Fechar Ads

Como Proteger seu Patrimônio.

São poucas as pessoas que reconhecem a importância por trás da contratação de seguros e boa parte dos clientes que possui produtos bancários sem saber exatamente do que se trata e se realmente necessita deles. Seguro é coisa séria e é importante para qualquer planejamento financeiro, porém, deve ser analisado minuciosamente.
Por  André Santos
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

 

O que você faria para proteger as pessoas que você mais ama? A Educação de seus filhos? O Padrão de vida de sua família? Acredito que a resposta seja algo próximo a “qualquer coisa”. E o que você faria para proteger o patrimônio financeiro que você construiu com muito esforço e dedicação? Uma das possíveis respostas é “investir com conhecimento e segurança”.

 

Mas existe uma parcela do seu patrimônio que não pode ser protegida desta forma como seus demais bens tais como seu carro, sua casa, sua saúde, sua renda e até mesmo a sua vida. Felizmente, é possível proteger seu patrimônio através do uso correto de seguros!

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São poucas as pessoas que reconhecem a importância por trás da contratação de seguros e boa parte dos clientes que possui produtos bancários sem saber exatamente do que se trata e se realmente necessita deles. Seguro é coisa séria e é importante para qualquer planejamento financeiro, porém, deve ser analisado minuciosamente.

 

Para identificar o seguro ideal para sua real necessidade, será necessário entender:

 

  • Será que realmente preciso de um seguro de vida neste momento da minha vida?
  • Que tipo de risco eu desejo cobrir?
  • Tenho dependentes?
  • Tenho recursos guardados para emergências?
  • Tenho cobertura do seguro social?             

 

O mercado de seguros surgiu da necessidade que pessoas ou empresas possuem de suportar e repor perdas, ou seja, anular total ou parcialmente os riscos. Segundo definição do dicionário Aurélio, seguro é o contrato pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar outra de um perigo ou prejuízo eventual.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao escolher um seguro de vida individual, é fundamental definir quais tipos de risco você deseja cobrir, como morte por qualquer causa, natural ou acidental; invalidez permanente total ou parcial por acidente; e invalidez permanente total por doença, dentre outras.

 

O auxilio de um profissional pode ser muito útil na sua escolha, pois se você não tiver definido de forma clara seus interesses, não faz sentido contratar um seguro. Você poderá até pagar mais caro por uma cobertura que não necessita e priorize a proposta que se adapte mais às suas necessidades.

 

O valor do seguro não é considerado herança e não se sujeitará às dívidas do segurado, além disso, os seguros de vida não são taxados, pois não são considerados patrimônio. Por isso muito utilizado em países desenvolvidos como instrumento de planejamento sucessório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Antes de contratar um seguro de vida, defina que tipo de cobertura você deseja, para que o valor pago de indenização seja suficiente para manter a vida financeira da sua família tranquila na sua ausência. Para isso, será necessário calcular despesas familiares e definir os prazos de cobertura para essas despesas que vão variar de acordo com necessidades específicas de cada segurado e seus beneficiários.

 

Há modalidades de seguro de vida resgatável com correção de inflação (IPCA) mais uma taxa fixa em torno de 3 por cento ao ano. Esta alternativa pode ser muito atrativa, pois você poderá resgatar o valor pago com correção, porém, o cancelamento do contrato pode implicar   perdas do valor pago. O seguro de vida não deve ser confundido com um investimento. Esse produto é uma proteção financeira contra eventos imprevistos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segue alguns termos utilizados no mercado de seguros:

– Prêmio: preço do seguro pago pelo segurado ao segurador.

– Sinistro: ocorrência de evento danoso previsto no contrato do seguro.

– Indenização: pagamento efetuado pela seguradora aos beneficiários do seguro na ocorrência de sinistro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Lições de valor

Lições de valor

PAGAR À VISTA OU PARCELADO???

Se você tem imóvel próprio, mora de aluguel ou é dono de um carro, Todo início de ano, é hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA). Afinal, é melhor quitar à vista para aproveitar os descontos ou parcelar sem apertar o bolso?
Lições de valor

Principais dúvidas

Neste post exploramos as principais dúvidas e questionamentos sobre Tesouro Direto, um investimento democrático abordado de forma simples e de fácil acesso. 
Lições de valor

5 pontos para ficar alerta

Em novembro, acontece no Brasil e em diversos países a Black Friday, evento que aqui abre o período de compras para o Natal. Porém, é preciso cuidado para não comprometer o orçamento financeiro da família para o início do próximo ano.
Lições de valor

Pagar dívidas, fazer compras de fim de ano ou investir?

O mês de novembro está chegando e com ele aumenta a expectativa de muitos trabalhadores assalariados, que aguardam com ansiedade o pagamento da primeira parcela do 13° salário. Para grande parte deles o salário extra pode representar a melhor chance de se livrar de antigas dívidas, saldar as contas atrasadas, arrumar a casa para as festas de fim de ano, fazer alguma reserva financeira para enfrentar o aumento das despesas no começo de 2018 ou mesmo investir em aplicações de longo prazo, pensando no futuro.
Lições de valor

Riscos de investir em imóveis

Imóveis são um dos investimentos preferidos dos brasileiros que têm algum dinheiro sobrando na conta, seja para lucrar com a sua valorização, ou ainda para ter uma renda estável com aluguel, muitas pessoas acabam escolhendo essa opção de investimento. No entanto, quais são os erros mais cometidos ao investir em um imóvel?