Fechar Ads

O direito à greve e o direito ao trabalho

Terraço econômico defende o direito de greve, mas critica a mobilização desta sexta-feira (28)
Por  Terraço Econômico
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O Terraço defende, e sempre defenderá, que os trabalhadores briguem pelos seus próprios direitos.

A greve de hoje, infelizmente, não tem esse objetivo. Nos anos em que o país apresentou a maior queda do PIB, 2015 e 2016, não houve uma mobilização deste tipo. A greve de hoje serve para defender interesses concentrados que vão contra as importantes reformas da Previdência e Trabalhista. Sem essas reformas, é o país que demorará para ultrapassar essa recessão, prejudicando grande parte dos brasileiros.

Muitos dos que vão às ruas não foram corretamente informados sobre isso. Nem sequer sabem que a reforma trabalhista não remove direitos, mas apenas flexibiliza as regras e adapta uma legislação ultrapassada, de 1943, para o século XXI.

Aqueles que se juntam a essa greve apenas impedem os que querem trabalhar de exercer essa atividade. Há 13,5 milhões de desempregados que gostariam de trabalhar mas não poderão, vítimas de uma política econômica equivocada. Muitos desses respeitam o direito à greve; mas gostariam de ser respeitados por optar em trabalhar.

Se você quer fazer sua parte para alterar essa triste realidade, promova a informação correta, entenda as reformas, formule sua opinião e passe adiante com responsabilidade e sem perder a razão, sem gritaria ou coro de desinformação.

Se você quer fazer sua parte, seja democrático: não impeça o direito ao outro ao trabalho. Isso é falta de cidadania e uma afronta ao direito individual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Terraço Econômico O Terraço Econômico é um espaço para discussão de assuntos que afetam nosso cotidiano, sempre com uma análise aprofundada (e irreverente) visando entender quais são as implicações dos mais importantes eventos econômicos, políticos e sociais no Brasil e no mundo. A equipe heterogênea possui desde economistas com mestrados até estudantes de economia. O Terraço é composto por: Alípio Ferreira Cantisani, Arthur Solowiejczyk, Lara Siqueira de Oliveira, Leonardo de Siqueira Lima, Leonardo Palhuca, Victor Candido e Victor Wong.

Compartilhe

Mais de Terraço econômico