Fechar Ads

Um Brasil desenvolvido e justo

Em artigo, presidente da FecomercioSP, Abram Szajman, analisa cenário de recuperação econômica e necessidade de continuidade de reformas
Por  Um Brasil
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Por Abram Szajman*
No início do governo de Michel Temer e diante da gravidade da crise que se abateu sobre a economia do País, a FecomercioSP elencou as medidas indispensáveis, a nosso ver, para reconstruir a governança do Brasil:
• Restabelecimento do tripé macroeconômico das metas de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal;
• Desvinculação orçamentária e redução do número de ministérios;
• Estabelecimento de teto para o crescimento dos gastos públicos, sem aumento de impostos;
• Reforma da Previdência, com estabelecimento de idade mínima para aposentadoria;
• Desindexação de despesas e revisão da regra de reajuste do salário mínimo;
• Reforma trabalhista, com regulamentação da terceirização e autonomia na negociação entre empresas e empregados;
• Reforma tributária, para simplificar o sistema e acabar com a guerra fiscal entre os estados;
• Desburocratização e incentivo à negociação, arbitragem e conciliação;
• Maior abertura comercial e adoção de regras claras e estáveis em concessões, para atrair investimento privado em infraestrutura.

Hoje podemos constatar que boa parte dessa agenda foi cumprida, graças à capacidade do Executivo de angariar apoio no Congresso Nacional. O resultado não se fez esperar. A inflação recuou, os juros baixaram, o crescimento voltou e o emprego dá mostras de recuperação, ainda que de maneira tímida num primeiro momento.

A pergunta que agora a Nação faz a si mesma é: estamos no limiar de um ciclo de crescimento sustentado que permita resgatar a imensa dívida social que este País tem com a maioria menos favorecida de sua população?

Nós, empresários do comércio e dos serviços, acreditamos que a resposta afirmativa a esta questão depende da continuidade das reformas, em especial da reformas da previdência, tributária, da maior inserção internacional do Brasil e de um processo de desburocratização que melhore o ambiente de negócios.

O maior benefício que o governo pode oferecer ao País é o de alcançar seu equilíbrio fiscal e direcionar esforços para que o Estado tenha uma estrutura adequada à real capacidade contributiva da sociedade, elevando sua eficiência, focado nas suas atribuições naturais e reduzindo o grau de ingerência no livre mercado. Isso porque, na medida em que o Estado reduz significativamente sua necessidade de financiamento e elimina seus déficits anuais, toda a sociedade se beneficia com elevação na oferta de crédito e queda substancial nas taxas de juros nas operações para pessoas físicas e jurídicas.

Neste ano, o ambiente eleitoral será o elemento determinante da conjuntura econômica interna, que ficará suscetível às oscilações das agendas das candidaturas da corrida presidencial. Os mercados vão focar nas intenções desses candidatos em relação à política fiscal – determinante nas oscilações do câmbio, do mercado de capitais e dos juros. Dessa forma, o ponto limitador do crescimento nacional é o cenário político. As incertezas sobre a próxima eleição deixam os agentes econômicos com menos apetite para investir, porque não sabem se será mantida, ou não, a agenda de reformas.
Todas essas discussões acerca dos ambientes político, econômico e social estão no escopo de trabalho da plataforma UM BRASIL, que apoiada pela FecomercioSP produz entrevistas, debates, publicações, documentários e eventos com respeitados nomes dos meios acadêmico e empresarial.
Agora, com um blog exclusivo no Portal Infomoney, UM BRASIL amplia ainda mais sua capilaridade de veiculação em um espaço de credibilidade. O que desejamos, neste momento de tensão entre os poderes e descrença da população em relação às instituições em razão da corrupção, é auxiliar o desenvolvimento crítico da sociedade por meio de um debate aprofundado e apartidário.
Se todos fizerem o que parece simples e óbvio estaremos no rumo certo para construir um Brasil desenvolvido e justo.
*Abram Szajman é presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Um Brasil Convida empresários, especialistas, pensadores e acadêmicos de todo o mundo para análises precisas e aprofundadas sobre as questões mais importantes nos cenários econômico e político do País. Uma realização da FecomercioSP, a plataforma UM BRASIL reúne uma gama variada de visões, trabalha pelo aprimoramento do senso crítico do cidadão brasileiro e funciona como um hub plural de conexão de ideias transformadoras.

Compartilhe

Mais de UM BRASIL