Fechar Ads

Empreendedores precisam de Educação Financeira?

A boa educação financeira do Empreendedor é fundamental para garantir uma boa gestão de seu fluxo de caixa, bem como possibilitando focar na expansão de seus negócios e na condução de seu negocio financeiramente saudável.
Por  André Santos
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

A compreensão dos conceitos e produtos financeiros para empreendedores é fundamental para possibilitar uma melhor condução de suas finanças e principalmente cuidar de sua saúde financeira, assim, é mais fácil adquirir as competências que são necessárias para fazer as melhores escolhas financeiras, sabendo analisar os riscos e as oportunidades envolvidas.

Investir em Educação Financeira ajuda a ter o controle do próprio dinheiro, identificar as melhores opções para suas necessidades e, também, a ter um futuro tranquilo e seguro para sua empresa e sua família.
Um dos maiores motivos que levam pequenas e médias empresas à falência é a má administração de suas finanças e de seu fluxo de caixa. O empresário que não consegue controlar com eficiência o seu próprio fluxo de caixa, certamente também não terá êxito na gestão de sua empresa. 

Os erros mais comuns do empreendedor são:

 

  1. 1. Descontrole nos gastos;
     

    É muito comum que o empreendedor, ocupado na condução das vendas de sua empresa, realize gastos desnecessários, por desatenção ou mesmo por falta de conhecimento, o que acaba prejudicando o caixa de sua empresa. O ideal é que cada aquisição da empresa venha a diminuir as despesas ou aumentar a receita de seu negócio.

  2. 2. Má gestão do fluxo de caixa;
     

    Todas as contas devem ser registradas em algum lugar, seja uma simples planilha eletrônica ou software de gestão. Tanto as contas à pagar quanto as à receber. O mesmo vale para o patrimônio e os investimentos da empresa. Este fluxo de caixa, considerando receitas e despesas, deve ser analisado mensalmente, de preferência em contraste com as metas do período, de modo a sempre assegurar a boa saúde financeira de sua empresa.

  3. 3. Confusão entre contas pessoais e da empresa;
     

    A vida de empreendedor não é fácil, mas para saúde financeira da empresa, é essencial que os sócios tenham um valor mensal definido para retirar da empresa para que possam viver bem. Assim, é importante que os sócios saibam exatamente quanto precisam para manter seus padrões de vida, mantendo suas  próprias finanças e de suas famílias sob controle. Além disso, é necessário ter disciplina, para não prejudicar o caixa da empresa com seus salários, mesmo nos momentos em que os negócios tiverem um aumento  no faturamento. Qualquer reajuste deve ser planejado anualmente e deve levar em conta os objetivos da empresa. Nos primeiros anos da empresa será extremamente importante reinvestir no negócio para crescer ainda mais, por esse motivo é necessário ter cautela com altas retiradas no início do negócio.

  4. 4. Alto Endividamento e Juros Elevados;
     

    Antes de comprometer o fluxo de caixa da empresa com dívidas contraídas a juros caros nos bancos e factoring, ou mesmo com descontos de recebíveis que limitam o seu crescimento, é importante que o empreendedor faça pesquisa de outras alternativas mais baratas e saudáveis, como empréstimos entre pessoas (também chamado empréstimos peer to peer), crédito PJ online ou outros, que tem menos custos e juros mais atrativos que a prática de mercado. Além disso, é importante que as parcelas de empréstimos e/ou financiamentos nunca ultrapassem mais que 25% (ou um quarto) de seu faturamento.

  5. A boa educação financeira do Empreendedor é fundamental para garantir uma boa gestão de seu fluxo de caixa, bem como possibilitando focar na expansão de seus negócios e na condução de seu negocio financeiramente saudável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Lições de valor

Lições de valor

PAGAR À VISTA OU PARCELADO???

Se você tem imóvel próprio, mora de aluguel ou é dono de um carro, Todo início de ano, é hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA). Afinal, é melhor quitar à vista para aproveitar os descontos ou parcelar sem apertar o bolso?
Lições de valor

Principais dúvidas

Neste post exploramos as principais dúvidas e questionamentos sobre Tesouro Direto, um investimento democrático abordado de forma simples e de fácil acesso. 
Lições de valor

5 pontos para ficar alerta

Em novembro, acontece no Brasil e em diversos países a Black Friday, evento que aqui abre o período de compras para o Natal. Porém, é preciso cuidado para não comprometer o orçamento financeiro da família para o início do próximo ano.
Lições de valor

Pagar dívidas, fazer compras de fim de ano ou investir?

O mês de novembro está chegando e com ele aumenta a expectativa de muitos trabalhadores assalariados, que aguardam com ansiedade o pagamento da primeira parcela do 13° salário. Para grande parte deles o salário extra pode representar a melhor chance de se livrar de antigas dívidas, saldar as contas atrasadas, arrumar a casa para as festas de fim de ano, fazer alguma reserva financeira para enfrentar o aumento das despesas no começo de 2018 ou mesmo investir em aplicações de longo prazo, pensando no futuro.
Lições de valor

Riscos de investir em imóveis

Imóveis são um dos investimentos preferidos dos brasileiros que têm algum dinheiro sobrando na conta, seja para lucrar com a sua valorização, ou ainda para ter uma renda estável com aluguel, muitas pessoas acabam escolhendo essa opção de investimento. No entanto, quais são os erros mais cometidos ao investir em um imóvel?