Fechar Ads

Le Guanahani: luxo discreto e sofisticado em St. Barth

Você é do tipo que adora viajar para o Caribe mas odeia multidões na praia? Que gosta de esportes náuticos durante o dia e gastronomia gourmet à noite? E que não abre mão de discrição com serviço impecável? Então meu amigo, seu próximo destino é o Le Guanahani, em St. Barth.
Por  Paulo Panayotis
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores


A emoção logo na chegada
O pequeno bimotor praticamente despenca. Cruza uma das mais movimentadas avenidas de St. Barth e se precipita, quase verticalmente. A poucos metros das cristalinas águas do Caribe, freia bem no finalzinho da pista. Nada mal para chegar com bastante emoção numa ilha cuja reputação é de luxo, sofisticação e… tranquilidade!


Quase dentro d’a´gua!

“Suas malas, por favor”. Um rapaz de bermudas claras super alinhadas e sorriso largo me recebe. Ele e se encarrega de colocar minha bagagem na luxuosa van que me leva até o meu hotel, o Le Guanahani Fala francês, como todos os funcionários do hotel e da ilha, afinal, trata-se de uma colônia ultramarina da França.

Vista de uma das dezenas de praias de St. Barth.
Descoberta em 1493, foi batizada de Bartholomeu pelo irmão famoso Cristóvão Colombo. Na baixa temporada, de maio a novembro, os nove mil habitantes da ilha convivem com a chuva. Na alta estação, que vai de dezembro a abril – período seco – convivem com os turistas.  A população chega a dobrar. Mas não se percebe.


Boas vindas
Uma taça de champanhe me espera na recepção. Uma garrafa de champanhe me espera no quarto. Quarto não, na suíte admiral! Champanhe, não: uma Perrier Jouët Grand Brut.

Mimos na chegada ao Guanahani: Salut!
Recém restaurada, como o restante da propriedade, a suíte de frente para o mar exala uma sofisticação discreta, uma elegância casual.

Máquina de espresso premium, micro-ondas, dois bares e muito mais…
Persianas elétricas, cama king size, máquina de espresso, detalhes, detalhes, detalhes. Tudo parece estar no lugar certo na espaçosa sala. Um ar de casa, de intimidade por toda a parte.

Luxo discreto e consistente
Foram cerca de quatro anos e meio e 40 milhões de dólares para chegar a este resultado discreto porém impecável.

Todos as suites e villas foram reformuladas com o que há de melhor.
Aliás, quem vem para St. Barth procura experiências com luxo sem ostentação. Dez em cada dez ricaços do planeta desembarcam na ilha ano após ano.

Mojito de champagne do Restaurante Bartholomeo, no Le Guanahani
Conhecida como a capital gastronômica do Caribe, St. Barthélemy tem mais de 80 restaurantes e a maior frota de carros esportivos mini cooper fora da fábrica, no Reino Unido. É possível, inclusive, alugar um sem sair do hotel.

Maior frota de mini coopers fora do Reino Unido.
Se você não quiser, nem precisa sair do hotel para nada. Instalado em uma área privilegiada de 173 mil metros quadrados, o Le Guanahani é a maior propriedade hoteleira da ilha. Mas não espere encontrar um “hotelzão”.

Vila com piscina privativa para 6 pessoas, ideal para famílias

Entre hibiscos, coqueiros e primaveras floridas, nem dá para perceber as 67 vilas, incluindo 36 suítes. Abrigadas entre a baía Marigot e Grand Cul-de-Sac, esbanjam colorido e charme.

 Charme colorido por toda a parte.
 Turquesa, amarelo e lavanda são as cores predominantes. Explodem em contraste com as águas de um azul turquesa imaculadamente profundo das duas praias particulares exclusivas dos privilegiados hóspedes.

Reserva privativa para hospedes em meio a muita natureza

É o único hotel de St. Barth que oferece isso em meio a uma reserva marinha natural.

