MORNING CALL NO AR RESULTADOS do 1º tri, pesquisa com ASSESSORES, panorama em gráficos, AÇÕES de VAREJO e PETZ3

RESULTADOS do 1º tri, pesquisa com ASSESSORES, panorama em gráficos, AÇÕES de VAREJO e PETZ3

Fechar Ads

7 dicas para não errar na hora de escolher o ponto comercial

A decisão de empreender com franquias exige do futuro franqueado atenção para pontos que são importantes para o sucesso do negócio, um deles é o ponto comercial
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

A decisão de empreender com franquias exige do futuro franqueado atenção para pontos que são importantes para o sucesso do negócio, um deles é o ponto comercial.

O ponto comercial é um dos aspectos de maior importância para quem vai abrir uma franquia, porém ele tem um peso maior quando se trata de franquia de varejo, uma vez que para esse tipo de negócio o ponto deve permitir uma boa exposição da marca, acesso fácil para pedestres, estacionamento e, acima de tudo, segurança para os clientes e para o franqueado e sua equipe.

Franquias podem ser instaladas em pontos de rua, galerias comerciais, shopping centers, entre outros. Cada um desses locais tem características diferentes entre si que devem ser avaliadas e comparadas com a necessidade de exposição do negócio. As franquias de serviços, por exemplo, como uma lavanderia, ou lojas de conserto de roupas, podem ter boa aceitação ao serem instaladas em galerias.

No franchising, via de regra, a franqueadora já define o tipo de ponto onde deve ser instalada a franquia de sua marca. Nesse caso o franqueado recebe toda orientação sobre as características do local e do ponto comercial ideal. Essas instruções são entregues via um manual, o de implantação, ou por um profissional da franqueadora que o orientará nesse sentido. Em algumas redes o ponto é aprovado pela franqueadora. Em outras, ela dá toda orientação e acompanha o franqueado para que ele decida pelo ponto que mais se enquadra às necessidades da franquia que vai instalar.

De posse das informações sobre o tipo e as características do ponto, o franqueado pode contar também com a ajuda de corretores imobiliários para procurar esse imóvel nas regiões indicadas e no estado de conservação ideal para a instalação da unidade, isso considerando imóveis de rua. Já para pontos em shopping, o ideal é que o franqueado conte com a ajuda da franqueadora. Sem experiência o franqueado pode encontrar grande dificuldade para fazer uma boa negociação com as administradoras de shopping centers.

Como orientação geral o ponto comercial para instalação de uma franquia deve atender as seguintes exigências:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1 – Estar em região onde se encontra o público alvo para o negócio – faixa de renda e hábitos de consumo;
2 – Bom estado de conservação, o que evita investimentos elevados em reformas e instalações o que pode elevar o prazo do retorno do capital;
3 – Ter fluxo de pedestres suficientes para gerar faturamento;
4 – Oferecer condições para estacionamento ou manobristas, para o varejo isso é vital;
5 – Oferecer segurança para o negócio, seus funcionários e para os clientes;
6 – Oferecer boa visibilidade para a marca;
7 – Estar localizado em áreas de influências para o negócio, ou seja, onde haja outros negócios instalados nas proximidades, o que vai gerar fluxo para o negócio.

São muitos os aspectos que, se devidamente considerados e analisados, podem minimizar os riscos de se escolher um ponto que não tenha boa performance. E para fazer uma boa escolha, a participação da franqueadora nesse processo é o melhor caminho.

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.