Fechar Ads

Courchevel: constelação de restaurantes Michelin nos alpes franceses!

Alpes franceses - fotos Paulo Panayotis/Adriana Reis
Por  Paulo Panayotis
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Courchevel – Savoie – Alpes franceses. Há quem adore esportes na neve… Há quem ame comer! E há os que gostam de ambos! Até admito que não sou lá grande coisa com esquis, mas, garanto, sou bem treinado com garfo e faca!

Sobe e desce constante
Estive em Courchevel a mais badalada estação de esqui dos alpes franceses, na temporada deste ano, em fevereiro de 2017. A maior área esquiável do mundo realmente surpreende pela infraestrutura que oferece aos amantes dos esportes na neve.

Le Chabichoux um complexo edonístico
Mas surpresa mesmo foi constatar a qualidade e quantidade de excelentes restaurantes por lá. Provávelmente é a maior concentração de restaurantes 3 estrelas Michelin por metro quadrado do mundo. Separei cinco para dar como dica:

Bar “azul” quebra o estilo clássico do restaurante do hotel Annapurna
DICA 1- Jantar. Restaurante do hotel Annapurna, onde fiquei hospedado. Uma lareira enorme e um bar classudo, com tampo de cristal iluminado por luzes azuis, dão as boas vindas. Cardápio bem estruturado, com muita trufa.

Vieiras frescas, risoto e molho de trufas
Fui de vieiras com risoto e um bem executado sorvete de creme caramel. Simples e perfeitos.

Lagosta com manga e coentro fresco no Fouquet Barriere
DICA 2 – Jantar. Bela decoração e atendimento impecável nos restaurantes Fouquet’s, e B Fire do hotel Barrière Les Neiges. O primeiro serve pratos clássicos com produtos frescos.

O segundo, by Mauro Colagrecco,  chef “grelheiro” argentino, é a versão churrascaria fina deles. Fui de comidinha levinha e clássica, com salada de lagosta com manga e coentro e saladinhas.

Carpaccio fresco multicolorido do On the Roch
DICA 3 – Jantar. Comida alegre, transada e saborosa no restaurante On the Roch, do hotel Saint Roch. Adorei o carpaccio de Saint Jack com  beterraba branca, ervas e especiarias. Mas o que mais gostei mesmo foi a metamorfose do restaurante.

Filé de peixe branco grelhado com espuma em porcelana negra
No café da manhã,  o serviço de mesa, porcelana, guardanapos, etc, é alvíssimo, tudo branco! De noite,  absolutamente tudo se transforma em negro! Genial, especialmente em um lugar branco (de neve) o tempo todo!

Penne e trufas. Simples e delicioso
DICA 4 – Almoço. Chama-se Nama o restaurante do hotel Aman Le Mélezin. Um dos mais novos e refinados restaurantes de Courchevel, tem atmosfera chic, temática de chalés alpinos e ares de oriente distante. Com culinária japonesa – em estado de arte segundo o próprio restaurante – é eclético e consistentemente clássico. Fica em um dos mais privilegiados pontos de Courchevel 1850.

Ovos e trufas negras: tudo fresco tudo delicioso
Dispensei o Japão e fui mesmo de ovos com trufas negras e penne com trufas negras. Frescas e francesas, claro!

Facas personalizadas prenunciam a qualidade dos produtos e do atendimento.
DICA 5 – Almoço. Imperdível um almoço no célebre, badalado, divertido e excelente restaurante Le Chabichou! Refinado e alegre ao mesmo tempo.

A lenda Rochedi comanda tudo pessoalmente!
De suas panelas tocadas pelo lendário chef Michel Rochedy, saem delícias fumegantes inesquecíveis.

Salão principal do Le Chabichoux restaurante.
O lugar, aliás, é um complexo: tem padaria (boulangerie), restaurante, bistrô, centro de esportes, hotel e mercearia fina! Difícil descrever o almoço sensacional e simpatia de Monsieur Rochedy que, aos 81 anos de idade, toca pessoalmente e com pulso firme, todo o complexo.

Amouse bouche (engana boca) com caviar da Aquitane  abre os trabalhos
Com duas estrelas Michellin e parte da respeitabilíssima rede Relais & Chateaux, tudo é uma experiência neste portentoso estabelecimento.

Sorbet e rã brincam com o paladar
Fui de menu Découverte e não me arrependo! Um levíssimo e, ao mesmo tempo muito saboroso peixe branco do lago marinado com alcaçuz, chega à mesa escoltado de sorbet de soudachi(um tipo de limão japonês) e purê de rabanete negro. Chocante a combinação – acertada – de sabores!

Primeiro prato abre caminho
Um Filet de Sea Bass grelhado, acompanhado de emulsão de anis de frutos do mar com manteiga de Yuzu(outra invenção cítrica japonesa), coroa a sequência de pratos quentes enquanto lá fora Deus manda neve! Contritamente, agradeço por estar do lado de dentro!

Filet de Sea Bass e frutos do mar encerra um  banquete leve e com personalidade
Mas qualquer coisa que peça neste santuário da gastronomia alpina francesa será, seguramente, inesquecível. Ou como diz o próprio Rochedy: “cozinhar é simplicidade que é igual a uma arte perfeita”. Alguém discorda?

