Fechar Ads

O Brasil é um laboratório: se não der certo, o mundo não vai dar certo

Marcos de Azambuja, diplomata e ex-embaixador do Brasil na Argentina e na França, diz que País é uma grande potência regional, com projeções mundiais e papel crescente no século 21
Por  Um Brasil
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

“Se o Brasil não for possível, o mundo é impossível. Isso aqui é um laboratório. O Brasil é um microcosmo. É uma síntese de raças, de cultura, de civilizações. Se nós não dermos certo, as condições para o mundo ficam prejudicadas”. A análise é do diplomata e ex-embaixador do Brasil na Argentina e na França, Marcos de Azambuja, em entrevista ao UM BRASIL.

Falando ao jornalista Jaime Spitzcovsky, ele afirma que o País é uma grande potência regional, com projeções mundiais e papel crescente no século 21. Com cinco décadas de serviço diplomático, Azambuja avalia que o Brasil não deve se considerar um País inferior, com “complexo de vira-lata”, mas, sim, precisa se posicionar de acordo com suas reais capacidades.

“O Brasil tem de jogar dentro das suas possibilidades. Nem truculência, nem excesso de protagonismo, mas também nenhum excesso de modéstia”, diz. “Um país não pode viver aquém do que ele é, mas não deve viver além do que ele pode”, acrescenta.

Sobre a política externa brasileira entre os períodos dos governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, o especialista entende que o País teve uma atuação de protagonismo sensato. Para o diplomata, a história mostra que o Brasil erra pouco, embora demore muito em acertar em suas decisões.

Azambuja acredita que a Nação alcançará os desenvolvimentos econômico, social e político apenas com um somatório de ações. “Estou convencido que o Brasil vai se arrumar não por uma definição central de um governo, mas por acertos setoriais. Quero dizer que, pouco a pouco, o País começa a dar certo num município que resolve bem a educação, noutro que resolve melhor a saúde, noutro que resolve mais a produção de alimentos. Pela sua complexidade, o Brasil não é um país que possa ser governado de uma cidade”, finaliza.

Confira no vídeo abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um Brasil Convida empresários, especialistas, pensadores e acadêmicos de todo o mundo para análises precisas e aprofundadas sobre as questões mais importantes nos cenários econômico e político do País. Uma realização da FecomercioSP, a plataforma UM BRASIL reúne uma gama variada de visões, trabalha pelo aprimoramento do senso crítico do cidadão brasileiro e funciona como um hub plural de conexão de ideias transformadoras.

Compartilhe

Mais de UM BRASIL