Fechar Ads

2018 bate à porta, o que fazer, onde investir?

Mais um ano que passa batido e, quase que sem perceber, já estamos diante de mais uma sucessão presidencial. Economia se recuperando em ano de eleições. O que isso significa para a vida das pessoas? Como investir o tão suado dinheiro?   
Por  Cid Oliveira
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

 

Assim como 2016 ficou marcado por alguns poucos eventos transformadores, como o impeachment de Dilma Rousseff e a aprovação da PEC do Teto dos gastos, 2017 não ficou para trás. A dupla vitória de Temer contra as denúncias apresentadas pela PGR (Procuradoria Geral da República) de Rodrigo Janot e a aprovação da reforma trabalhista marcaram o ano. Apesar da necessária reforma da Previdência ter sido adiada, entre mortos e feridos, a administração Temer teve um resultado invejável.

Houve uma evolução considerável na geração de empregos, de uma perda de 1,3 milhão de empregos/postos em 2016 para um ganho de 300 mil empregos em 2017. A inflação caiu de 9,28% em 2016 para 2,80% em 2017. Os juros também apresentaram queda de 14,25% em 2016 para 7% em 2017.

Já a produção industrial passou de -6,60% em 2016 para 1,5% em 2017. E a produção agrícola também apresentou crescimento. A safra de grãos passou de 186 milhões de toneladas em 2016 para 242 milhões de toneladas em 2017. O PIB (Produto Interno Bruto) passou de -3,60% em 2016 para 1,00% em 2017.

Tão importante quanto a melhora é o fato de ela ter sido superior às expectativas dos analistas de mercado do início de 2017. A expectativa de inflação para 2017 era de 4,9% contra 2,8% realizada. E a expectativa da taxa Selic (juros) era de 10,25% contra 7,0% realizada. A expectativa de crescimento econômico era de 0,50% contra o realizado de 1,0%.

O que esperar para 2018?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para traçar o mais provável cenário para 2018 é importante entender as perspectivas futuras de três pilares fundamentais para o país: a macroeconomia, a microeconomia e o ambiente político.

A macroeconomia é impactada pelo ambiente econômico externo e interno. O ambiente externo se mostra favorável. Tanto a economia quanto o comércio mundial ganham tração, mesmo diante do ambiente de aumento de juros em alguns países desenvolvidos. As expectativas de inflação estão ancoradas e o movimento de juros mostra-se muito mais uma elevação moderada do que uma mudança significativa das condições monetárias e creditícias. O ambiente interno mostra uma recuperação, conforme detalhado acima. Ciclos econômicos se movimentam de forma similar a um transatlântico e não como um jetski. Tudo indica que teremos uma continuação de recuperação e expansão econômica.

A microeconomia é ditada pelas relações entre os agentes econômicos no seu dia a dia. Quão fácil ou difícil é fazer uma venda, faturar ou fechar um negócio. Nosso país é conhecido pela grande burocracia, ineficiências e baixa produtividade. Demos um salto importante na direção do aumento de produtividade com a aprovação da reforma trabalhista, mas ainda faltam outras iniciativas para destravar as engrenagens da microeconomia como, por exemplo, a reforma tributária, melhoria do processo de recuperação judicial, marco regulatório do setor de energia, entre outras. De uma forma geral, a perspectiva é positiva e de melhora à frente, mas ainda tem muita coisa a ser feita.

O ambiente político em 2018 será pautado pela eleição presidencial. Apesar do grande foco e importância dessas eleições, não parece que corremos um alto risco de ruptura político-econômica.

Seja porque a ala mais conservadora representada por Bolsonaro tenha trazido um nome do calibre de Paulo Guedes para comandar a agenda econômica, seja porque Lula começa a mudar seu discurso. De um discurso de ruptura e radicalização, ele já começa a dar sinais de que não vai seguir por esse caminho ao tentar se aproximar novamente do empresariado. Mesmo tendo baixas chances de concorrer, dada a sua provável condenação em 2ª instância em janeiro, além de estar respondendo a vários outros processos, Lula será uma peça importante nas eleições.       

