Fechar Ads

Como identificar boas oportunidades de franquias?

Alguns aspectos podem corroborar para uma boa decisão. Confira alguns deles para direcionar as pessoas que buscam boas opções de negócio e de investimento
Por  Lyana Bittencourt
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Quem trabalha com franquias, especialmente os consultores, lidam constantemente com amigos ou colegas que lhes direcionam sempre uma pergunta mágica “Qual franquia é uma boa para eu investir?”, “Qual franquia que dá dinheiro”?

Considero essa uma pergunta mágica porque não existe resposta certa. Podemos sim dar orientações de como definir um negócio que se adeque ao perfil do empreendedor, mas nenhum negócio é capaz de gerar resultado sem a dedicação de seu proprietário e muito menos há um negócio certeiro para todos os tipos de pessoas. Há sim, pessoas certas para cada tipo de negócio.

Alguns aspectos podem corroborar para uma boa decisão e vou listar alguns deles abaixo para ajudar a direcionar as pessoas que buscam boas opções de negócio e de investimento:

Pacote de suporte para a rede franqueada

Uma franqueadora saudável oferece aos seus franqueados um pacote de suporte capaz de ajudá-los na gestão do seu negócio. Canais de comunicação efetivos, manuais com todos os processos descritos, consultoria de campo, programas de relacionamento e benchmark com a rede são alguns dos itens que devem fazer parte do pacote de suporte da franquia.

Crescimento sólido e pautado em bons resultados dos seus franqueados

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma franqueadora demonstra ser saudável e promissora quando tem em sua rede franqueados que conseguem prosperar com suas unidades. A rentabilidade das unidades franqueadas é sinal de que a franquia tem uma equação possível de ser alcançada e isso pode ser investigado pelos futuros empreendedores com uma conversa com os franqueados da rede. Franqueados com mais de uma unidade também são um bom sinal de prosperidade da marca.

Investimento em comunicação institucional

Uma das atividades chave da franqueadora deve ser investir em comunicação institucional para que a rede se torne cada vez mais conhecida do público consumidor, beneficiando assim, todas as unidades franqueadas. Esse investimento em parte é suportado pela própria rede por meio do fundo de propaganda – taxa paga pelos franqueados para esse fim – e que é gerido pela franqueadora. Uma rede próspera investe em comunicação e marketing e ajuda a despertar o interesse do consumidor em seus produtos e serviços.

Capacidade de renovação e reinvenção da marca

É importante também que o futuro empreendedor conheça o mercado em que a franquia está inserida, como os concorrentes se comportam e o que a marca em que pretende investir tem de diferencial. Vale investigar como ela consegue se destacar no mercado em que atua. Exemplos disso, são: capacidade de renovação do portfólio de produtos e serviços, investimento em tecnologia, desenvolvimento de novos canais, desenvolvimento de novos conceitos para um novo mercado, tudo isso resulta em uma marca que se mantém perene e de vanguarda.

Os fatores para identificação de um negócio promissor são muitos, e vão além do discurso das redes. Cabe uma investigação mais profunda de cada negócio que se deseja conhecer, conversar com quem já está na rede e principalmente, não se precipitar na escolha. A franquia é essencialmente um relacionamento de longo prazo, e em relacionamentos assim, é necessário um tempo de maturação e de muita análise para decidir se comprometer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT 

Compartilhe

Mais de Falando de franquias

Falando de franquias

EXPANSÃO E RENOVAÇÃO

Recentemente tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?“ nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias.
Falando de franquias

Business Synergy e o Franchising do Bem.

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Falando de franquias

COMO EVITAR QUE SUA EMPRESA FIQUE PARADA NO TEMPO

Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados "oceanos azuis" – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Falando de franquias

Enquanto o mercado vai com a farinha o franchising traz o bolo!

Muito se falava sobre as pessoas que perderam seus empregos e iriam buscar negócios para empreender, prioritariamente de baixo investimento, ou que a falta de confiança no mercado não traria novos empresários interessados em transformar seus negócios em franquia. Não foi isso que aconteceu. Veja a visão do Grupo BITTENCOURT sobre a recuperação dos negócios e da confiança no mercado de franquias.
Falando de franquias

Propósito – A essência aplicada na ponta

Em 2017 o Grupo BITTENCOURT traz para a 8ª Edição do Fórum de Franquias o tema PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO. Um tema relevante que cada vez mais tem sido discutido no mundo dos negócios. Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falando de franquias

INOVAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS

O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação? . Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento.