Fechar Ads

Empresário antes dos 30 (Parte 2)

Plano de carreira bem definida deixou de ser um atrativo para os jovens, que buscam flexibilidade, valorização pessoal, independência e ascensão financeira.
Por  Eli Borochovicius
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Como professor de finanças do curso de Administração, costumo mostrar nas primeiras aulas a importância do conteúdo conceitual da disciplina para aqueles que desejarem seguir na área financeira ou mesmo empreender. O brilho no olhar dos alunos é encantador.

Não muito raro universitários recém-formados se aventuram na criação de um negócio, depois de terem se apropriado de uma série de conhecimentos que os qualificam a elaborar um plano de negócios, contendo análise de mercado, produto e financeira.

 Empreender envolve risco, organização, estratégia, visão sistêmica, dedicação, disciplina, perseverança e muita paixão. Apresentarei a seguir 3 empresas de ex-alunos que empreenderam e aceitaram contar como tudo começou.

 

Café com bolo  |  www.ocafecombolo.com.br

Em 2012 a jovem empresária realizou o sonho de ter uma cafeteria. Parece um tanto exótico, mas não para quem veio de uma família de cafeicultores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 Levar o aroma do café da roça acompanhado do delicioso sabor do bolo caseiro para paladares exigentes foi uma decisão acertada. Quando o Shopping Parque das Bandeiras iniciou o empreendimento em Campinas, a oportunidade de transformar o sonho em realidade surgiu e não foi desperdiçada.

Foram investidos 290 mil reais e para 2016 o faturamento esperado já passa da casa do milhão. A empresa emprega 20 pessoas e vem crescendo com consistência.

O diferencial? Ponto da torra do café e as deliciosas receitas de bolos caseiros.

 

Comércio de utilidades domésticas para cozinha

A empresa começou as operações em janeiro de 2015, quase 1 ano depois de vários estudos e pesquisas de mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os sócios investiram 150 mil reais acreditando no potencial do setor de utilidades domésticas e criaram a empresa que traz uma solução completa para os clientes que tem a cozinha como atividade profissional ou hobby, mas são exigentes com a praticidade e qualidade dos produtos.

De acordo com o principal executivo, o primeiro ano foi “a prova de fogo”. Os custos fixos eram altos, a administração do capital de giro era complexa e não havia previsibilidade de demanda.

Os conhecimentos que adquiriu na faculdade, segundo ele, foram essenciais para o crescimento da empresa. “Gerenciar um negócio sem saber para onde está indo, significa que você está perdido. Passamos a monitorar nossa operação periodicamente com diversos indicadores de saúde financeira. Passamos a gerenciar nossos ativos e passivos com muito rigor”.

Para 2016 a empresa já prevê um faturamento de 750 mil reais e muitas novidades, em fase de desenvolvimento, que criarão ainda mais valor.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DMS Organização Empresarialwww.dmsempresarial.com.br

Sem absolutamente nenhum investimento inicial, a empresa que presta serviços na área contábil nasceu em 2011 e hoje conta com duas unidades, mais de 50 clientes e fatura meio milhão de reais no ano.

Para o empreendedor, o sofrimento na contratação de empresas de consultoria contábil que apresentassem soluções reais era constante. De acordo com ele, muitas consultorias, grandes e conhecidas, estavam mais preocupadas em gastar horas de trabalho, do que em apresentar resultados.

Surpreendentemente, além de ter confessado a importância de ter estudado disciplinas como contabilidade e gestão financeira, o empresário elencou como essencial para o sucesso do seu negócio as aulas de ética.

Eli Borochovicius Eli Borochovicius é docente de finanças na PUC-Campinas. Doutor e Mestre em Educação pela PUC-Campinas, com estágio doutoral na Macquarie University (Austrália). Possui MBA em gestão pela FGV/Babson College (Estados Unidos), Pós-Graduação na USP em Política e Estratégia, graduado em Administração com linha de formação em Comércio Exterior e diplomado pela ADESG. Acumulou mais de 20 anos de experiência na área financeira, tendo ocupado o cargo de CFO no exterior. Possui artigos científicos em Qualis Capes A1 e A2 e é colunista do quadro Descomplicando a Economia da Rádio Brasil Campinas

Compartilhe

Mais de Além do dinheiro