Fechar Ads

Avaliacão classes Executiva e Premium: Alitalia investe no Brasil!

O mercado de aviação está passando por turbulências. É comum. Acontece no mundo todo. Mas enquanto para algumas companhias de aviação é hora de sair do Brasil, para outras, como a Alitalia, esta é a hora certa de investir. Acabei de voltar de Roma. Fui de premium e voltei de executiva, Magnifica, segundo a companhia. Veja aqui minha avaliação.
Por  Paulo Panayotis
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O ano de 2016 foi marcado pela saída de companhias aéreas do mercado brasileiro, entre elas as sofisticadas Korean Air e a Singapore Airlines. Japan Airlines, Tame e Sky Airlines já tinham interrompido as operações por aqui. A Etihad, que chegou há poucos anos, conquistou os brasileiros. Ampliou as possibilidades de rotas para a Ásia mas anunciou que deixará de operar no Brasil em 2017. Uma pena! Ainda por conta da crise, outras empresas, no entanto, fizeram a readequação  da malha área. Air France, Air Canada, Lufthansa, Gol e American Airlines.Esses ajustes, vale lembrar, são naturais do mercado e momentâneos. Basta um reaquecimento da economia para que sejam revistos. As empresas que continuarem a apostar no Brasil terão sim lucros. A Alitalia percebeu isso.


Crédito: Paulo Panayotis

E, ao contrário de outras companhias que resolveram sair do País, investiu e reformulou seu serviço por aqui.Levantamentos da Organização Mundial de Turismo (OMT) e da International Luxury Travel Market (ILTM) apontam que o turismo de luxo representa 3% do total de turistas no mundo. Em contrapartida o nicho é responsável por aproximadamente 25% de toda a receita gerada pelo turismo no planeta. Muitas companhias aéreas investem neste segmento. A Alitalia é uma das que reformularam suas aeronaves com maior conforto e gastronomia de qualidade.


Crédito: Paulo Panayotis

Neste último mês de novembro fui conhecer as novas classes premium e executiva da Alitalia. A companhia se prepara para conquistar boa parte dos passageiros que voam Etihad, aproveitando a saída da empresa do mercado brasileiro. Até porque boa parte da companhia italiana (49%) foi adquirida pela Etihad. Tem sentido para o mercado. E tem vantagens para o consumidor.


Crédito: Paulo Panayotis

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fui para Roma de classe premium. Para começar, o check in é feito em balcões prioritários, com atendentes muito gentis. Devo dizer que fiquei positivamente impressionado com toda a experiência. Além do voo sair com sete minutos de antecedência, a simpatia dos comissários de bordo me conquistou desde o início, capisce? Mas mais do que simples sorrisos, a Alitalia sabe aproveitar a simpatia que a empresa tem junto aos consumidores brasileiros.


Crédito: Paulo Panayotis

De saída, para quebrar aquele estresse natural antes da partida, me serviram um excelente prosecco (espumante italiano) na temperatura ideal. Ponto para a classe premium. Em seguida, vieram edredons e fones de ouvido de excelente qualidade.


Crédito: Paulo Panayotis

Na segunda taça de prosecco, mais relaxado, me dei conta de que me sentia muito confortável. Foi aí que notei o tamanho das poltronas. Seguramente as maiores que já viajei nesta classe. Outras empresas aéreas têm este tipo de espaço apenas na classe executiva. Outro ponto positivo.


Crédito: Paulo Panayotis

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A refeição também foi acima da média servida nesta categoria. Claro, regada a prosecco. O restante do voo foi muito confortável.


Crédito: Paulo Panayotis

Observação: o serviço de entretenimento de bordo nao está a altura da renovação feita. Precisa melhorar.


Crédito: Paulo Panayotis

Desembarquei em Roma com a certeza de que a Alitalia se renovou desde o último voo que fiz com ela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Crédito: Paulo Panayotis

No retorno, foi a vez de conhecer a nova classe executiva da Alitalia, denominada a Magnifica! Ah, só mesmo os italianos para chamarem a Business class de Magnifica! O melhor é que foi mesmo uma viagem magnífica.Se a Premium deixou boas impressões, a executiva, digo, a Magnifica, deixou saudades.


Crédito: Paulo Panayotis

Pra começar acesso à Casa Alitalia, como é chamado o novo lounge exclusivo no aerporto internacional de Roma – Fiumicino. Enogastronomia italiana, salas de descanso, duchas novinhas em folha e um atendimento para lá de atencioso.


Crédito: Paulo Panayotis

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No embarque, desde a entrada no avião, passando pelo menu, até o conforto das poltronas, tudo foi meticulosamente planejado.


Crédito: Paulo Panayotis

Poltronas largas, com várias opções de posição, edredom e travesseiros à altura da nova classe.


Crédito: Paulo Panayotis

Tudo com grife, a exemplo das amenities Bulgari. “Molto chique!”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Crédito: Paulo Panayotis

A carta de vinhos é excelente.


Crédito: Paulo Panayotis

As entradas, pratos principais e sobremesas executadas com a maestria da gastronomia italiana de alto nível e serviço à la carte. E café… Ah, um ‘magnífico’ espresso servido em xícaras de porcelana na temperatura ideal: muito quente! Os detalhes do menu publicarei em breve com todas as “italianisses” de dar água na boca. Desembarquei em São Paulo com a sensação de estar descansado e a certeza de que voarei ainda mais Alitalia. Aliás, próximo voo ainda neste mês de Dezembro… com a magniifica da Alitalia de novo.


