Fechar Ads

COMO CONTRATAR CRÉDITO COM RESPONSABILIDADE

Crédito é capaz de realizar sonhos, porém, sem planejamento pode se tornar um "pesadelo" para que isso não aconteça é necessário conhecer os tipos de créditos disponíveis no mercado para contratar com responsabilidade e atentar para alguns cuidados e fazer dele seu aliado.
Por  André Santos
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

COMO CONTRATAR CREDITO COM RESPONSABILIDADE

O termo “crédito” deriva da expressão “crer”, acreditar em algo, ou alguém, traduz confiança. O crédito, sob o aspecto financeiro, significa dispor a um tomador, recursos financeiros para fazer frente a despesas ou investimentos, financiar a compra de bens, serviços, dentre muitos outros. Financiamento é também um contrato entre o cliente e a instituição financeira, mas com destinação específica, como, por exemplo, a aquisição de veículo ou de bem imóvel.

Tipos de operação de crédito bancário

Opções de Empréstimos e Financiamentos

• Veículos
• Crédito Consignado
• Crédito Pessoal
• Viagem
• Habitação
• Crédito Rural
• Educação
• Penhor 

ORIENTAÇÕES PARA DECIDIR CONTRATAR UM CRÉDITO

Abaixo segue as questões que devem ser consideradas na hora de decidir pela contratação do credito.

1. Esta é uma compra planejada ou apenas um impulso?  

 Uma compra por impulso pode gerar uma obrigação financeira da qual você se arrependa em pouco tempo. Por isso, não se precipite. Pense e verifique se este é um compromisso que realmente quer e pode assumir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

2. Quais os juros aplicados e quanto vai pagar pelo crédito?

Faça uma simulação do crédito para sabe se a parcela cabe no orçamento. Basta multiplicar o valor das parcelas pelo total de meses do contrato para conhecer o custo total da dívida que está assumindo. Dependendo do tipo de crédito, além dos juros do parcelamento, podem ser acrescentados taxas, tributos, tarifas e seguros. Verifique todos os detalhes antes de assinar o contrato.

 

3. É melhor parcelar ou juntar o valor para comprar à vista?

Se o crédito é para comprar um bem, compare o total parcelado com o preço à vista. Muitas vezes a diferença é tão grande que para ficar em dia com o seu bolso é melhor escolher uma aplicação, investir o valor mensal da parcela e juntar o total para comprar à vista. 
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

 4. A prestação cabe no seu orçamento hoje e durante todo o tempo de contrato?

Especialmente em contratos longos, de mais de 1 ano, é importante considerar que sua renda deverá cobrir todos os seus compromissos mais a parcela do crédito, durante todo o período de contrato. Aproveite qualquer rendimento extra e faça uma reserva para emergências e imprevistos. Crédito bem utilizado é uma ferramenta importante para estimular a economia. Com ele, é possível conquistar muitos sonhos, mas, para ficar tranquilo, é preciso usar com responsabilidade.

 

 Cuidados para fazer do crédito um aliado.

Contrate apenas o valor que cabe no seu orçamento. Por mais tentadora que seja a oferta, honrar os compromissos assumidos é a prioridade de um orçamento equilibrado. Por isso, faça as contas antes de contratar, verifique se você pode assumir essa parcela durante todo o tempo do contrato e não se esqueça de que crédito com responsabilidade mantém as suas contas no azul.
Amigos, amigos; negócios a parte. Para manter os amigos, é melhor deixar os negócios com quem entende. Empréstimos são transações comerciais que devem ser contratadas com instituições financeiras regulamentadas. Só elas podem oferecer segurança para quem empresta e para quem toma o empréstimo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Custos relacionados. Você fez as contas e sabe que, se apertar o cinto, a parcela até cabe no seu bolso. Mas, se você está adquirindo um bem, já considerou todos os custos complementares que ele vai gerar? Por exemplo: se for um carro, lembre-se da gasolina e da manutenção. Já um smartphone ultramoderno, que navega muito bem na internet e nas redes sociais, precisa de créditos com frequência.

Peça à instituição financeira na qual contratou o crédito todos os detalhes como:

• Número do contrato
• Saldo devedor atualizado
• Demonstrativo da evolução do saldo devedor
• Modalidade
• Taxa de juros anual, nominal e efetiva
• Prazo total e remanescente
• Sistema de pagamento
• Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos
• Data do último vencimento da operação A instituição tem 1 dia para fornecer esses dados.

As instituições são obrigadas a liberar o seu crédito para a portabilidade, mas nenhuma tem obrigação de receber o seu crédito. Isso depende de um acordo entre as partes. Ao receber o pedido de portabilidade, seu credor original pode fazer uma contraproposta e você decide se quer aceitá-la ou seguir com a operação. Faça um bom negócio Antes de escolher a portabilidade, esclareça todas as suas dúvidas. Pergunte à nova instituição sobre o valor do Custo Efetivo Total – CET – da operação que é a forma mais fácil de comparar os encargos e despesas cobrados. Verifique, também, todas as condições do novo contrato para que a transferência seja realmente vantajosa para você

Compartilhe

Mais de Lições de valor

Lições de valor

PAGAR À VISTA OU PARCELADO???

Se você tem imóvel próprio, mora de aluguel ou é dono de um carro, Todo início de ano, é hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA). Afinal, é melhor quitar à vista para aproveitar os descontos ou parcelar sem apertar o bolso?
Lições de valor

Principais dúvidas

Neste post exploramos as principais dúvidas e questionamentos sobre Tesouro Direto, um investimento democrático abordado de forma simples e de fácil acesso. 
Lições de valor

5 pontos para ficar alerta

Em novembro, acontece no Brasil e em diversos países a Black Friday, evento que aqui abre o período de compras para o Natal. Porém, é preciso cuidado para não comprometer o orçamento financeiro da família para o início do próximo ano.
Lições de valor

Pagar dívidas, fazer compras de fim de ano ou investir?

O mês de novembro está chegando e com ele aumenta a expectativa de muitos trabalhadores assalariados, que aguardam com ansiedade o pagamento da primeira parcela do 13° salário. Para grande parte deles o salário extra pode representar a melhor chance de se livrar de antigas dívidas, saldar as contas atrasadas, arrumar a casa para as festas de fim de ano, fazer alguma reserva financeira para enfrentar o aumento das despesas no começo de 2018 ou mesmo investir em aplicações de longo prazo, pensando no futuro.
Lições de valor

Riscos de investir em imóveis

Imóveis são um dos investimentos preferidos dos brasileiros que têm algum dinheiro sobrando na conta, seja para lucrar com a sua valorização, ou ainda para ter uma renda estável com aluguel, muitas pessoas acabam escolhendo essa opção de investimento. No entanto, quais são os erros mais cometidos ao investir em um imóvel?