Fechar Ads

Quem é inimigo do consumidor: o empresário ou a legislação?

A legislação do consumidor hoje é um ralo de tempo e de dinheiro. E fez duas escolhas erradas: colocou o empresário como inimigo do consumidor e os Procon´s como seus amigos.
Por  Alexandre Pacheco
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O Código de Defesa do Consumidor é sempre citado como um monumento de alta cultura jurídica. Lei juridicamente perfeita, escrita com o auxílio de juristas de primeira linha. De fato, não há críticas jurídicas significativas a serem feitas ao seu texto – mas há críticas procedentes sobre os efeitos econômicos graves que provoca.

A própria ideia de Código do Consumidor é problemática, nada importando a qualidade do seu texto. A prova disso é dada pelos efeitos economicamente desastrosos que esse Código causa, por afetar equivocadamente as crenças das pessoas de dois modos lamentáveis.

Em primeiro lugar, a legislação do consumidor coloca o Estado como “juiz” do mercado, quando sabemos que o consumidor faz muito melhor esse papel, abandonando os produtos e serviços de má qualidade. Em tempos de internet mudou-se apenas a velocidade do fracasso e do sucesso de um produto, mas o consumidor é, e sempre foi, o melhor juiz do mercado – basta que ele tenha liberdade para escolher.

Em segundo lugar, a legislação do consumidor coloca o empresário como “competidor” do consumidor, e não como seu “colaborador”, alimentando a desconfiança entre as partes antes, durante e depois da compra, pois “judicializa” a relação entre eles. O consumidor entra em uma loja e compra um produto já pensando na medida judicial cabível no caso de se sentir frustrado.

Vejam vocês que há até mesmo uma lei federal, a Lei 12.291/2000, obrigando os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços a manterem, em local visível e de fácil acesso ao público, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor. É a mesma coisa que obrigar os cartórios de registro civil a deixarem sobre o balcão de atendimento dos noivos um Código Civil aberto nas páginas que tratam do divórcio…

E o Código não traz apenas prejuízos na visão que as pessoas têm do mercado, o que é difícil de quantificar. Traz pesados prejuízos financeiros também, na forma de cobrança de multas, que viraram uma espécie de caça-níqueis dos órgãos de defesa do consumidor e um martírio pesado para os empresários. Quando um consumidor apresenta uma queixa em um Procon, abre a possibilidade da fiscalização aplicar multas contra o empresário, sendo que o valor arrecadado dessas multas não reverte para o consumidor – vai para fundos públicos….

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É bem verdade que seria horrível que as multas revertessem para os consumidores, porque obviamente isso criaria a figura do “consumidor profissional”, dedicado a caçar multas pelas ruas ao invés de trabalhar. Mas a aplicação das multas em benefício do Estado não deixa de ser igualmente horrível, porque quem aplica a multa “beneficia-se” indiretamente dela.

Advinhem o que está acontecendo? Em todo o Brasil, os Procon’s estão aplicando multas de valor surreal, mesmo quando o alegado prejuízo do consumidor é ínfimo, e mesmo quando o empresário repara o prejuízo alegado. O pretexto é “educar” os empresários malvados, assim como levantar recursos para “esclarecer” os consumidores inocentes quanto aos seus “direitos” sempre lesados.

Essas multas, enfim, são arrecadadas para fundos geridos por “Conselhos” federais, estaduais e municipais, dos quais participam o Ministério Público e “representantes da comunidade”, sendo que seus recursos são “destinados à reconstituição dos bens lesados”…

No final das contas, as multas revertem para o financiamento da estrutura burocrática dos Procon’s e para ações de eficácia duvidosa e improvável – palestras, seminários, folhetos – e, claro, para pagamento de salários de servidores públicos que administram isso tudo e, ainda, para a construção e manutenção das sedes dos… Procon’s…

Resumindo: as multas são puro desperdício de dinheiro da sociedade, nada mais fazendo do que transferir renda dos empresários e dos consumidores para atividades estatais de utilidade amplamente questionável. São elas repassadas nos preços, encarecendo produtos e serviços, e tiram do mercado os pequenos e médios empresários que não conseguem suportar essas cobranças injustas.

