Fechar Ads

FUNDOS EXCLUSIVOS OPÇÕES CERTA PARA GRANDES INVESTIDORES!

O intuito de um fundo exclusivo é possibilitar uma alocação de recursos mais personalizada e adequada às necessidades do cliente, principalmente em termos de gestão de risco e objetivos financeiros. Os investidores com grande disponibilidade de capital muitas vezes optam por fundos fechados sob medida como forma de preservar seu dinheiro, contando com uma carteira customizada de acordo com seus interesses e com facilidades tributárias que só esse tipo de fundo possibilita.
Por  André Santos
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

 

Fundos exclusivos opção certa para grandes investidores!
O que é Fundo Exclusivo?

Na hora de investir e cuidar do seu capital, opções de investimentos não faltam. Existem diversas alternativas, como aplicar no mercado de ações, investir em CDBs, Tesouro Direto, adquirir imóveis, entre outros. Porém, cada vez mais os investidores estão buscando aplicações mais alinhadas às suas expectativas e objetivos, preferindo investimentos com uma gestão de recursos mais profissional e menos exposta a riscos.

Nesse cenário, são os fundos exclusivos, feitos sob medida para cada investidor, quando um investidor cria um fundo exclusivo, o fundo passa a possuir um CNPJ próprio, quase como se fosse uma empresa com um único dono, por esse motivo, o investidor deixa de investir como pessoa física. Os investimentos são feitos para atender especificamente o perfil de risco e objetivos de rentabilidade do investidor, em um fundo de investimentos comum a decisão de investimentos fica totalmente concentrada nas ações de seu gestor. Porém, em um fundo exclusivo, o cliente tem total ciência sobre as estratégias e operações a serem e pode participar mais ativamente da gestão do fundo, tomando decisões e sendo assessorado por um profissional especializado em gestão de riquezas.

O fundo exclusivo pode ser “fechado”, assim as movimentações como resgates e aplicações (integralizações e amortizações), mas não há incidência de imposto de renda durante o prazo de vigência do fundo, somente quando o fundo for finalizado. O resultado disso, é que a rentabilidade fica muito maior do que o que seria alcançado caso fosse aberto. Vale lembrar que fundos de investimento não exclusivos tem pagamento de come-cotas semestral, o que não acontece com fundos exclusivos.

Um fundo exclusivo tem algumas vantagens sobre aplicar diretamente como pessoa física, sendo as principais: tributária, sucessão e gestão dos investimentos.

Vantagens na Tributação

O fundo exclusivo não paga imposto de renda pelas movimentações internas que realiza. Os recursos podem ser migrados de um ativo para outro dentro do fundo sem que haja incidência impostos ou custos adicionais, o que acaba aumentado as possibilidades de aplicações sem prejudicar a rentabilidade. Também não existe incidência da tributação por “come-cotas”, onde o imposto a ser pago é descontado semestralmente por meio da redução de cotas. Nos fundos exclusivos o imposto de renda só é descontado apenas na amortização (uma vez por ano, dependendo do caso) e na sua liquidação. Isso permite que a quantia a ser paga em tributos permaneça investida até o prazo de vencimento do fundo, aumentado assim ainda mais os rendimentos do mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estrutura Operacional Simplificada

Os fundos exclusivos, por terem apenas um único valor de cota, permitem o acompanhamento da rentabilidade e do valor investido de uma forma mais fácil. Além disso, eles permitem que o investidor possa mover seu fundo diretamente de uma instituição gestora para outra se estiver insatisfeito, evitando assim que o fundo seja encerrado para ser reaberto em outro lugar. Os investidores também podem trocar o administrador ou custodiante responsável pelo fundo quando quiserem, sem ter que resgatar e mover os valores que foram investidos de uma instituição para outra.

Facilidade no Planejamento Sucessório

Os fundos de investimento exclusivos podem também funcionar como uma ótima ferramenta para facilitar a organização de heranças. Colocando seu patrimônio em um desses fundos, é possível doar as cotas do mesmo para os herdeiros ainda em vida, orientando como eles vão usufruir desses bens e evitando assim o processo do inventário. O titular do fundo ainda pode determinar que alguns bens não sejam vendidos ou que os herdeiros só consigam usufruir deles após certa idade, entre outras coisas. A doação de cotas é realizada normalmente, por meio de registro em cartório, após o pagamento do imposto sobre doações (ITCMD), no valor de 4%.

 

Compartilhe

Mais de Lições de valor

Lições de valor

PAGAR À VISTA OU PARCELADO???

Se você tem imóvel próprio, mora de aluguel ou é dono de um carro, Todo início de ano, é hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA). Afinal, é melhor quitar à vista para aproveitar os descontos ou parcelar sem apertar o bolso?
Lições de valor

Principais dúvidas

Neste post exploramos as principais dúvidas e questionamentos sobre Tesouro Direto, um investimento democrático abordado de forma simples e de fácil acesso. 
Lições de valor

5 pontos para ficar alerta

Em novembro, acontece no Brasil e em diversos países a Black Friday, evento que aqui abre o período de compras para o Natal. Porém, é preciso cuidado para não comprometer o orçamento financeiro da família para o início do próximo ano.
Lições de valor

Pagar dívidas, fazer compras de fim de ano ou investir?

O mês de novembro está chegando e com ele aumenta a expectativa de muitos trabalhadores assalariados, que aguardam com ansiedade o pagamento da primeira parcela do 13° salário. Para grande parte deles o salário extra pode representar a melhor chance de se livrar de antigas dívidas, saldar as contas atrasadas, arrumar a casa para as festas de fim de ano, fazer alguma reserva financeira para enfrentar o aumento das despesas no começo de 2018 ou mesmo investir em aplicações de longo prazo, pensando no futuro.
Lições de valor

Riscos de investir em imóveis

Imóveis são um dos investimentos preferidos dos brasileiros que têm algum dinheiro sobrando na conta, seja para lucrar com a sua valorização, ou ainda para ter uma renda estável com aluguel, muitas pessoas acabam escolhendo essa opção de investimento. No entanto, quais são os erros mais cometidos ao investir em um imóvel?