Fechar Ads

5 crenças sobre dinheiro que não servem para nada.

As mesmas crenças que impedem a criação de uma cultura financeira também impedem a prosperidade.
Por  Silvia Alambert Hala
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

 

 

 

As nossas crenças definem sistematicamente um modo de perceber o mundo social, cultural, físico e psicológico e, normalmente, elas se formam e são interiorizadas durante a nossa infância. 
Há crenças sobre dinheiro que só servem para confundir e atrapalhar a nossa vida financeira.
Preste atenção naquilo que você acredita e pensa sobre dinheiro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1) Dinheiro foi feito para gastar.

 

A maioria das pessoas acredita que o dinheiro só tem duas finalidades: pagar contas e ser gasto.
Com base nessa crença poderosa que nos acompanha ao longo de nossa infância e juventude e é reforçada pela mídia que nos leva a desejar ter “coisas” que nem precisamos, mas que acreditamos que precisamos imediatamente, é que crescemos acreditando que o dinheiro só tem mesmo estas duas finalidades e,assim, inconscientemente, vamos avançando em idade sem nos darmos conta que podemos criar oportunidades maiores e mais fascinantes com o nosso dinheiro.

 

2) Só é possível ter alguma coisa se tivermos uma dívida.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se nessa vida não se tem garantia de nada, então, como será possível prosperar com base em uma crença que leva uma pessoa ao endividamento contínuo? 
Se uma pessoa vier a perder o seu emprego ou se, ainda, esta mesma pessoa precisar dispor de um dinheiro para alguma emergência, como é que ela honrará as suas dívidas?
É através de um bom planejamento financeiro que uma pessoa realizará seus sonhos com tranquilidade e não na base do “depois a gente vê como fica”.

 

3) Rico é miserável.

 

A natureza de cada um é de cada um e não importa o nível social.
Quem é miserável é miserável porque é. 
O dinheiro não tem o poder de transformar ninguém em coisa alguma; ele apenas reforça aquilo que uma pessoa já é.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

4) Não guardo dinheiro porque nem sei se amanhã estarei vivo.

 

Para quem está vivo e pensa, esta crença é apenas uma desculpa para gastar sem remorso e uma forma egoísta de pensar a vida.

Melhor mesmo é viver dentro da própria realidade financeira, para se ter tranquilidade no presente, pensar e organizar a vida para viver o futuro e, se vier a morrer no meio do caminho, saber que , até na morte, não atrapalhou a vida financeira de ninguém. 
Esqueça essa crença porque, na verdade, ninguém sabe o dia que irá morrer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

5) Eu não ligo para o dinheiro.

 

Ninguém liga para o dinheiro porque ele não tem um número para ser chamado. 
Dinheiro move o mundo e precisamos dele por questões básicas de sobrevivência e nos agrada a ideia do que ele pode nos proporcionar. 
Acreditar que se pode viver de forma simplificada ou minimalista é uma coisa, não ligar para o dinheiro é outra bem diferente.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembre-se que nossas crenças são, em grande parte, responsáveis pelos resultados de nossa vida, então, talvez esteja na hora de atualizar as crenças que não servem para nada e substituí-las por outras que façam sentido para a sua vida.
Alguém já mencionou algo sobre isso: “Tenha cuidado com o que você acredita, pois aquilo que você acredita é o que você pensa e aquilo que você pensa uma hora se torna realidade.”

 

Conhece outras crenças sobre dinheiro?
Compartilhe e leve mais pessoas a refletirem sobre suas próprias crenças e fazerem uma autoanálise sobre como estas crenças podem estar interferindo em suas vidas financeiras.

 

Juntos somos melhores.
 

 

Silvia Alambert Hala Sócia, co-fundadora da Creative Wealth™ Intl (USA), empresa americana fundada em 2002 e proprietária dos programas de educação financeira para crianças e jovens The Money Camp™, Camp Millionaire™, Moving Out! ™ e The Money Game™ que se dedica à formação de educadores financeiros escolares e mentores e tutores de crianças e jovens ao redor do mundo. Silvia atua há 15 anos como educadora financeira de crianças e jovens em escolas e nas famílias, coach especializada em finanças comportamentais, palestrante, formadora de educadores financeiros escolares no Brasil, co-autora do livro “Pai, ensinas-me a poupar!” (Ed. Rei dos Livros) publicado em Portugal, representante da APOEF™ (Associação de Profissionais Orientadores e Educadores em Finanças) nos Estados Unidos da América e coordenadora do projeto de educação financeira para jovens atletas de alto desempenho da empresa Sports To Go™. Instagram: @silviaalambert_edufin www.silviaalambert.com www.creativewealthintl.com

Compartilhe

Mais de Além do dinheiro