Fechar Ads

É hora de pôr suas finanças em dia

Tenha mais dinheiro em 7 passos! É hora de pôr suas finanças em dia.
Por  André Santos
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Com o futuro econômico do país ainda incerto, faça o que está ao seu alcance, controlar seus ganhos e gastos para concretizar todos os seus sonhos. Como a sabedoria popular já traduziu “Dinheiro não aceita desaforo”. Quem gasta demais e mais do que pode, terá dor de cabeça posteriormente, importante lembrar que se você não destinar tempo e atenção para cuidar de suas finanças, o descontrole roubará sua energia e assumirá o centro do palco de suas preocupações.

Abaixo segue recomendações para por suas finanças em dia:

 

1) Cheque especial – Cheque especial não é salário – primeiro grande erro é incorporar o cheque especial ao salário, utilizar esta linha de crédito mensalmente para pagar contas deve ser evitado e ser utilizado apenas para algum gasto inesperado, se você não consegue lidar com cheque especial, solicite a redução do limite ao seu gerente.

 

2) Cartão de crédito – pare com o “pagamento mínimo” do cartão de crédito. Na falta de dinheiro para pagar a totalidade da fatura, faça um empréstimo pessoal, que sairá mais barato. Lembre-se que cartão é um meio, crie o hábito de controlar com mais frequência seus extratos do cartão e acabe com as compras a prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

3)  Dívidas – Faça um levantamento de todas suas dívidas e se organizar para quitá-las. Dê prioridade para arcar com o que você é capaz de pagar no momento.  Se não puder pagar de imediato, estabeleça um prazo realista.  Anote o cronograma em recados no celular ou onde quiser, e cumpra-o rigorosamente. É importante informar ao credor sobre seu plano de quitar a dívida. Tente renegociar a dívida no banco e fazer um acordo realista. “O pior acordo que você pode fazer é aquele que não pode pagar”. 

 

4) Diagnosticar – Faça o diagnostico de seus ganhos e gastos, pois será essencial para conseguir poupar, este diagnostico é necessário para identificarmos onde o seu dinheiro está indo. Existem excessos em todas as famílias e sempre é possível cortar gastos. Para isso, existe uma infinidade de planilhas, em aplicativos para smartphones ou no Excel, que são fáceis de usar e eficientes.

 

5) Planejar seu orçamento financeiro – Planejar um orçamento financeiro é fazer esse diagnóstico dos gastos e ganhos e planejar suas metas e sonhos. “É um norte, uma direção para realização de seus objetivos e metas”. Pode ser algo simples, como viajar no feriado, ou um plano de longo prazo, como se aposentar com determinada idade. Também é importante determinar regras para você mesmo de como lidar com o dinheiro. Organize como você pagará suas contas em dia e como realizará seus pagamentos do dia a dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

6) Ter novas fontes de renda – Se você já cortou todos os gastos possíveis e mesmo assim o orçamento continua apartado, a solução é procurar fontes alternativas de renda. Às vezes, não é preciso trocar de emprego ou redirecionar a carreira. Dá para encontrar soluções mais simples, como vender coisas usadas ou ganhar uma renda extra fixa.

 

7) Investir para realizar seus sonhos –  Devemos manter o maior valor possível investido. É preciso cautela para encarar a incerteza econômica que está por vir. “Não é momento para contrair dívidas, e sim para se capitalizar mais”.  Se você ainda não investe ou não possui nenhuma poupança, o primeiro passo é guardar um dinheiro para emergências.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A recomendação é ter o equivalente a entre três e seis salários investidos, para caso você perca o emprego ou algum outro imprevisto aconteça. Para isso, há investimentos tão seguros quanto à poupança, que proporcionam maiores rentabilidades. Depois de construir a reserva de emergência, invista para realizar sonhos de médio prazo, como uma viagem ou a compra de um carro, e de longo prazo, como a aposentadoria.

Compartilhe

Mais de Lições de valor

Lições de valor

PAGAR À VISTA OU PARCELADO???

Se você tem imóvel próprio, mora de aluguel ou é dono de um carro, Todo início de ano, é hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA). Afinal, é melhor quitar à vista para aproveitar os descontos ou parcelar sem apertar o bolso?
Lições de valor

Principais dúvidas

Neste post exploramos as principais dúvidas e questionamentos sobre Tesouro Direto, um investimento democrático abordado de forma simples e de fácil acesso. 
Lições de valor

5 pontos para ficar alerta

Em novembro, acontece no Brasil e em diversos países a Black Friday, evento que aqui abre o período de compras para o Natal. Porém, é preciso cuidado para não comprometer o orçamento financeiro da família para o início do próximo ano.
Lições de valor

Pagar dívidas, fazer compras de fim de ano ou investir?

O mês de novembro está chegando e com ele aumenta a expectativa de muitos trabalhadores assalariados, que aguardam com ansiedade o pagamento da primeira parcela do 13° salário. Para grande parte deles o salário extra pode representar a melhor chance de se livrar de antigas dívidas, saldar as contas atrasadas, arrumar a casa para as festas de fim de ano, fazer alguma reserva financeira para enfrentar o aumento das despesas no começo de 2018 ou mesmo investir em aplicações de longo prazo, pensando no futuro.
Lições de valor

Riscos de investir em imóveis

Imóveis são um dos investimentos preferidos dos brasileiros que têm algum dinheiro sobrando na conta, seja para lucrar com a sua valorização, ou ainda para ter uma renda estável com aluguel, muitas pessoas acabam escolhendo essa opção de investimento. No entanto, quais são os erros mais cometidos ao investir em um imóvel?