Fechar Ads

América Latina: intensa agenda eleitoral em 2018

No próximo ano, os países da América Latina terão uma intensa agenda eleitoral. Eleições presidenciais ocorrerão na Costa Rica, Paraguai, Colômbia, México e Brasil. Declarações do presidente cubano Raúl Castro afirmam o seu compromisso em promover a transição e a transferência de poder para um novo presidente. Já na Venezuela a vitória do partido do […]
Por  Denilde Oliveira Holzhacker
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

No próximo ano, os países da América Latina terão uma intensa agenda eleitoral. Eleições presidenciais ocorrerão na Costa Rica, Paraguai, Colômbia, México e Brasil. Declarações do presidente cubano Raúl Castro afirmam o seu compromisso em promover a transição e a transferência de poder para um novo presidente. Já na Venezuela a vitória do partido do governo nas eleições para governadores reafirma o poder de Nicolas Maduro, que pretende garantir mais seis anos de mandato na eleição do próximo ano.

Calendário das Eleições nos países da América Latina – 2018

 

   

04 de Fevereiro

Costa Rica

Eleições gerais Legislativas e presidencial

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

24 de Fevereiro

Cuba

Eleições legislativas e transferência de poder

04 de Março

El Salvador

Eleições Legislativas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

11 Março

Colômbia

Eleições Legislativas

01 de Abril

Costa Rica

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2º turno Eleição presidencial

22 Abril

Paraguai

Eleições legislativas e presidencial

27 de Maio

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Colômbia

1º. Turno presidencial

17 de Junho

Colômbia

2º. Turno eleição presidencial

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outubro

Venezuela

Eleição presidencial

07 de Outubro

Brasil

Eleições gerais legislativo federal e estaduais, Governadores e Presidente

28 de Outubro

Brasil

2º Turno Governadores e Presidente

 

À primeira vista podemos dizer que a alternância de poder e a realização de eleições periódicas mostram os avanços da democracia na região. No entanto, o olhar detido em cada país nos revela um ambiente ambíguo e complexo com arranjos institucionais que buscam manter o status quo, mas que são cada vez mais pressionados por uma sociedade cansada dos modelos e elites tradicionais.

A sociedade sentiu, nos últimos anos, a perda dos ganhos de renda obtidos com boom dos preços das commodities. Os sinais de recuperação econômica ainda são lentos e as previsões do FMI apontam 1,2% de crescimento na região em 2017, enquanto o restante do mundo terá crescimento de 3,6%. O aumento da violência atinge todos os países e a corrupção endêmica expõe a desconfiança nas instituições e políticos.

Cenários voláteis e descrédito na política

Este quadro leva ao aumento do descrédito quanto ao sistema representativo e partidário. No caso brasileiro acompanhamos o surgimento de movimentos de renovação da política como alternativa aos candidatos e partidos tradicionais. Na Colômbia dos 30 pré-candidatos para a presidência 25 se dizem independentes. No México, segundo o Instituto Eleitoral Nacional, 86 pessoas manifestaram a intenção de disputar o cargo para presidente como independentes e 240 pessoas sem filiação partidária pretendem se candidatar para o cargo de deputado.

A dispersão de candidatos reflete na maior volatilidade das opiniões dos eleitores. Além disso, a emergência de candidaturas independentes dificulta a formação de coalizões e construção de alianças.

No caso das eleições mexicanas nem todos os candidatos são novatos, mas aqueles que se desligaram dos partidos tradicionais e buscam se viabilizar eleitoralmente, entre eles encontram-se a ex-primeira dama Margarita Zavala (ex-filiada ao PAN), o senador independente Armando Rios Piter, o governador de Nuevo León Jaime Rodríguez Calderón “El Bronco (ex-filiado ao PRI).

A alta fragmentação na eleição em 2018 reflete em parte o degaste do governo e do partido PRI. Segundo pesquisa da Pew Research, 28% dos mexicanos aprovam o governo do presidente Enrique Peña Nieto, sendo que a desaprovação aumenta quando se avalia o desempenho presidencial na economia (80% desaprovam); na luta contra a corrupção (77%); na luta contra o narcotráfico (74%) e relações com os Estados Unidos (72%).

