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Fraude nos Seguros: A Prejudicial “Lei de Gerson”

Além de prejudicar tanto as seguradoras quanto os seguradoas, que pagarão por conta, a fraude é um processo que acaba saindo bem mais caro para o indivíduo que tenta dar o golpe, quando descoberto.
Por  Rafael Monsores
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

As fraudes são grandes problemas para o mercado de Seguros no Brasil, impactando diretamente  os resultados das companhias, e indiretamente  o consumidor final , que por consequência é atingido com o aumento do preço dos seguros, como ação automática das seguradoras para equilibrar a relação despesas x gastos.

Segundo pesquisa da CNseg, no início da 2ª década do presente século, algo em torno de R$ 2,1 bilhões de todas as indenizações securitária no Brasil tiveram algum tipo de suspeita de fraude, o que representa 9% do total dos sinistros. Já as fraudes comprovadas custaram às seguradoras brasileiras R$ 341 milhões.

Identificar fraudes é um processo que as seguradoras de todo o mundo têm se especializado para conseguir capturar as inverdades contadas pelos fraudadores.

Abaixo temos alguns hábitos comuns de fraude em seguros:

No Seguro Saúde: Consulta médica com o cartão do plano de terceiros. Outra prática bastante comum é a omissão das informações sobre o estado de saúde atual do segurado, para que o valor seja mais baixo ou não corra o risco da seguradora recusar.

No Seguro de Automóvel: Omissão sobre a existência de condutores do carro em idade entre 18 e 25 anos, para baratear o seguro. Outra fraude no seguro de automóvel é a alteração da responsabilidade do causador do acidente, uma vez que quem bateu não possui seguro. Esta situação acontece na grande maioria das vezes quando as partes prejudicadas firmam um acordo entre si, em que o responsável pela batida paga a franquia daquele que possui seguro, uma vez que o custo da franquia se torna menor que o do conserto.

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Seguro Residencial: Troca de eletrodomésticos, danos intencionais para que seja acionado o seguro, simulação de arrombamentos e assaltos.

Seguro de Vida: Automutilação que vira acidente de trabalho

As seguradoras estão atuando diligentemente , investindo em metodologias e tecnologias anti-fraude para sobretudo parar o processo na raiz, atacando principalmente os produtos de varejo, pois apesar dos gastos vultuosos com os processos de investigação dos grandes casos de fraude, o que mais penaliza a mercado segurador são as pequenas fraudes, causadas por pessoas físicas. 

 

Até a próxima!!!

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