Com o lendário Chef Michel Rochedy(D): simplicidade!
Notou que todos os restaurantes que sugeri estão dentro de hotéis de alto luxo? Pois esta é uma tendência cada vez maior no mundo todo. Ah, duas curiosidades!
Primeira: em 2016, Michel Rochedy comemorou seus 80 anos de idade rodeado por 80 dos mais renomados chefs franceses adivinhem fazendo o que? Cozinhando para eles, claro!
Segunda: Apesar da maior concentração de restaurantes estrelados Michelin por metro quadrado da europa, Courchevel “ainda” não tem um restaurante com 3 estrelas. Quando estive por lá, o zun zun zun era de que o primeiro – que estava prestes a sair – seria qual? O Le Chabichoux! Bem, até a publicação deste artigo, Rochedy ainda não havia recebido sua terceira estrela…Mas convenhamos, é uma questão de tempo…

Jornalista Paulo Panayotis no Le Chabichou
Fotos crédito obrigatório : Paulo Panayotis / Adriana Reis 

Paulo Panayotis , jornalista profissional e escritor, viajou a convite do Turismo de Courchevel representado no Brasil pela eComunica.  Correspondente internacional, conhece  58 países e divide suas aventuras e dicas no portal www.oquevipelomundo.com.br

Compartilhe

Mais de Sua viagem, seu investimento

Sua viagem, seu investimento

Liverpool continua #cool!!!

Liverpool / Inglaterra – Foi a primeira vez que vi neve no Reino Unido. Estive em Liverpool há mais de uma década. Fiquei fascinado. Trabalhava como correspondente em Londres e fui gravar uma reportagem relacionada aos Beatles. Era inverno. Muito frio, muito, muito vento. No bate a volta da capital inglesa, somente conheci o Museu […]
Sua viagem, seu investimento

Viajar conectado: roaming ou chip?

Itália, França, Inglaterra e Mônaco. Imagine a seguinte situação. 1) Você está curtindo merecidas férias, viajando para a Europa pela primeira vez. Na euforia, topou habilitar seu celular para falar com amigos, família e, claro, postar tudinho. Afinal, quem consegue ficar muito tempo desconectado hoje em dia? 2) Assim como eu, você viaja muito a […]
Sua viagem, seu investimento

Avião nunca mais… vou de trem!!!

Eurostar, Canal da Mancha.Enquanto escrevo este artigo, o trem que liga a Londres, na Inglaterra, à Paris, na França, cruza o Canal da Mancha a mais de trezentos quilômetros por hora, a  mais de cem metros de profundidade. Penso comigo mesmo: nunca foi tão fácil, rápido e confortável percorrer cerca de quinhentos quilômetros e ir […]
Sua viagem, seu investimento

A fantástica Constantinopla, digo, Istambul!

Atenas, Grécia e Istambul, Turquia – Tio, quero ir para Jerusalém, em Israel e para Istambul, na Turquia…- Que Istambul? Que Istambul? Aquilo é Constantinopla, aquilo é nosso, é grego. Após “digerir” a explosão de autêntica agressividade helênica, olho para meu tio. Um tio, óbvio, grego! Grego até o tutano. Espero baixar o fogo em seus […]
Sua viagem, seu investimento

Hermitage, o gigante desconhecido

St. Petersburgo, Rússia. Quando cheguei à cidade de São Petersburgo, na Rússia, não acreditei. Ruas enormes, milhares de carros, corre, corre. Por todos os cantos, obras de arte. Ao menos, para mim eram obras de arte. Encravada no Golfo da Finlândia, entre Tallinn, na Estônia, e Helsinki, na Finlândia, São Petersburgo não podia ser mais […]
Sua viagem, seu investimento

Londres e os melhores parques do mundo

Londres, Inglaterra.São rosas? Sim eram rosas. Nunca me esquecerei. Era a primeira vez que visitava um parque inglês. Na realidade, era a primeira vez que visitava Londres, a capital da Inglaterra. Além das rosas, dezenas de outras flores multicoloridas brigavam pelo olhar “embasbacado” de turistas, frequentadores habituais e desocupados de plantão. Vermelhas, amarelas, púrpuras, lindas! […]
Sua viagem, seu investimento

Agrigento, a mais grega das cidades italianas!

Sicília, Itália. Desembarco no aeroporto Falconi Borselino, em Palermo, na Sicília. O tempo, claro. O voo de Paris, com escala em Roma, foi excelente. É no outono.A ideia é conhecer “a terra onde a CosaNostra, a máfia, nasceu”. Mas a Sicília guarda outro título bem melhor e mais antigo. Trata-se da Magna Grécia! É esta […]
Sua viagem, seu investimento

Ninho do tigre: o mais alto monastério do Butão!

Paro, Butão – “Preserve nosso rico legado natural: não polua as redondezas. Lembre-se: a natureza é a fonte de toda a felicidade”. A placa está bem no início da subida para o monastério Taktshang, o mais alto do reino do Butão. Uma névoa fina dificulta enxergar com precisão esta obra humana que desafia a natureza. […]
Sua viagem, seu investimento

Butão: onde ser feliz é sinônimo de simplicidade

Thimphu – Butão. Quando ouvi pela primeira vez falar no Reino do Butão, fiquei fascinado. Disse para mim mesmo: não posso partir deste mundo sem conhecer este outro mundo. E agora, olho para fora e vejo o Himalaia com seus picos eternamente brancos. O avião da Drukair, uma das duas únicas companhias aéreas do país, começa […]