Fechar Ads

Bancos centrais: a difícil arte de manter a credibilidade

Economista e pesquisadora Patricia Mosser analisa o papel do Banco Central do Brasil e a atuação de outras instituições com o mesmo propósito ao redor do mundo em relação ao controle da inflação e da taxa de juros
Por  Um Brasil
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

As políticas adotadas pelos bancos centrais refletem diretamente na credibilidade dessas instituições, que têm papéis complexos na economia de um país. A avaliação é da diretora da Initiative on Central Banking and Financial Policy, pesquisadora sênior e fellow da School of International and Public Affairs da Universidade Columbia, Patricia Mosser.

“É difícil manter a credibilidade no universo dos bancos centrais, assim como na vida em geral. É algo difícil de se conseguir e fácil de se perder”, diz em entrevista ao UM BRASIL

Falando à jornalista Thais Herédia, a economista e pesquisadora comenta que, de forma geral, os bancos centrais concentram seus esforços em estabilizar a inflação, de preferência sem gerar grandes flutuações, gastos e desemprego.

Patricia cita casos de bancos centrais na Europa, na Ásia e na América Latina que já vivenciaram os resultados de uma escolha infeliz de diretrizes e destaca que, no Brasil, a forma como outras instituições recuperaram a credibilidade depois de períodos conturbados foi útil para os responsáveis pelas políticas do Banco Central.

A economista lembra quando os Estados Unidos passaram por um período de recessão similar ao do Brasil, mas na década de 1980, e o Federal Reserve (FED) decidiu aumentar as taxas de juros para equilibrar a inflação. “O lado bom é que isso tirou os EUA da crise, e o banco central foi capaz de manter sua credibilidade e a inflação estável por décadas, mesmo com os altos e baixos da economia”, finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um Brasil Convida empresários, especialistas, pensadores e acadêmicos de todo o mundo para análises precisas e aprofundadas sobre as questões mais importantes nos cenários econômico e político do País. Uma realização da FecomercioSP, a plataforma UM BRASIL reúne uma gama variada de visões, trabalha pelo aprimoramento do senso crítico do cidadão brasileiro e funciona como um hub plural de conexão de ideias transformadoras.

Compartilhe

Mais de UM BRASIL