Fechar Ads

A última fronteira para civilizar os sindicatos: o voto à distância

Com a extinção do imposto sindical, um próximo passo para tornar os sindicatos instituições saudáveis para a Sociedade seria permitir o voto à distância para a eleição das suas diretorias. Do contrário, os sindicatos brasileiros serão eternamente isso o que estamos vendo: instituições que manipulam trabalhadores para defender partidos políticos, instrumentos de destruição de energias positivas e espaços vazios de gente sensata.
Por  Alexandre Pacheco
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Na sua essência, os sindicatos são uma modalidade de associações civis, como os clubes o são. E, como qualquer associação civil, representam um espaço de liberdades dos indivíduos, adquirindo sentido fora da regulação do Estado, assim como deve ser com a família, com a religião e com a propriedade privada.

O que difere os sindicatos das demais associações é o direito de greve, que nada mais é do que um recurso de “violência” controlada pela lei, e que é reconhecido pelos países livres como instrumento de negociação de condições de trabalho.

Como um espaço de liberdades da Sociedade, usado pelo cidadão para desenvolver as suas capacidades, os sindicatos têm a sua importância. E apesar de disporem de um recurso de violência em suas mãos, é mais saudável para a sociedade conviver com suas perturbações do que proibir a sua existência.

Mas o que há de errado com os sindicatos, que faz com que as pessoas não demonstrem simpatia por eles?

Em primeiro lugar, nos países em que o direito de greve, que por natureza é violento, é exercido sem limites, com badernas, depredações e enfrentamento das autoridades policiais e públicas, os mais sensatos procuram se distanciar dos sindicatos e acabam sentindo antipatia pelos seus métodos.

Em segundo lugar, as pessoas não gostam de ser manipuladas. E a manipulação dos sindicatos sobre seus associados pode ocorrer de duas formas: quando participar da diretoria é privilégio de um grupo fechado e quando o sindicato é usado para apoiar partidos políticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No seu livro A Lanterna na Popa, Roberto Campos conta que Margareth Thatcher quebrou na Inglaterra o privilégio de participar das diretorias dos sindicatos instituindo o voto postal. De fato, o voto à distância evita o constrangimento dos mais pacíficos, de participar de eleições controladas pela violência ou marcadas em horários inviáveis e em locais inacessíveis ao trabalhador comum, e nas quais participam, portanto, apenas os sindicalistas profissionais.

Naquele tempo não havia internet. Hoje em dia, há experiências de entidades fechadas de previdência que enviam senhas para seus associados votarem pela internet. Um recurso plenamente acessível aos sindicatos, e que poderia se tornar obrigatório no plano da legislação federal.

É bem verdade que não deixa de ser contraditório que uma instituição que pertença ao espaço de liberdades dos cidadãos seja regulada em algum sentido pelo Estado, com a imposição legal do voto à distância. Mas o que justifica isso é exatamente aquilo que faz os sindicatos serem diferentes das demais associações: o direito de greve, que, quando mal usado, produz injustificada violência contra a sociedade e contra o Estado, a serviço de grupos políticos que usam trabalhadores para tomar o poder.

Em última análise, regular o direito de voto dos sindicatos é controlar um canal de violência criado pelo próprio Estado – regulação que controla a regulação. Se não existisse o direito de greve, que é criado pelo Estado, não haveria sentido em regular a atividade dos sindicatos.

Com a extinção do imposto sindical, um próximo passo para tornar os sindicatos instituições saudáveis para a Sociedade seria permitir o voto à distância para eleição das suas diretorias. Do contrário, os sindicatos brasileiros serão eternamente isso o que estamos vendo: instituições que manipulam trabalhadores para defender partidos políticos, instrumentos de destruição de energias positivas e espaços vazios de gente sensata.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alexandre Pacheco é Advogado, Professor de Direito Empresarial e Tributário da Fundação Getúlio Vargas, da FIA, do Mackenzie e da Saint Paul e Doutorando/Mestre em Direito pela PUC.

 

Siga Alexandre Pacheco no Linkedin, no Facebook e no Twitter

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alexandre Pacheco Professor de Direito Empresarial e Tributário da FGV/SP, da FIA e do Mackenzie, Doutor em Direito pela PUC/SP e Consultor Empresarial em São Paulo.

Compartilhe

Mais de Jogo das regras

Jogo das regras

Reforma Tributária: o peso das obrigações legais no Brasil e a chamada “simplificação”

Seria mais prudente manter a essência do sistema tributário como existe hoje, reduzindo obrigações legais e complexidades na apuração de tributos. Eventualmente, criando um tributo temporário, para rápida redução do déficit fiscal e do endividamento, uma vez que o corte de gastos não pode ser feito na velocidade que é necessária para alcançar o rápido equilíbrio das contas públicas.
Jogo das regras

O que impede a redução da carga tributária brasileira

Não é possível reduzir, neste momento, a carga tributária do país, infelizmente. O Brasil gasta muito mais do que arrecada e está no cheque especial. Se reduzir seus tributos, o déficit público poderá aumentar em uma velocidade maior do que os ganhos de produtividade que a redução da carga tributária seria capaz de trazer.
Jogo das regras

O que, de fato, há de errado com os tributos no Brasil?

Obviamente a carga tributária elevada do Brasil é um freio brutal para o desenvolvimento do país, massacrando a população em geral. É um redutor significativo do investimento nacional e estrangeiro, razão de fuga de capitais brasileiros para o exterior e causa de agravamento da pobreza não somente de empresários, mas também da população mais carente, que também paga pesados tributos, e que ainda sofre com o desemprego causado por esse cenário econômico ruim, agravado pela tributação.
Jogo das regras

Reforma Tributária: Guerra de vaidades em 5 fronts

Estamos assistindo a um desejo dos envolvidos na Reforma Tributária de mudar por mudar o sistema tributário, com a disputa pela autoria de ideias supostamente geniais, para que os nomes dos autores que vencerem essa disputa perigosa sejam colocados em uma placa, em manchetes de jornais ou em posts das redes sociais.
Jogo das regras

Os caminhoneiros querem uma dentadura na forma de óleo diesel

Não deixa de ser engraçado ver os críticos dessa situação atacando o Bolsonaro como se ele não tivesse sido eleito por eleitores chantagistas. E como se ele, ainda, não tivesse concorrido com outros candidatos que também prometeram suas dentaduras, em um país que se move por esse racional desde que se começou a praticar eleições por aqui.
Jogo das regras

A Reforma Tributária da Câmara dos Deputados virou pauta bomba

Não se faz Reforma Tributária apenas com ideias e com "articulação política": faz-se com a experiência do corpo técnico do Governo e com números oficiais. E esse ato de prudência é necessário porque uma mudança legislativa dessa envergadura vai afetar milhões de pessoas e milhares de empresas, além de sujeitar os cofres públicos a riscos de perdas arrecadatórias que, em um cenário de déficit fiscal, podem piorar as condições já ruins das contas públicas.
Jogo das regras

Presidente Bolsonaro caminha para a desastrosa tributação dos dividendos

Na eleição passada, quase todos os candidatos a Presidente defenderam publicamente a tributação dos dividendos. Podemos dizer, ainda, que tal solução conta com a simpatia da "classe falante", dos chamados "formadores de opinião". O que surpreende é que a tributação dos dividendos, sendo uma pauta do espectro político da esquerda, tenha sido adotada pelo Presidente Bolsonaro - por isso eu acredito que ele não percebeu as variantes dessa discussão, sendo que ainda há tempo para ele se informar a respeito e arquivar essa ideia ruim.