Uma solução ideal seria revogar os dispositivos da Constituição que determinam a criação do Código de Defesa do Consumidor, além de revogar aqueles que afirmam caber ao Estado defender o consumidor. A experiência demonstra que o Estado e seus Procon´s não defendem o consumidor coisa nenhuma – os próprios empresários e os consumidores, no livre mercado, são capazes de alcançar resultados de forma muito mais eficiente, justa, barata e positiva para eles mesmos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas se for para ter alguma regulação de condutas, o modelo de autorregulação seria muito mais aceitável. Órgãos custeados e formados pelos próprios empresários, a exemplo do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), poderiam julgar práticas dos empresários desleais e puni-los. Para o consumidor, restaria sempre a via judicial para buscar indenizações por danos causados.

A legislação do consumidor hoje é um ralo de tempo e de dinheiro. E fez duas escolhas erradas: colocou o empresário como inimigo do consumidor e os Procon´s como seus amigos.

Puro atraso de vida.

 

Alexandre Pacheco é Advogado, Professor de Direito Empresarial e Tributário da Fundação Getúlio Vargas, da FIA, do Mackenzie e da Saint Paul e Doutorando/Mestre em Direito pela PUC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga Alexandre Pacheco no Linkedin, no Facebook e no Twitter

Alexandre Pacheco Professor de Direito Empresarial e Tributário da FGV/SP, da FIA e do Mackenzie, Doutor em Direito pela PUC/SP e Consultor Empresarial em São Paulo.

Compartilhe

Mais de Jogo das regras

Jogo das regras

Reforma Tributária: o peso das obrigações legais no Brasil e a chamada “simplificação”

Seria mais prudente manter a essência do sistema tributário como existe hoje, reduzindo obrigações legais e complexidades na apuração de tributos. Eventualmente, criando um tributo temporário, para rápida redução do déficit fiscal e do endividamento, uma vez que o corte de gastos não pode ser feito na velocidade que é necessária para alcançar o rápido equilíbrio das contas públicas.
Jogo das regras

O que impede a redução da carga tributária brasileira

Não é possível reduzir, neste momento, a carga tributária do país, infelizmente. O Brasil gasta muito mais do que arrecada e está no cheque especial. Se reduzir seus tributos, o déficit público poderá aumentar em uma velocidade maior do que os ganhos de produtividade que a redução da carga tributária seria capaz de trazer.
Jogo das regras

O que, de fato, há de errado com os tributos no Brasil?

Obviamente a carga tributária elevada do Brasil é um freio brutal para o desenvolvimento do país, massacrando a população em geral. É um redutor significativo do investimento nacional e estrangeiro, razão de fuga de capitais brasileiros para o exterior e causa de agravamento da pobreza não somente de empresários, mas também da população mais carente, que também paga pesados tributos, e que ainda sofre com o desemprego causado por esse cenário econômico ruim, agravado pela tributação.
Jogo das regras

Reforma Tributária: Guerra de vaidades em 5 fronts

Estamos assistindo a um desejo dos envolvidos na Reforma Tributária de mudar por mudar o sistema tributário, com a disputa pela autoria de ideias supostamente geniais, para que os nomes dos autores que vencerem essa disputa perigosa sejam colocados em uma placa, em manchetes de jornais ou em posts das redes sociais.
Jogo das regras

Os caminhoneiros querem uma dentadura na forma de óleo diesel

Não deixa de ser engraçado ver os críticos dessa situação atacando o Bolsonaro como se ele não tivesse sido eleito por eleitores chantagistas. E como se ele, ainda, não tivesse concorrido com outros candidatos que também prometeram suas dentaduras, em um país que se move por esse racional desde que se começou a praticar eleições por aqui.
Jogo das regras

A Reforma Tributária da Câmara dos Deputados virou pauta bomba

Não se faz Reforma Tributária apenas com ideias e com "articulação política": faz-se com a experiência do corpo técnico do Governo e com números oficiais. E esse ato de prudência é necessário porque uma mudança legislativa dessa envergadura vai afetar milhões de pessoas e milhares de empresas, além de sujeitar os cofres públicos a riscos de perdas arrecadatórias que, em um cenário de déficit fiscal, podem piorar as condições já ruins das contas públicas.
Jogo das regras

Presidente Bolsonaro caminha para a desastrosa tributação dos dividendos

Na eleição passada, quase todos os candidatos a Presidente defenderam publicamente a tributação dos dividendos. Podemos dizer, ainda, que tal solução conta com a simpatia da "classe falante", dos chamados "formadores de opinião". O que surpreende é que a tributação dos dividendos, sendo uma pauta do espectro político da esquerda, tenha sido adotada pelo Presidente Bolsonaro - por isso eu acredito que ele não percebeu as variantes dessa discussão, sendo que ainda há tempo para ele se informar a respeito e arquivar essa ideia ruim.