Fechar Ads

4 características básicas de um bom franqueador

Fala-se muito sobre o perfil do franqueado, essa pessoa chave que vai ser selecionada e fará a unidade franqueada prosperar. Mas o que poucos falam, é da necessidade de uma avaliação também profunda e transparente da capacidade do franqueador em liderar a rede e conduzir todos os franqueados
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Sempre que se fala sobre a decisão estratégica de uma empresa expandir por meio do sistema de franquias ouve-se muito sobre a necessidade de se fazer um bom plano de negócios que valide o modelo a ser replicado e a viabilidade de ambos – franqueado e franqueador – serem devidamente remunerados por seu trabalho. Também se fala muito sobre o perfil do franqueado, essa pessoa chave que vai ser selecionada e fará a unidade franqueada prosperar.

Mas o que poucos falam, é da necessidade de uma avaliação também profunda e transparente da capacidade do franqueador em liderar a rede e conduzir todos os franqueados rumo a um objetivo comum e alinhado com os valores e com o propósito da marca.

Essa é uma das principais avaliações que o futuro franqueador deve fazer. Um olhar para dentro de si e da companhia para garantir que ele está disposto a enfrentar pessoalmente esse desafio e tem a estrutura necessária para dar suporte a toda uma rede.

As principais características do bom franqueador podem ser listadas e, apesar de não se resumirem a esses pontos, já são um ótimo começo:

1 –  Capacidade de liderança

Nesse ponto, falamos de uma liderança ativa, focada em liderar não só o time da franqueadora, sua estrutura interna, mas também de toda uma rede de empreendedores que apostaram em sua marca. A liderança nesse caso deve focar num relacionamento próximo, na solução de conflitos dentro da rede, na inovação nos negócios e no portfólio de produtos e serviços e, principalmente, no direcionamento dos objetivos e metas de cada unidade para o crescimento e desenvolvimento da marca como um todo. É por meio dessa liderança que o franqueador transmite uma visão de futuro e cria uma relação de confiança com seus franqueados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 – Estrutura interna de suporte à rede

Nesse aspecto, o foco é garantir que o pacote “vendido” ao franqueado na assinatura do contrato seja efetivamente entregue. Para isso ocorrer, uma estrutura de gestão com programas de capacitação, consultoria de campo, políticas de abastecimento, marketing, finanças e operações devem estar à disposição do franqueado, com clareza dos papéis de cada parte e a quem o franqueado deve recorrer em caso de dúvidas e por meio de quais canais.

3 – Canais de comunicação

O franqueador não pode ser inacessível, pelo contrário, deve fornecer opções diversas de contato com o franqueado para que ele possa, em caso de necessidade, solucionar dúvidas e discutir os assuntos relacionados ao desenvolvimento da unidade franqueada. Hoje, as opções para a definição de canais de comunicação são muitas. É importante, no entanto, que fique claro quais são os canais oficiais da rede e, nesses, se estabeleça um prazo de resposta para as demandas do franqueado.

4 – Mentalidade ganha-ganha

Este é um aspecto de alta relevância no franchising. Se o franqueador não tiver essa mentalidade de que para ele ganhar o franqueado precisa ganhar também, ele pode colocar em risco a sustentação da rede.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses são apenas alguns dos aspectos relacionados à competência e as características que um franqueador deve ter. Como consequência, geralmente se observa mais foco, aumento de produtividade, motivação da rede e também maior clareza quanto ao futuro do negócio.

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.