Blog InfoMoney

Sua viagem, seu investimento

Em blogs / financas-pessoais / sua-viagem-seu-investimento

Lake District: Uma das regiões mais bonitas da Inglaterra!

Sarah Nelsons Gingerbread
(Paulo Panayotis / Adriana Reis)

Grassmere, Cúmbria Inglaterra. Estranho pensar que morei e trabalhei por duas vezes em Londres e não conheci o distrito dos lagos. A caminho, de trem, fico imaginando como será. Da estação de trem de Euston, em Londres, até a cidade de Windermere, uma espécie de capital da região, são exatas três horas. Encantadora! É a primeira impressão quando desembarco. Primeiro porque os olhos alcançam o horizonte. Segundo pela gentileza dos habitantes locais. Bem diferente de Londres, penso comigo mesmo. O Lake District National Park é, por assim dizer, uma das joias da coroa.

Diversão garantida em qualquer época do ano

Juntamente com os outros 15 parques nacionais ingleses, faz a fama da Inglaterra no quesito natureza selvagem, agreste, quase intocada, porém absolutamente civilizada. A sensação é de estar em um conto de fadas. Mas vamos aos fatos! O que fazer por lá em tão pouco tempo? Muito! Nem de longe o lugar é um tédio. Prá começar fica em Windermere o maior lago da Inglaterra! Somente no lago principal, que tem cerca de 15 quilômetros de comprimento por um quilometro e meio km de largura e 100 metros de profundidade, há mais de dez mil barcos registrados! Aproveite o clima relaxado que as águas conferem a esta região e faça como eu: tome um barco e deixe-se enfeitiçar pelas paisagens absolutamente estonteantes. Há uma dezena de combinações para estes passeios. Eu fiz um que misturava um mini cruzeiro com a descoberta de pequenas cidades medievais perdidas no tempo. Após o passeio com o barco, fui conhecer os vilarejos medievais de Hawkshead e Tarn Hows.

Casa típica do Lake District na Cumbria

Em ambos tive a impressão que toparia com Robin Hood a qualquer instante! Ou então que fazia parte do elenco de Game of Trones! Depois fui até o pequeno e encantador vilarejo de Grassmere, a poucos quilômetros de distancia, e fiz o que Tom Cruise e Nicole Kidman fizeram: experimentei o Sarah Nelson`s Ginger Bread! Detalhe: não é um pão como o nome diz. Trata-se de uma espécie de biscoito a base de gengibre assado ao forno exatamente da mesma forma como se fazia há séculos.

Tom Cruise e Nicole Kidman adoram

Ah, não é chegado a biscoitos? Nem a gengibre? Não faz mal. Vale o passeio. Então experimente os produtos frescos típicos da região, como os peixes e trutas. Restaurantes e bons cafés não faltam. Este lugar é ideal para um final de semana romântico, avalio após o segundo dia hospedado no Applegart Villa & Restaurant, um Bed & Brakfast com cara de hotel cinco estrelas.

Suítes de alto luxo novinhas em folha do Applegarth Villa & Restaurant

Com direito a jacuzzi na sacada com fundo infinito de vales e montanhas, me sinto reconfortado, sem stress, feliz! Agora eu sei porque poetas, artistas, escritores se sentem inspirados neste lugar. Ficou achando que somente o barulho do vento é o que se ouve por aqui? Enganou-se. De noite, pubs fervem com gins especiais e produtos gourmet colhidos ali perto, muitas vezes nos próprios jardins! Hoje, gente rica e descolada de toda Europa  vive no Lake District. Mas o lugar se orgulha de ter sido o lar de gente como o poeta mais famoso da região, William Wordsworth, nascido em 1770 e que até hoje inspira escritores e poetas de todo o mundo.

Jornalista Paulo Panayotis e os deliciosos biscoitos de gengibre

Há mais de dois séculos, Wordsworth escreveu “A vida é dividida em três períodos - o que foi, o que é, e o que será. Aprendamos com o passado para nos beneficiarmos do presente, e aprendamos com o presente para viver melhor no futuro.” É parece que nosso amigo já sabia, há muitos anos, que qualidade de vida era o que ele já tinha vivendo no Lake District!

O jornalista viajou a convite do Visit Britain com seguro viagem da Travel Ace

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

perfil do autor

Paulo Panayotis

É jornalista profissional e fundador do portal de vídeos e dicas sobre turismo e viagem "O Que Vi Pelo Mundo". Autor de grandes reportagens nas principais emissoras de televisão: Globo, Bandeirantes, Record, SBT, além de correspondente internacional em Estocolmo, Suécia, e Londres, Inglaterra. Tem passaporte carimbado em mais de 50 países.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Sua viagem, seu investimento

Contato