O baque que o país tomou com a crise foi muito grande e, por este motivo, o espaço para pirotecnias e populismo tem diminuído. Ajuste fiscal e reforma da Previdência, ambos necessários, têm sido amplamente debatidos pela sociedade brasileira. Independentemente de quem assuma a presidência em 2018, será necessário lidar com estes assuntos de extrema importância para o país. A sociedade não só está preparada como já está exigindo tais transformações. A paciência da população se esgotou com a violência, corrupção e o descaso com a coisa pública. Todos, frutos do sucateamento e inchaço da máquina pública.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E qual o impacto disso tudo nos investimentos?

Primeiro, partimos de uma perspectiva de um cenário político-econômico positivo para 2018 e anos subsequentes. A partir desta premissa, vale a pena investir em ativos que se beneficiem do ganho de confiança e crescimento econômico no médio e longo prazo como ações, por exemplo.

Segundo, ao que tudo indica, as expectativas de inflação tendem a se manter ancoradas, dada a alta capacidade ociosa de nossa economia. Como consequência, as taxas de juros tendem a ficar a níveis baixos por um período longo de tempo. Faz sentido investir em ativos que se beneficiam desse ambiente de juros baixos como alguns fundos imobiliários, ativos de renda fixa pré-fixados, que apresentem prêmio sobre a taxa Selic, e ativos com juro real, que tenham prêmios positivos com relação aos títulos do governo. Fundos multimercados e estruturados selecionados também fazem sentido nesse ambiente.

Terceiro, é importante ressaltar que esta é uma visão de alocação de longo prazo e que, no curto prazo, os ativos terão alta volatilidade, dadas as oscilações de ânimos em um ano eleitoral.

Por último, é fundamental que o leitor faça uma avaliação para entender seu perfil de investidor e obter aconselhamento sobre a proporção que deve alocar em cada tipo de investimento descrito acima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Cid Maciel Monteiro de Oliveira é ex-sócio e gestor da XP Investimentos e sócio fundador da consultoria de investimentos digital invest.pro.

Cid Oliveira Cid Maciel Monteiro de Oliveira CEO e sócio-fundador da startup invest.pro, Cid tem 18 anos de experiência, tendo atuado em instituições financeiras e gestoras no Brasil e no exterior. Graduou-se em Engenharia Civil pela UFRJ e concluiu mestrado em Finanças pela Manchester University na Inglaterra

Compartilhe

Mais de Outside the box

Outside the box

A matemática da política

Enxergamos que a base aliada tem maior chance de ganhar as eleições de 2018 dado que estão melhor colocados com relação às principais variáveis da equação política: tempo de TV, alianças políticas e máquina pública. Quanto mais Lula partir para o confronto e radicalização, provavelmente menor será sua chance de vitória nas eleições. A maior parte dos Brasileiros não apoia radicalismo.
Outside the box

“O imperador está nu”

Por que o tema de reformas não foi tratado pelos governos anteriores? O que mudou em tão pouco tempo? A aprovação das reformas que estão sendo discutidas é suficiente para nos garantir desenvolvimento e crescimento sustentado nas próximas décadas?
Outside the box

Fora Temer ou “Temer Forever”?

Em meio a uma das maiores crises políticas que nosso país já enfrentou, Michel Temer assumiu a Presidência e mudou radicalmente as políticas públicas. Em sete meses de governo fez mais do que muitos anos, senão décadas, de Presidências anteriores. Fora Temer ou “Temer Forever”?
Outside the box

Eleições Americanas: “buy or sell”?

O mercado comprou a tese do Trump “paz e amor” e do impacto positivo de suas medidas econômicas.  O efeito para ativos Brasileiros (bolsa, câmbio e juros) foram negativos. Como se posicionar diante disso tudo?