Blog InfoMoney

Panorama Político

Em blogs / economia-e-politica / panorama-politico

Notícias comentadas: 3 boas notícias para Alckmin e o plano alternativo de Meirelles para as eleições

Previdência adiada, dia bom para Alckmin, Huck negará até abril e Meirelles luta para se manter na disputa.

 

Previdência é adiada pela... já não se sabe mais qual vez. Agora a data limite escrita na pedra é 28 de fevereiro (https://glo.bo/2FX0lgk).

Ontem o PSDB marcou um debate entre Geraldo Alckmin e Arthur Virgílio para o dia 1º de março em Brasília e as prévias para o dia 4 do mesmo mês (http://bit.ly/2FXhmXz). Essa notícia merece mais atenção do que lhe foi dada. Apesar de embarcar na prévia do faz de conta em nome da unidade partidária e da democracia, Alckmin ontem demonstrou que o controle do partido é importante para desarmar bombas. Chegou-se a especular até 5 debates e prévias arrastadas. Não acontecerá nada disso.

Outra boa notícia para Geraldo Alckmin é que Rodrigo Garcia (DEM-SP), que acabou de deixar uma secretária do governo de São Paulo para retornar à Câmara, foi eleito líder de seu partido na casa (http://bit.ly/2FXkB1b). Mais um sinal da atração do DEM para a candidatura presidencial do PSDB.

Em processo no TSE, Luciano Huck reafirma que não será candidato (http://bit.ly/2FW4aCj). Na temporada de balão de ensaio, essa ainda é melhor estratégia seja qual for sua real intenção. Apesar da articulação de outros atores em seu nome, não devemos esperar compromissos contundentes até mais próximo da data limite de filiação em abril.

Henrique Meirelles está conversando com o MDB para ser candidato pelo partido (http://bit.ly/2FYIJkh). O problema de hoje é o mesmo de ontem: sua inviabilidade não tem origem no PSD ou MDB, mas no fato de que a recuperação da economia está se mostrando insuficiente para alavancar sua candidatura.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Paulo Gama

trabalhou 8 anos na editoria de política da Folha de S.Paulo. sendo 4 anos na coluna Painel. Venceu o Prêmio Folha de Reportagem em 2016 com série que mostrou atuação de ministro de Michel Temer em defesa de interesses privados no governo. paulo.gama@xpi.com.br

InfoMoney Blogs

Richard Back

Richard Back é analista político da XP Investimentos. Atua na área política desde 2004, com nove anos em Brasília. Nos últimos cinco anos passou pela assessoria de importantes lideranças partidárias na Câmara dos Deputados. richard.back@gmail.com

InfoMoney Blogs

Victor Scalet

Victor Scalet faz análise de política com enfoque quantitativo na XP investimentos. Foi economista na BNP Paribas Asset Management por 6 anos. É mestre em economia pelo INSPER e atualmente cursa doutorado.

InfoMoney Blogs

Erich Decat

atua há 10 anos na cobertura política diária em Brasília, passando por veículos como Blog do Noblat/OGlobo, Correio Brasiliense, Folha de S.Paulo. De 2013 até 2017 trabalhou na editoria de política do Jornal Estado de S.Paulo. erich.decat@xpi.com.br

Contato