecnológico” que o capacita a iniciar bem a operação, como por exemplo, os manuais com o detalhamento de cada processo que deve executar, deste a abertura do negócio no inicio do dia até o encerramento das atividades no final do dia. E, associado a esses instrumentos, um treinamento antes de iniciar a operação para capacitá-lo nos respectivos processos e deixar claro quais são suas responsabilidades e direitos. Tudo isso com um acompanhamento de perto de um consultor, na unidade, para avaliar o quanto ele assimilou o processo e ajudá-lo nos seus primeiros dias até que se sinta seguro.

A relação é de interdependência e ganha-ganha

Outro aspecto importante é que no franchising o conceito de interdependência e de relação ganha-ganha é real. Para que o franqueado tenha sucesso, o franqueador coloca uma estrutura à sua disposição, e a transferência de know-how e o acompanhamento dos resultados da rede é contínuo. Primeiro porque faz parte do conceito do franchising e segundo porque os próprios franqueados acionam e cobram esse apoio em suas unidades, uma vez que precisam ser remunerados pelo emprego de sua força e trabalho além de obterem o retorno do capital investido. Se compararmos com uma rede própria, a postura de um gerente de uma filial nem sempre é a mesma. Consequentemente, esse processo reflete na remuneração da franqueadora, que precisa ser compensada pela concessão do uso da marca e pela transferência de know-how.

Franqueadores estruturam equipes multidisciplinares para dar suporte aos franqueados em finanças, vendas, pessoas, gestão de estoque, marketing, enfim, nas atividades fim e meio da unidade franqueada. E se existem os que não fazem a lição de casa? É claro que sim, porém os resultados e os cases de sucesso de quem pratica são visíveis e para estes empresários a expansão acontece de forma saudável e sustentável ao longo dos anos, com franqueados motivados e ávidos por mais unidades da rede.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui, podem estar um dos principais pontos que contribuem para que as redes de franquias suportem e sobrevivam a uma crise e eventual recessão econômica. O fato de o franqueador estar junto, contribuindo com ações para melhorar resultados, com programas de capacitação com foco em custos, produtividade e revisão de processos pode fazer diferença nesse momento.

Condição para Diluir Risco em diferentes mercados com diferentes formatos de negócio

O franchising é dinâmico, permite ao franqueador criar diferentes formatos de negócios, em sinergia com os diferentes mercados, diferentes públicos, diferentes mix de produtos e serviços e com empreendedores com porte de capital diferentes.

Estamos acompanhando um movimento lindo no franchising, a capacidade de inovar em formatos e na forma de atender o cliente tem sido surpreendente. Franqueados de loja que operam no porta a porta, que faz o caminho inverso e abre lojas, o de lojas que montam trucks e que vão ao encontro do cliente e oferecem conveniência. Há muitos exemplos, como o mercado pet, alimentação e beleza. Marcas que se juntam e geram influência uma para a outra e assim vão criando barreiras para a crise.

Enfim, são muitas as lições do franchising que podem contribuir para que empresários de qualquer porte e qualquer segmento, mesmos os considerados mais tradicionais, possam se beneficiar, independentemente de usarem ou não o modelo de expansão com franquias. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.