Fechar Ads

A política pode estragar a economia

Economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale diz que País vive ano de eleição mais incerto desde 2002 e que Reforma da Previdência é tema principal independentemente do candidato que saia vencedor
Por  Um Brasil
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

“Estamos tendo a política afetando a economia de forma tão intensa que fica todo mundo parado, fica difícil tentar prever o que pode ser aprovado [após as eleições]. De 2002 até aqui, não tivemos problemas de transição como agora”, avalia o economista-chefe da consultoria em análise macroeconômica MB Associados, Sergio Vale, sobre a influência do cenário eleitoral deste ano sobre a conjuntura econômica do Brasil.

Em entrevista ao UM BRASIL, o mestre em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) diz que a economia vem sendo bem conduzida pelo atual governo, principalmente no que diz respeito à atuação do Banco Central no combate à inflação e à política de juros. Contudo, Vale enfatiza que o País vive um momento de incerteza política, o que pode pôr tudo a perder.

“A política pode estragar a festa como fez no passado”, comenta o economista. “Os recados estão dados. O sistema mostra que não se sustenta nos próximos anos, a regra do teto de gastos não se sustenta. Se elegermos um candidato disfuncional [avesso às reformas], a crise volta”, afirma Vale.

De acordo com o economista, diferentemente de outras épocas, “as questões relevantes da economia estão todas expostas”. Ele ressalta que a Reforma da Previdência é a pauta principal de qualquer candidato que seja vitorioso na eleição presidencial deste ano, mesmo que o assunto não seja abordado na campanha.

“Hoje, não há mais alternativa. Aposto que todos os congressistas sabem que precisam aprovar a Reforma da Previdência. Não adianta pedir para falar sobre isso agora, ano de eleição. Mas no ano que vem, eles sabem que o assunto é imprescindível. Por isso a preocupação [do mercado]”, conclui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um Brasil Convida empresários, especialistas, pensadores e acadêmicos de todo o mundo para análises precisas e aprofundadas sobre as questões mais importantes nos cenários econômico e político do País. Uma realização da FecomercioSP, a plataforma UM BRASIL reúne uma gama variada de visões, trabalha pelo aprimoramento do senso crítico do cidadão brasileiro e funciona como um hub plural de conexão de ideias transformadoras.

Compartilhe
Mais sobre

Mais de UM BRASIL