Neste quadro eleitoral, o candidato Andrés Manuel López Obrador (AMLO), ex-prefeito da Cidade do México e nacionalista de esquerda, passou a liderar as pesquisas de opinião. Obrador perdeu as eleições em 2006 e 2012, mas, no atual quadro, a chance de ganhar um discurso nacionalista assusta os investidores estrangeiros, que já projetam a desvalorização do peso e maior restrição ao capital estrangeiro no país. No entanto, o candidato vem tentando se aproximar dos empresários e grupos da sociedade civil, em um movimento semelhante ao do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva durante a campanha de 2002. Em um gesto de conciliação, Obrador assinou o acordo denominado Unidade para a Prosperidade do Povo e o Renascimento do México, que conta com a participação de 32 entidades partidárias, empresariais e da sociedade civil. Porém, as desconfianças ainda geram temores e instabilidades.

O ambiente de incertezas não é muito diferente na Colômbia. Será a primeira eleição após a assinatura do acordo de paz entre o Governo e a FARC. Além disso, muitos colombianos estão insatisfeitos com o governo do presidente Juan Manuel Santos. Pesquisa realizada em setembro de 2017 apontava que 54% dos entrevistados desaprovam a gestão do presidente Santos. Além disso, 57% desaprovam o acordo de paz com a FARC e 55% desaprovam as conversações com a ELN (Exército de Libertação Nacional). As grandes desaprovações, no entanto, estão nas políticas de combate ao desemprego (83%) e as ações de combate à corrupção (82%).

Até o momento, três candidatos se destacam nas pesquisas: o ex-vice presidente Germán Vargas Lleras, ex-prefeito de Bogotá Gustavo Petro e Sergio Farjado, ex-prefeito Medelin e ex-governador da província Antioquia. Os três apresentam diferenças pequenas nas pesquisas. Germán Vargas Lleras começou bem nas pesquisas de opinião, mas a circulação de um vídeo em que ele agride o seu segurança fez com que sua desaprovação crescesse e ele caiu nas pesquisas de opinião. O candidato Gustavo Petro, com um perfil mais à esquerda e anti-establishment, tem se consolidado nas pesquisas, bem com o Sergio Farjado que tem uma avaliação positiva na área de segurança pública pela sua gestão na prefeitura de Medelin.

A agenda eleitoral é tão ampla quanto o número de candidatos. As posições sobre o acordo de paz, a inserção dos ex-combatentes, as políticas de combate à corrupção e as políticas econômicas dividem a atenção dos 36 milhões de eleitores.  

Como no debate pré-eleitoral brasileiro, os eleitores mexicanos e colombianos revelam as insatisfações com a política e o discurso populista de direita ou esquerda pode ganhar força eleitoral. Por outro lado, as incertezas são tantas e possibilidade ainda estão abertas que os eleitores podem surpreender a todos. e entre a renovação inconsequente e o velho conhecido, mas seguro. A política latino-americana em 2018 promete ser tão agitada quanto foi em 2017.

 

Compartilhe

Mais de Pensando Política

Pensando Política

RenovaBio, uma ótima política

Por: Donizete Tokarski, diretor-presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) Mario Campos, presidente da Associação da Indústria Sucroenergética de Minas Gerais (SIAMIG) Daniel Furlan, gerente de Economia da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) Bruno Alves, colaborador do Pensando Política do InfoMoney
Pensando Política

O impacto das “fake news” nas eleições

Este artigo apresenta as experiências internacionais no monitoramento das fake news e discute como o Brasil pode lidar com o fenômeno na campanha eleitoral do próximo ano. Este é um processo complexo e dinâmico que envolve diversas estratégias e engajamento de diversos grupos sociais. Evitar as distorções geradas pela difusão de conteúdo falso será um importante passo para o fortalecimento da democracia.
Pensando Política

A crise do porto de Santos

O maior porto da América Latina tem uma deficiência secular na gestão da dragagem, o que prejudica a competitividade dos exportadores e a rentabilidade dos terminais portuários.