Blog InfoMoney

Seguros e mercado

Em blogs / financas-pessoais / seguros-e-mercado

Risco na concessão do crédito... Tem seguro para isso!

As vendas à prazo geralmente representam em torno de 40%  da receita de uma empresa e são vulneráveis à perda se os  clientes deixarem de pagar. O seguro de crédito garante indenização à empresa que não receber os créditos concedidos a seus clientes.

O crédito é um dos principais diferenciais competitivos de uma empresa, mas, ao ofertar prazo, a exposição ao risco de não pagamento é alta. O seguro de crédito protege de micros a grandes empresas que comercializam bens e serviços a prazo, do risco de não pagamento por parte dos compradores.

Essa modalidade de seguro garante indenização à empresa que não receber os créditos concedidos a seus clientes . Pode ser contratado para vendas a prazo dentro do Brasil e para operações financiadas de exportação. O sigilo sobre as informações referentes ao seguro de crédito são regulamentados no contrato , onde o devedor não pode ter conhecimento da existência da apólice, pois isso poderia acarretar atos de má-fé por parte de alguns clientes, relacionados à inadimplência.

Com a contratação do seguro, a seguradora poderá auxiliar na análise de crédito de toda a carteira de clientes da empresa segurada, definindo limites individuais de risco para os devedores incluídos na apólice. Para essa análise, a seguradora usa como parâmetro seus próprios dados internos e  informações do  mercado, pesando o histórico do devedor, sua situação econômica e financeira e seu potencial futuro de compra.

Após o crivo inicial, os devedores continuarão a ser monitorados durante toda a vigência da apólice. Com isso, alterações na situação cadastral, econômica ou financeira poderão ser percebidas e comunicadas à empresa segurada, sendo assim a seguradora pode auxiliar o segurado na avaliação e tomada de decisão para as suas vendas, utilizando como balizador o comportamento dos clientes nos últimos meses.

Quanto aos preços do seguro de crédito, há uma variação em função do setor de atuação da empresa , das coberturas contratadas e do histórico de inadimplência, de alguns detalhes dos recebíveis da empresa segurada e dos seus processos de gerenciamento de crédito.

 

Até a próxima!!!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Rafael Monsores

Chief Sales Officer e Co-founder na Mobdiq e professor da Funenseg

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Seguros e mercado

Contato