Blog InfoMoney

Além do dinheiro

Em blogs / investimentos / alem-do-dinheiro

Sonhos não tem prazo de validade

Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro é de 75,5 anos com tendência de uma vida ainda mais longeva. A economia grisalha chega com força.

A “silver economy” ou “grey economy”, “economia de prata” ou “economia grisalha”, em tradução livre, é dedicada aos idosos de nossa sociedade. É considerado idoso, segundo a Lei 10.741/03, as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
O processo de envelhecimento da população é real e afeta os mercados de habitação, , transporte, alimento, financeiro, seguro, robótica, saúde, comunicação , esporte e lazer.
Será cada vez mais comum vermos campanhas orientadas a esses consumidores ganhando espaço na mídia. Muitos segmentos já entenderam que não devem negligenciar esse público e sua renda: um público com muita vontade de aproveitar a vida.
Definitivamente, já se foi o tempo em que pessoas com mais de 60 anos ficavam em casa vendo o mundo acontecer pela televisão. Elas agora são personagens principais de uma vida com mais saúde, mais tempo para si mesmas, pois pressupõe-se que seus filhos já são independentes e ainda há a possibilidade de seguir trabalhando e se divertir.
Segundo pesquisas recentes, a cada ano os “grisalhos” estão mais familiarizados com a tecnologia e aproveitam as facilidades do comércio eletrônico.
Esse público vem criando, inclusive, novas terminologias, tal como a Gerontecnologia ("Gerontologia" e "Tecnologia") que inclui vários sistemas técnicos e soluções que permitem que os idosos mantenham sua autonomia e/ou compensem deficiências funcionais na realização de atividades diárias básicas.
E já que viver custa, os sonhos não tem prazo de validade e a vida só se prolonga, então é melhor que a educação financeira também entre com força desde cedo na vida das famílias.
Realiza mais sonhos e vive com tranquilidade e qualidade de vida aquele que planeja financeiramente cada etapa da vida.Parafraseando Spok, o vulcaniano, oficial de ciências da USS Enterprise da série Star Trek:
“Vida longa e próspera“ a todos nós.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

aposentados-felizes
(Shutterstock)

perfil do autor

Silvia Alambert

Silvia Alambert é fundadora e CEO da The Money Camp® no Brasil. Educadora financeira de crianças e jovens, é certificada e licenciada pela Creative Wealth® Intl (USA) e coordenadora do projeto de educação financeira para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade sócio-econômica pelo ITESA (Instituto de Tecnologia Social Aplicada).

Eli Borochovicius

é professor da The Money Camp® na região metropolitana de Campinas e professor de finanças e gestor de orçamento da PUC-Campinas. Trabalhou por mais de 15 anos em empresas financeiras no Brasil e foi diretor financeiro no exterior. É mestre em educação pela PUC-Campinas, possui MBA Executivo Internacional pela FGV, MBA em empreendedorismo pela Babson College/US, pós-graduado em política e estratégia pela USP e formado em Comércio Exterior e Diplomado pela ADESG/SP.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Além do dinheiro

Contato