Um cantinho a beira mar

Praias imaculadas não faltam na ilha. Fora as privativas do Le Guanahani, tente St. Jean, Shell Beach, e, se for mais aventureiro, Saline ou Colombier.  Adora pescar? Então pesque e coma. Saia bem cedinho, acompanhado de um pescador local. Na volta, um chef prepara o resultado de seu dia de esforço no mar. Não, não, sem stress! O hotel providencia tudo.

Mais mimos, e que mimos!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aí, após um belo banho com produtos Clarins, vá saborear seu troféu no Bartolomeu.

Ambiente tropical chic do restaurante Bartolomeo

Trata-se do espetacular restaurante do Le Guanahani incrustrado bem no meio da propriedade. Eu fui, provei e aprovei!

Sticks de salmão no classudo Bartolomeo

Com uma temperatura média de 27 graus o ano todo, St . Barth tem de tudo para todos. Vai em janeiro? Tem o festival de música clássica e jazz. Em abril tem o festival de cinema do Caribe. Em maio? Festival de Teatro. Em novembro? Festival gastronômico com os chefs mais estrelados do planeta. Há quem diga que a ilha lembre a badalada Saint Tropez em sua época áurea.

Esportes aquáticos por toda parte, inclusive passando pela janela de minha vila
 
Antes de ficar definitivamente com a França, passou pelas mãos de Malta, da Grã Bretanha e até da Suécia! Hoje, com seu jeito “Paris na praia”, o Le Guanahani representa o que há de mais autêntico nas duas culturas: caribenha e europeia!

Sala de estar da suite admiral. Precisa dizer algo?

Não é a toa que o símbolo escolhido para o hotel é o chapéu panamá: “chique, funcional e com estilo” provoca o badalado designer Luis Pons , responsável pela nova identidade visual do hotel.

Recepção e todo o hotel com motivos de palha do chapeu panamá

Gente vendendo coisas nas praias? Esqueça. O turismo de massa não passa nem perto de St. Barth. Os motivos são óbvios.

Um SPA com pedigree

“Pronto, terminou! Quando quiser, lá fora tem um chá de hibiscos esperando pelo senhor”. Nas mãos de minha massagista polonesa, me esqueci do mundo. O SPA by Clarins, instalado em meio a coqueirais  no centro da propriedade, foi a minha melhor experiência em spa até hoje. 

Equipe do SPA: afinada e bem humorada

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Devo admitir que fiquei muito surpreso pela qualidade e atendimento na ilha… especialmente no Le Guanahani.

“il dolce far niente”

Lembro particularmente dos cafés da manhã com os pés na areia e o vento soprando suavemente em meu rosto, olhos perdidos no azul turquesa do Caribe!

Café da manhã com brisa e charme a beira mar

Tudo impecável. Tudo discreto. Tudo perfeito.

Chuveirão e jaccuzzi com vista para o seu próprio mar

Só uma coisa a reclamar. De janeiro a abril, as baleias jubarte são vistas em St. Barth se alimentando e fugindo do frio do atlântico norte.

Infinitos tons de azul

Os funcionários juraram que elas passam, na grande maioria das vezes, bem em frente ao Le Guanahani!

 Relaxando

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como eu fui no final do ano, terei de voltar para checar se isso é verdade…

Serviço impecável por todo o hotel

SERVIÇO
Le Guanahani – Grand Cul de Sac – St. Barthélemy
Reservas

O Le Guanahani pertence ao The Leading Hotels of the World

O jornalista Paulo Panayotis viajou a convite do escritório de Turismo de St. Barth representado pela CCHotels e se hospedou no Le Guanahani a convite da X-Mart Consultoria e Marketing , que representa o hotel no Brasil. Crédito das fotos: Paulo Panayotis & Adriana Reis 

Compartilhe
Mais sobre

Mais de Sua viagem, seu investimento

Sua viagem, seu investimento

Liverpool continua #cool!!!

