STOCK PICKERS NO AR Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Fechar Ads

QUANDO USAR O CRÉDITO, EM QUAIS SITUAÇÕES?

Por  André Santos
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Quando usar o crédito,

em quais situações?

 

Para manter o orçamento equilibrado, o ideal é que as dívidas com operações de crédito não comprometam mais que 30% do seu rendimento líquido mensal. Isso inclui empréstimos, financiamentos, cheque especial, compras parceladas em lojas etc.
 
1. Pensei em pedir um empréstimo para quitar uma dívida.
Será que é uma boa ideia? Depende. Verifique o CET – Custo Efetivo Total – do empréstimo e compare com os encargos da sua dívida. Se for menor, vale a pena contratar e negociar com o seu credor um abatimento para quitar, à vista, a dívida anterior. Depois, reduza as despesas até quitar esse novo empréstimo. No entanto, se o CET do novo empréstimo for maior que a dívida atual, é melhor apertar o cinto e quitar a dívida antes de assumir novos compromissos.
 
2. Quero comprar uma geladeira “que acabou de ser lançada”, mas não tenho dinheiro. Pensei em contratar um crédito. Devo?
Antes de decidir, analise sua necessidade, seu orçamento e a sua capacidade de pagamento. Verifique se esse é o momento ideal para a compra, se a parcela cabe no seu orçamento e se, junto com as demais dívidas, não compromete mais que 30% do seu orçamento. Outra opção é economizar e obter um desconto à vista. Depois de avaliar essas questões será mais fácil decidir.
 
3. Faltam apenas 5 parcelas para eu terminar de pagar a lavadora e a secadora de roupas. Como meu filho faz 18 anos no mês que vem, queria financiar uma moto para dar de presente a ele. A prestação é baixa e acho que dá.
Cuidado! Financiar está se tornando um hábito que pode comprometer suas finanças e virar uma bola de neve. Faltando ainda 5 meses para quitar 2 dívidas, você já quer assumir um novo compromisso. Uma prestação baixa não é sinal verde para assumir um crédito. Não esqueça que juntas pequenas prestações podem somar um grande valor.
 
O controle está em suas mãos
O importante é você ter objetivos claros, um orçamento sob controle e uma noção realista da sua capacidade de pagar dívidas. Uma opção é reservar antecipadamente o valor que você precisa para adquirir o bem e só então decidir: pagar à vista ou aplicar suas reservas e, enquanto o seu dinheiro rende, você adquire o bem parcelado. Essa é uma ideia interessante para quando o preço à vista puder ser parcelado sem juros. Pense em uma necessidade e certamente encontrará no mercado a solução de crédito que você busca e os profissionais preparados para ajudá-lo a encontrar a alternativa mais adequada ao seu perfil. Com planejamento e ajuda profissional você fica mais perto de seus objetivos.

 

Compartilhe

Mais de Lições de valor

Lições de valor

PAGAR À VISTA OU PARCELADO???

Se você tem imóvel próprio, mora de aluguel ou é dono de um carro, Todo início de ano, é hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA). Afinal, é melhor quitar à vista para aproveitar os descontos ou parcelar sem apertar o bolso?
Lições de valor

Principais dúvidas

Neste post exploramos as principais dúvidas e questionamentos sobre Tesouro Direto, um investimento democrático abordado de forma simples e de fácil acesso. 
Lições de valor

5 pontos para ficar alerta

Em novembro, acontece no Brasil e em diversos países a Black Friday, evento que aqui abre o período de compras para o Natal. Porém, é preciso cuidado para não comprometer o orçamento financeiro da família para o início do próximo ano.
Lições de valor

Pagar dívidas, fazer compras de fim de ano ou investir?

O mês de novembro está chegando e com ele aumenta a expectativa de muitos trabalhadores assalariados, que aguardam com ansiedade o pagamento da primeira parcela do 13° salário. Para grande parte deles o salário extra pode representar a melhor chance de se livrar de antigas dívidas, saldar as contas atrasadas, arrumar a casa para as festas de fim de ano, fazer alguma reserva financeira para enfrentar o aumento das despesas no começo de 2018 ou mesmo investir em aplicações de longo prazo, pensando no futuro.
Lições de valor

Riscos de investir em imóveis

Imóveis são um dos investimentos preferidos dos brasileiros que têm algum dinheiro sobrando na conta, seja para lucrar com a sua valorização, ou ainda para ter uma renda estável com aluguel, muitas pessoas acabam escolhendo essa opção de investimento. No entanto, quais são os erros mais cometidos ao investir em um imóvel?