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Vox Populi errou resultado da eleição por 22,4 milhões de votos em 2010

Pesquisa do instituto divulgada ontem mostrou que Dilma pode vencer no primeiro turno e também que Aécio tem chances de ir para o segundo turno, mas os dados são críveis?

(SÃO PAULO) – Nesta terça-feira, o instituto Vox Populi divulgou sua nova pesquisa para a eleição presidencial. Ao apontar Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto, Marina Silva (PSB) com 22% e Aécio Neves (PSDB) com 17%, a pesquisa trouxe de volta duas hipóteses que até dias atrás pareciam totalmente descartadas: a de vitória de Dilma no primeiro turno e a de Aécio presente num eventual segundo turno. O levantamento também mostrou que, no segundo turno, Dilma venceria a eleição contra Marina por um placar de 46% a 39% - uma diferença bem superior à margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Os números são bastante discrepantes dos divulgados até agora. Também nesta terça o Ibope divulgou pesquisa em que mostrou Dilma com 38%, Marina com 29% e Aécio com 19%. Já no segundo turno, o Ibope apontou para um empate entre Dilma e Marina, ambas com 41% das intenções de voto.

Para um investidor, essa diferença é crítica, já que, se o Vox Populi estiver certo, é preciso se posicionar em Bolsa ou na renda fixa de uma maneira. Já caso o Ibope esteja correto, também pode ganhar dinheiro quem se posicionar na ponta inversa de quem acreditou no Vox Populi. Mas quem está certo?

Analisar o passado é sempre mais fácil do que adivinhar o futuro. Por isso, o InfoMoney decidiu voltar à eleição de 2010. Há exatos quatro anos e quatro dias, o Vox Populi apontava uma vitória esmagadora de Dilma no primeiro turno. A candidata petista contava, segundo o Vox Populi, com 53% das intenções de voto – ou 20 pontos percentuais a mais que seus dois opositores na época: José Serra e Marina. Clique aqui e veja os resultados divulgados na época. 

Já pouco mais de uma semana depois, no dia 28 de setembro de 2010, uma nova pesquisa Vox Populi reduziu a vantagem de Dilma sobre os dois principais adversários para 12 pontos percentuais. Dilma teria 49% das intenções de voto; Serra, 25%; e Marina, 12%. Clique aqui e veja. Também cinco dias antes das eleições, o presidente do Vox Populi, Marcos Coimbra, deu uma entrevista em que afirmou que o cenário mais provável era de que Dilma vencesse no primeiro turno porque, com uma vantagem de 16 milhões de votos sobre os demais adversários, 8 milhões de eleitores da então candidata petista teriam de mudar seu voto para algum adversário para que isso não ocorresse. Clique aqui e leia a entrevista. 

Na eleição de 3 de outubro de 2010, no entanto, Dilma teve 42,85% dos votos; Serra, 32,61%; e Marina, 19,33%. Os adversários de Dilma somados tiveram 6,2 milhões de votos a mais que a petista, segundo o resultado final das apurações. Somando os 16,2 milhões de votos que o Vox Populi atribuía como vantagem para Dilma aos 6,2 milhões de votos de vantagem real da oposição, chega-se a um erro do instituto de pesquisas de 22,4 milhões de votos. E considerando que pouco mais de 111 milhões de brasileiros votaram em 2010, o erro da pesquisa seria de mais de 20%. Portanto, a chance de a pesquisa Vox Populi não ter tido erros de apuração ou de estatística é pequena.

Um complicador para a análise desses dados é a proximidade de Vox Populi e PT. Segundo informação publicada pelo jornalista Luis Nassif em seu site, o partido contrata o Vox Populi para realizar os chamados “trackings” – ou seja, as pesquisas que antecipem as intenções de voto dos eleitores (clique aqui e leia).

É lógico que muita coisa pode ter mudado desde 2010 e que o Vox Populi esteja apresentando a realidade de forma mais acurada que seus concorrentes. O InfoMoney procurou o Vox Populi para entender a metodologia de suas pesquisas e saber o que pode ter sido melhorado. Após pedido da assessoria de imprensa do instituto, foram enviadas por e-mail as seguintes perguntas:

1 - Por que o Vox Populi mostrou resultados tão diferentes dos outros institutos em 2010?

2 - Por que o Vox Populi mostra resultados tão diferentes agora em 2014?

3 - Houve alguma alteração de metodologia ou estatística entre as pesquisas de 2010 e 2014?

4 - É verdade que o PT costuma contratar o Vox Populi para fazer “trackings”?

5 - Ao mostrar a possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno ou de Aécio ir para o segundo turno, dois dados que interessam ao PT, não fica configurado um conflito de interesses?

A assessoria de imprensa do Vox Populi informou que ninguém foi encontrado para responder as perguntas. Grandes investidores, no entanto, já parecem não dar muita bola para números do Vox Populi. Às 15h48, as ações preferenciais da Petrobras subiam 1,84%, para R$ 20,50.

DebateCNBB2
(TV Aparecida)

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