Liverpool / Inglaterra – Foi a primeira vez que vi neve no Reino Unido. Estive em Liverpool há mais de uma década. Fiquei fascinado. Trabalhava como correspondente em Londres e fui gravar uma reportagem relacionada aos Beatles. Era inverno. Muito frio, muito, muito vento. No bate a volta da capital inglesa, somente conheci o Museu […]
Sua viagem, seu investimento

Viajar conectado: roaming ou chip?

Itália, França, Inglaterra e Mônaco. Imagine a seguinte situação. 1) Você está curtindo merecidas férias, viajando para a Europa pela primeira vez. Na euforia, topou habilitar seu celular para falar com amigos, família e, claro, postar tudinho. Afinal, quem consegue ficar muito tempo desconectado hoje em dia? 2) Assim como eu, você viaja muito a […]
Sua viagem, seu investimento

Avião nunca mais… vou de trem!!!

Eurostar, Canal da Mancha.Enquanto escrevo este artigo, o trem que liga a Londres, na Inglaterra, à Paris, na França, cruza o Canal da Mancha a mais de trezentos quilômetros por hora, a  mais de cem metros de profundidade. Penso comigo mesmo: nunca foi tão fácil, rápido e confortável percorrer cerca de quinhentos quilômetros e ir […]
Sua viagem, seu investimento

A fantástica Constantinopla, digo, Istambul!

Atenas, Grécia e Istambul, Turquia – Tio, quero ir para Jerusalém, em Israel e para Istambul, na Turquia…- Que Istambul? Que Istambul? Aquilo é Constantinopla, aquilo é nosso, é grego. Após “digerir” a explosão de autêntica agressividade helênica, olho para meu tio. Um tio, óbvio, grego! Grego até o tutano. Espero baixar o fogo em seus […]
Sua viagem, seu investimento

Hermitage, o gigante desconhecido

St. Petersburgo, Rússia. Quando cheguei à cidade de São Petersburgo, na Rússia, não acreditei. Ruas enormes, milhares de carros, corre, corre. Por todos os cantos, obras de arte. Ao menos, para mim eram obras de arte. Encravada no Golfo da Finlândia, entre Tallinn, na Estônia, e Helsinki, na Finlândia, São Petersburgo não podia ser mais […]
Sua viagem, seu investimento

Londres e os melhores parques do mundo

Londres, Inglaterra.São rosas? Sim eram rosas. Nunca me esquecerei. Era a primeira vez que visitava um parque inglês. Na realidade, era a primeira vez que visitava Londres, a capital da Inglaterra. Além das rosas, dezenas de outras flores multicoloridas brigavam pelo olhar “embasbacado” de turistas, frequentadores habituais e desocupados de plantão. Vermelhas, amarelas, púrpuras, lindas! […]
Sua viagem, seu investimento

Agrigento, a mais grega das cidades italianas!

Sicília, Itália. Desembarco no aeroporto Falconi Borselino, em Palermo, na Sicília. O tempo, claro. O voo de Paris, com escala em Roma, foi excelente. É no outono.A ideia é conhecer “a terra onde a CosaNostra, a máfia, nasceu”. Mas a Sicília guarda outro título bem melhor e mais antigo. Trata-se da Magna Grécia! É esta […]
Sua viagem, seu investimento

Ninho do tigre: o mais alto monastério do Butão!

Paro, Butão – “Preserve nosso rico legado natural: não polua as redondezas. Lembre-se: a natureza é a fonte de toda a felicidade”. A placa está bem no início da subida para o monastério Taktshang, o mais alto do reino do Butão. Uma névoa fina dificulta enxergar com precisão esta obra humana que desafia a natureza. […]
Sua viagem, seu investimento

Butão: onde ser feliz é sinônimo de simplicidade

Thimphu – Butão. Quando ouvi pela primeira vez falar no Reino do Butão, fiquei fascinado. Disse para mim mesmo: não posso partir deste mundo sem conhecer este outro mundo. E agora, olho para fora e vejo o Himalaia com seus picos eternamente brancos. O avião da Drukair, uma das duas únicas companhias aéreas do país, começa […]