STOCK PICKERS NO AR Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Fechar Ads

INFORMAÇÕES E TERMOS DE RENDA VARIÁVEL

Por  André Santos
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Renda Variável
Definição de ações

São títulos representativos da menor fração do capital social de uma sociedade por ações. A responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. O acionista é co-proprietário da empresa, com direito a participação nos resultados.

 

Valor das ações

Valor nominal: é o valor do capital social da empresa dividido pelo número de ações conforme expresso no estatuto social. As ações podem não ter valor nominal.

Valor contábil ou patrimonial: é o resultado da divisão do patrimônio líquido pelo total de ações de acordo com o último balanço, ou em balanço levantado para fins especiais.

Valor de mercado: é o valor de negociação das ações na bolsa de valores ou no mercado de balcão organizado.

Valor econômico: o valor econômico é apurado por três peritos e considera eventuais ajustes nos valores contábeis nos registros das companhias em função de expectativas de rentabilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Espécies de ações

Conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, as ações podem ser:

Ações ordinárias: com direito a voto.

Ações preferenciais: sem direito a voto.

 

Proventos e direitos

São proventos e direitos de um acionista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Juros sobre o capital próprio: é a remuneração paga em dinheiro aos acionistas relativa ao custo do capital aplicado, limitado à variação da TJLP. É dedutível para a empresa para fins de apuração do lucro real da companhia, diminuindo assim o IR a ser pago por ela. O valor é decidido pela Assembléia Geral Ordinária a partir de proposta elaborada pela Diretoria Executiva.

Dividendos: é o pagamento, em dinheiro, de parte do lucro obtido no exercício. Pela Lei das S.A., deverá ser distribuído um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido apurado em cada exercício.

Bonificação: normalmente é em ações. Reservas são incorporadas ao capital social, o que provoca seu aumento. Este valor é então distribuído aos acionistas na forma de novas ações representativas desse aumento. Bonificação em dinheiro ocorre excepcionalmente.

Desdobramento (Split): é o aumento do número de ações proporcional à posição original em todos os tipos e classes das ações sem contrapartida financeira, também chamado de split.

Agrupamento (Inplit): é operação inversa ao desdobramento; redução proporcional do número de ações em circulação sem prejuízo ao patrimônio do acionista. É indicado quando as ações possuem um valor de mercado muito reduzido, necessitando de grandes lotes para sua negociação. Aumenta proporcionalmente o preço da ação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Subscrição: compra de ações por parte do acionista, aumentando o capital social. Acionistas terão preferência para a subscrição na proporção do número de ações que possuírem. Os acionistas podem negociar esta preferência – direito de subscrição.

 

Análise fundamentalista

Consiste na análise profunda da empresa e do setor da ação em questão. Este tipo de análise envolve, entre outras atividades, visitas às empresas, análise de dados de balanços, construção de índices e comparações temporais (evolução no tempo) e setoriais (com os concorrentes do mesmo setor). Faz parte também da análise fundamentalista a construção de um “fluxo de caixa descontado”, ou seja, a complexa projeção, a partir de dados econômicos e da empresa em questão, de seus resultados futuros. Ao se descontar este fluxo de caixa pode-se determinar um preço alvo para a ação e o seu potencial de valorização.

 

Índices para análise de ações

Índice Preço/Lucro (P/L): P/L = Preço de mercado (ou de aquisição) da ação/lucro projetado por ação (LPA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preço de mercado/Valor patrimonial (P/VP): é calculado dividindo-se o preço de mercado da ação pelo valor patrimonial (contábil) da ação.

Índice VE/EBITDA ou VE/LAJIDA: é a relação entre o valor da empresa/lucro antes de impostos, depreciação e amortização (Earnings before interest, tax, depreciation and amortization). É conhecido também como valor da empresa/geração operacional de caixa. O valor da empresa corresponde ao valor de mercado da ação mais o endividamento.

 

Riscos no mercado acionário

– Risco de mercado: trata-se do grau de imprevisibilidade do preço futuro da ação. O risco de mercado pode ser dividido em:

– Risco sistemático: tem sua origem em fatores comuns a todos os ativos do mercado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– Risco não-sistemático ou específico: tem sua origem em fatores específicos da empresa.

– Risco de liquidez: é o risco de não conseguir vender uma ação pelo seu preço justo.

 

Gestão ativa

Objetivo: a área de gestão busca um retorno superior ao benchmark com risco limitado (medido pelo traking-error), por isso faz uso de uma gestão ativa das carteiras dos fundos. Filosofia: utiliza análise fundamentalista com mix entre top-down (análise econômica e política) e bottom-up (análise de empresas). Uso ainda de métodos quantitativos para controle de risco (tracking-error). E disciplina na implementação da metodologia.

 

Gestão dos fundos de renda variável

Top-down

Indica o grau de apostas das carteiras e orienta a alocação setorial. Envolve a avaliação dos fatores que influenciam o risco-país, que é a variável com maior poder de explicação do comportamento do mercado de ações brasileiro.

Stock picking ou bottom-up

Seleção das ações com base no potencial de valorização (up-side) calculado a partir de projeções de fluxos de caixa (DCF), uma vez confrontados com os respectivos múltiplos (EV/EBITDA, P/E, P/BV). Uso intenso da comparação com o valuation de empresas e ações semelhantes nos mercados desenvolvidos e concorrentes em relação aos fluxos dos investidores internacionais.

Carteira-base

É definida mensalmente. A carteira base é discutida e determinada pelo conjunto da área para carteiras Ibovespa e IBX, com base nos up-sides calculados pelos analistas. Cada gestor adapta seus fundos e carteiras à carteira-base fixada, de acordo com o perfil de risco dos clientes e liquidez dos papéis. Feito isto, o tracking-error de todas as carteiras é monitorado diariamente pela área de risco e informado aos gestores, que devem enquadrar-se nos limites previamente definidos.

 

Compartilhe

Mais de Lições de valor

Lições de valor

PAGAR À VISTA OU PARCELADO???

Se você tem imóvel próprio, mora de aluguel ou é dono de um carro, Todo início de ano, é hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA). Afinal, é melhor quitar à vista para aproveitar os descontos ou parcelar sem apertar o bolso?
Lições de valor

Principais dúvidas

Neste post exploramos as principais dúvidas e questionamentos sobre Tesouro Direto, um investimento democrático abordado de forma simples e de fácil acesso. 
Lições de valor

5 pontos para ficar alerta

Em novembro, acontece no Brasil e em diversos países a Black Friday, evento que aqui abre o período de compras para o Natal. Porém, é preciso cuidado para não comprometer o orçamento financeiro da família para o início do próximo ano.
Lições de valor

Pagar dívidas, fazer compras de fim de ano ou investir?

O mês de novembro está chegando e com ele aumenta a expectativa de muitos trabalhadores assalariados, que aguardam com ansiedade o pagamento da primeira parcela do 13° salário. Para grande parte deles o salário extra pode representar a melhor chance de se livrar de antigas dívidas, saldar as contas atrasadas, arrumar a casa para as festas de fim de ano, fazer alguma reserva financeira para enfrentar o aumento das despesas no começo de 2018 ou mesmo investir em aplicações de longo prazo, pensando no futuro.
Lições de valor

Riscos de investir em imóveis

Imóveis são um dos investimentos preferidos dos brasileiros que têm algum dinheiro sobrando na conta, seja para lucrar com a sua valorização, ou ainda para ter uma renda estável com aluguel, muitas pessoas acabam escolhendo essa opção de investimento. No entanto, quais são os erros mais cometidos ao investir em um imóvel?