Blog InfoMoney

Sua viagem, seu investimento

Em blogs / financas-pessoais / sua-viagem-seu-investimento

Grécia ... ilhas, vinícolas e oportunidade de bons investimentos

Nos próximos dias, viajaremos juntos para a terra dos Deuses do Olimpo para conhecer um pouco da alma e do espírito helênicos. Bons invetimentos são para sempre.

São 15 para as sete da manhã. O sol ainda não nasceu. Olho para fora da janela de minha suíte no classudo NJV Athens Palace, e vejo ela. A Acrópole, iluminada, parece flutuar no ar.

Fico pensando. Que tipo de investimento daria tanto lucro em tão pouco tempo? Pisco os olhos, escrevo algumas linhas e, quando olho novamente, já está amanhecendo. Encarapitado há séculos sob a Acrópoles, o majestoso Partenon se apaga. Mas nem por isso, a luz do sol, recém chegada, diminui sua dignidade.

Da terra dos Deuses do Olimpo

Mais uma vez, tenho o privilégio de escrever esta coluna da terra dos Deuses do Olimpo, da capital helênica. Vim para gravar mais uma série de reportagens em vídeo. Obvio que tenho com a Grécia uma relação pessoal que vai muito além do fato de ser jornalista. Sou filho de grego.

Embora nascido no Brasil, e orgulhoso de meu País, a Grécia é minha segunda pátria. Funciona mais ou menos assim. Quando estou no Brasil me sinto grego. Quando estou na Grécia, brasileiro. Acabei de chegar, via Paris, superando as incertezas da maior greve da historia da Air France. Os deuses gregos já dão provas do que querem, divago olhando novamente para a Acrópole.

Gastronomia e alma helenicas

Ao longo de dez dias, tenho pela frente uma extensa – e prazerosa – programação. Vamos lá. Para começar fui matar as saudades de meu Chef predileto em território helênico. O genial Lefteris Lazarou me recebe com aquele sorriso amplo que os bons e antigos chefes de cozinha tinham como marca registrada para além das panelas. Ele transformou o restaurante Varoulko(roldana em grego), em um ícone da gastronomia grega. Uma estrela Michelin por merecimento, sempre perguntei a ele porque nunca quis concorrer a uma segunda. “ Porque a Grécia vive em crise e eu faço questão de manter os preços minimamente razoáveis para uma boa refeição.” Sábias e dignas palavras. Uma inventiva cozinha grega e um inabalável espírito helênico misturado com toques clássicos e modernos. Assim eu defino a comida de Lefteris.

Boa comida é como mulher bonita... não precisa de maquiagem

“ O que falta nos chefes atualmente são duas coisas : humildade e coração, completa ele apõs uma seleção impecável de comida simples porem servida de forma sofisticada. Legumes, frutos do mar, peixes e, especialmente molhos, são a especialidade do Varoulko. Volta a minha mente a eterna questão: que tipo de investimento dá tanto retorno em tão curto espaço de tempo? Como me despedir dele e de seu restaurante instalado praticamente dentro do mediterrâneo, no bairro de micro-límano? Time is Money, diriam vocês. Concordo . Mas na Grécia time is Money and life is short…

Ilhas, vinícolas e oportunidade de bons investimentos

Então, por mais que meu coração se sinta apertado, tenho, como disse, uma extensa agenda pela frente nos próximos dez dias. Despeço-me do querido Chef Lazaris com dificuldades e com dois beijos(hábito na Grécia). Nos próximos dias, vocês investirão parte de seu tempo e viajarão comigo por vinícolas espetaculares, 4 ilhas (três delas pouco conhecidas pelos brasileiros) e o melhor : pela alma e tradições helênicas. Então, claro que a Grécia é uma excelente oportunidade para fazer negócios, especialmente com imóveis na atual crise. Mas é também, e principalmente, um lugar onde o seu investimento em você mesmo sempre será super lucrativo... e o melhor de tudo. A curtíssimo tempo. Nos vemos na semana que vem.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

perfil do autor

Paulo Panayotis

É jornalista profissional e fundador do portal de vídeos e dicas sobre turismo e viagem "O Que Vi Pelo Mundo". Autor de grandes reportagens nas principais emissoras de televisão: Globo, Bandeirantes, Record, SBT, além de correspondente internacional em Estocolmo, Suécia, e Londres, Inglaterra. Tem passaporte carimbado em mais de 50 países.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Sua viagem, seu investimento

Contato