Fechar Ads

Crescimento do Poder Judiciário no mundo é inevitável

Avaliação é do professor de Direito Público e Direitos Humanos do King’s College London, Octavio Ferraz. A entrevista faz parte de uma série gravada em Londres. Além do protagonismo do Judiciário, a série também aborda temas como descrença no Congresso, desigualdade social e violência urbana
Por  Um Brasil
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

“O crescimento do Poder Judiciário no mundo é inevitável e está acompanhado de um debate constante sobre a judicialização da política”. A conclusão é do professor de Direito Público e Direitos Humanos do King’s College London, Octavio Ferraz, em entrevista ao jornalista André Rocha.

A conversa faz parte de uma série gravada em Londres, onde pesquisadores e professores do Brazil Institute, centro de estudos brasileiros do King’s College London, discutem temas como descrença no Congresso, desigualdade social e violência urbana, entre outros.

Outro entrevistado da série, Jeff Garmany, geógrafo e professor do Brazil Institute, avalia que “o Brasil não precisa de uma nova Constituição, mas de uma classe política que obedeça às leis existentes”. Segundo ele, no País, quem tem recursos consegue usar a legislação para fazer quase tudo o que quiser e, ainda assim, estar dentro da lei.

Por fim, Vinicius Mariano de Carvalho, professor de Estudos Brasileiros do King’s College London, debate presidencialismo de coalização, movimentos de renovação política na internet e polarização política no mundo democrático. “A maturidade democrática é necessária e urgente no País para que os eleitores entendam que não se vota só em presidente, mas em outros atores que são fundamentais para que haja governabilidade”, destaca.

Confira as entrevistas abaixo: 

Contrastes da sociedade brasileira por Jeff Garmany

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bem-estar social entre judicialização e política por Octavio Ferraz

 

A construção da representatividade política, por Vinicius Mariano de Carvalho

Um Brasil Convida empresários, especialistas, pensadores e acadêmicos de todo o mundo para análises precisas e aprofundadas sobre as questões mais importantes nos cenários econômico e político do País. Uma realização da FecomercioSP, a plataforma UM BRASIL reúne uma gama variada de visões, trabalha pelo aprimoramento do senso crítico do cidadão brasileiro e funciona como um hub plural de conexão de ideias transformadoras.

Compartilhe
Mais sobre

Mais de UM BRASIL