Crédito: Paulo Panayotis

Ah… mais um detalhe. Não é a toa que a empresa  ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o título de Superbrands. O que significa isso? Simples: que a marca Alitalia, integrante da aliança SkyTeam, faz parte de um seleto grupo de elite de marcas internacionais que é referência para milhões de consumidores em todo o mundo. “Este prêmio faz com que o orgulho que sentimos da Alitalia seja ainda mais tangível, afirma Marco Martinasso, vice-presidente de marketing da empresa. Nossa marca, completa ele, embarcou em uma nova jornada e a nossa nova identidade corporativa nos permite trazer o estilo da Alitalia  em tudo o que fazemos e para todo o mundo. Estamos de olho no futuro.”


Crédito: Paulo Panayotis

De fato, eu, que já tinha uma grande simpatia pelos italianos e pela sua companhia aérea, passei a ter respeito e admiração pelo serviço que encontrei a bordo. Resta agora torcer para que mantenha o nível e melhore sempre, vá bene? Gracie tanto bambini!


Crédito: Paulo Panayotis

O jornalista viajou a convite da Alitalia com seguro viagem Travel AcePara informações e reservas acesse: www.alitalia.com.br.

Compartilhe

Mais de Sua viagem, seu investimento

Sua viagem, seu investimento

Liverpool continua #cool!!!

Liverpool / Inglaterra – Foi a primeira vez que vi neve no Reino Unido. Estive em Liverpool há mais de uma década. Fiquei fascinado. Trabalhava como correspondente em Londres e fui gravar uma reportagem relacionada aos Beatles. Era inverno. Muito frio, muito, muito vento. No bate a volta da capital inglesa, somente conheci o Museu […]
Sua viagem, seu investimento

Viajar conectado: roaming ou chip?

Itália, França, Inglaterra e Mônaco. Imagine a seguinte situação. 1) Você está curtindo merecidas férias, viajando para a Europa pela primeira vez. Na euforia, topou habilitar seu celular para falar com amigos, família e, claro, postar tudinho. Afinal, quem consegue ficar muito tempo desconectado hoje em dia? 2) Assim como eu, você viaja muito a […]
Sua viagem, seu investimento

Avião nunca mais… vou de trem!!!

Eurostar, Canal da Mancha.Enquanto escrevo este artigo, o trem que liga a Londres, na Inglaterra, à Paris, na França, cruza o Canal da Mancha a mais de trezentos quilômetros por hora, a  mais de cem metros de profundidade. Penso comigo mesmo: nunca foi tão fácil, rápido e confortável percorrer cerca de quinhentos quilômetros e ir […]
Sua viagem, seu investimento

A fantástica Constantinopla, digo, Istambul!

Atenas, Grécia e Istambul, Turquia – Tio, quero ir para Jerusalém, em Israel e para Istambul, na Turquia…- Que Istambul? Que Istambul? Aquilo é Constantinopla, aquilo é nosso, é grego. Após “digerir” a explosão de autêntica agressividade helênica, olho para meu tio. Um tio, óbvio, grego! Grego até o tutano. Espero baixar o fogo em seus […]
Sua viagem, seu investimento

Hermitage, o gigante desconhecido

St. Petersburgo, Rússia. Quando cheguei à cidade de São Petersburgo, na Rússia, não acreditei. Ruas enormes, milhares de carros, corre, corre. Por todos os cantos, obras de arte. Ao menos, para mim eram obras de arte. Encravada no Golfo da Finlândia, entre Tallinn, na Estônia, e Helsinki, na Finlândia, São Petersburgo não podia ser mais […]
Sua viagem, seu investimento

Londres e os melhores parques do mundo

Londres, Inglaterra.São rosas? Sim eram rosas. Nunca me esquecerei. Era a primeira vez que visitava um parque inglês. Na realidade, era a primeira vez que visitava Londres, a capital da Inglaterra. Além das rosas, dezenas de outras flores multicoloridas brigavam pelo olhar “embasbacado” de turistas, frequentadores habituais e desocupados de plantão. Vermelhas, amarelas, púrpuras, lindas! […]
Sua viagem, seu investimento

Agrigento, a mais grega das cidades italianas!

Sicília, Itália. Desembarco no aeroporto Falconi Borselino, em Palermo, na Sicília. O tempo, claro. O voo de Paris, com escala em Roma, foi excelente. É no outono.A ideia é conhecer “a terra onde a CosaNostra, a máfia, nasceu”. Mas a Sicília guarda outro título bem melhor e mais antigo. Trata-se da Magna Grécia! É esta […]
Sua viagem, seu investimento

Ninho do tigre: o mais alto monastério do Butão!

Paro, Butão – “Preserve nosso rico legado natural: não polua as redondezas. Lembre-se: a natureza é a fonte de toda a felicidade”. A placa está bem no início da subida para o monastério Taktshang, o mais alto do reino do Butão. Uma névoa fina dificulta enxergar com precisão esta obra humana que desafia a natureza. […]
Sua viagem, seu investimento

Butão: onde ser feliz é sinônimo de simplicidade

Thimphu – Butão. Quando ouvi pela primeira vez falar no Reino do Butão, fiquei fascinado. Disse para mim mesmo: não posso partir deste mundo sem conhecer este outro mundo. E agora, olho para fora e vejo o Himalaia com seus picos eternamente brancos. O avião da Drukair, uma das duas únicas companhias aéreas do país, começa […]