Fechar Ads

Crash silencioso

O movimento de alta do dólar, queda na Bovespa e abertura na curva de taxas de juros são temas já amplamente comentados, mas acho que vale a pena revisitar o caso. Em dezembro já alertei para os possíveis problemas, dizendo que as expectativas do consenso não eram realistas e venho postando comentários no Twitter semanalmente sobre isso.
Por  Marcelo López
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Governo estável. Poucas (se alguma) empresas estatais. Moeda representando reserva de valor. Estabilidade monetária e financeira. Crescimento sustentável. Previsibilidade. Incentivo aos empresários, que criam empregos e correm riscos. Regras claras e que não mudam para favorecer um grupo específico. Essas são algumas das características de países desenvolvidos e que estão faltando agora no Brasil.

Para os investidores que já possuem conta no exterior, esse movimento acentuado de alta do dólar não representa muito. Mas para a grande maioria, que sofreu o que eu chamo de “crash silencioso” (quando a moeda perde poder de compra), as perdas são enormes.

O movimento de alta do dólar, queda na Bovespa e abertura na curva de taxas de juros são temas já amplamente comentados, mas acho que vale a pena revisitar o caso. Em dezembro já alertei para os possíveis problemas, dizendo que as expectativas do consenso não eram realistas e venho postando comentários no Twitter (marcelo) semanalmente sobre isso.

Muita gente estava achando que, só porque as taxas de juros estavam caindo, tinham que correr para a bolsa, a fim de manter a rentabilidade da carteira em alta. Na época eu ainda escrevi que só porque queremos uma rentabilidade maior, não quer dizer que o mercado vai entregar. A bolsa estava em alta e as taxas de juros nas mínimas históricas.

Além do mais, a bolha de tudo (como eu entendo o mundo hoje) estava no seu ápice, quando havia obras de arte sendo vendidas a preços estratosféricos, bitcoin acima de US$18mil, Tesla ainda em operação e Argentina, um país quebrado, que declarou default 8 vezes nos seus 200 anos de história, 5 no último século, sendo a última há apenas 4 anos, captando recursos por meio de bônus de 100 anos em dólar.

Isso tudo em um cenário em que as taxas de juros americanas, que ficaram zeradas por mais de 6 anos, fomentando uma especulação irracional pelo mundo, estavam começando a desenhar uma trajetória de alta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda por cima, aqui na Austrália, de onde escrevo, não há recessão há mais de 20 anos. Nos EUA não há recessão há 10 anos. E os ciclos econômicos nesse país duram cerca de 6 anos e meio, ou seja, a cada 6,5 anos, há uma crise. Esse é o segundo período de maior crescimento sem crise nos EUA – certamente ele pode ser estendido por mais tempo, mas será que vale a pena arriscar a essa altura do campeonato?

Estava na cara que isso não acabaria bem. Para ainda dizer que tudo não aconteceu de repente, houve vários sinais internacionais de que a coisa não ia de vento em popa. O primeiro foi a Turquia e logo depois a Argentina, que ontem recebeu uma ajuda do FMI de US$50 bilhões.

Mas os grandes fundos mútuos e pensão não podem ficar muito tempo investidos em DI, já que têm metas a bater. Daí a grande corrida para o risco. E quando estão todos do mesmo lado do barco, esse tende a virar.

A grande verdade é que, no Brasil, existem poucas oportunidades de investimento. Renda fixa, meia dúzia de ações com liquidez e alguma exposição a dólar e a mercado imobiliário, ao passo que, fora do país, onde é facílimo abrir uma conta, existem milhares de ações de empresas em diversos setores, ETFs que dão exposição a commodities, moedas, setores, países, regiões; renda fixa de praticamente todos os países do mundo e uma legislação que não muda ao sabor da corrente.

O investimento no exterior não é somente para segurança e proteção, mas ele pode trazer também rentabilidade e uma real diversificação. Já mencionei o ouro físico algumas vezes nesse blog e no Twitter (marcelo), e gostaria de voltar a sugeri-lo como proteção. Ele já subiu mais de 20% esse ano e tem se mostrado um excelente hedge contra o volátil mercado brasileiro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcelo López Marcelo López tem certificação CFA, é gestor de recursos na L2 Capital Partners, com MBA pelo Instituto de Empresa (Madrid, Espanha) e especialização em finanças pela principal escola de negócios da Finlândia (Helsinki School of Economics and Business Administration). Atuou como Gestor de Carteiras e de Fundos em grandes gestoras internacionais, tais como London & Capital e Gartmore Investment Management.

Compartilhe

Mais de Investimentos Internacionais